Literatura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico Verissimo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luciano Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4733
Resumo: Do pressuposto de que a Literatura possibilita a construção de processos identitários e a Educação Geográfica pode, enquanto mediadora, ter um potencial para desconstruir estereótipos desenvolvidos ao longo do tempo pelas mais diversas mídias, se utilizando da própria Literatura – que influencia as demais; o objetivo desta Dissertação de Mestrado é, assim, analisar o emprego da Literatura de ficção na Educação Geográfica enquanto estratégia de modelação. A partir de uma análise do discurso – como metodologia e linguagem – do primeiro tomo de O Continente, de Verissimo, exemplifica-se a obra como fundamental na abordagem de temáticas ligadas à construção do território e do povo gaúcho. Entende-se a modelação como conceito essencial nessa abordagem, a partir de Albert Bandura e sua Teoria Social Cognitiva que observa no conceito a base da aprendizagem observacional, em especial a de modo simbólico, que se refere à aprendizagem pela influência de modelos de mídia, em que se encaixa a Literatura. Quanto aos apontamentos discursivos da obra, expressa-se uma predominância machista e patriarcal na formação discursiva e ideológica dos personagens do enredo, que têm nas mulheres, negros e indígenas elos do autor com a crítica à essa cultura no Rio Grande do Sul, que se percebe em uma construção identitária excludente. São apontadas possibilidades de abordagem geográfica e crítica pela obra literária e pela Literatura de forma mais ampla.A pesquisa inter-relaciona Geografia, leitura e Literatura, demonstrando o caráter geográfico da Literatura – mesmo quando não envolta de conceitos geográficos – e a evolução de seu uso e importância na ciência, tendo, ao fim, a Educação Geográfica como possibilidade de uma abordagem crítica da realidade, no entendimento dos sujeitos ativos no processo de aprendizagem a partir de uma Geografia que serve à compreensão das problemáticas do entorno e do mundo, para além da formalidade da educação, mas de forma ampla e centrada no raciocínio geográfico.
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A partir de uma análise do discurso – como metodologia e linguagem – do primeiro tomo de O Continente, de Verissimo, exemplifica-se a obra como fundamental na abordagem de temáticas ligadas à construção do território e do povo gaúcho. Entende-se a modelação como conceito essencial nessa abordagem, a partir de Albert Bandura e sua Teoria Social Cognitiva que observa no conceito a base da aprendizagem observacional, em especial a de modo simbólico, que se refere à aprendizagem pela influência de modelos de mídia, em que se encaixa a Literatura. Quanto aos apontamentos discursivos da obra, expressa-se uma predominância machista e patriarcal na formação discursiva e ideológica dos personagens do enredo, que têm nas mulheres, negros e indígenas elos do autor com a crítica à essa cultura no Rio Grande do Sul, que se percebe em uma construção identitária excludente. São apontadas possibilidades de abordagem geográfica e crítica pela obra literária e pela Literatura de forma mais ampla.A pesquisa inter-relaciona Geografia, leitura e Literatura, demonstrando o caráter geográfico da Literatura – mesmo quando não envolta de conceitos geográficos – e a evolução de seu uso e importância na ciência, tendo, ao fim, a Educação Geográfica como possibilidade de uma abordagem crítica da realidade, no entendimento dos sujeitos ativos no processo de aprendizagem a partir de uma Geografia que serve à compreensão das problemáticas do entorno e do mundo, para além da formalidade da educação, mas de forma ampla e centrada no raciocínio geográfico.From the assumption that Literature allows the construction of identity processes and Geographic Education can, as mediator, have the potential to deconstruct stereotypes developed over time by the most diverse media, if using Literature itself - which influences the others; the purpose of this Master's Dissertation is to analyze the use of fiction Literature in Geographic Education as a modeling strategy. From an analysis of the discourse - as methodology and language - of the first volume of The Continent, by Verissimo, the work is exemplified as fundamental in approaching issues related to the construction of the territory and the people of Rio Grande do Sul. It is understood the modeling as an essential concept in this approach, starting from Albert Bandura and his Cognitive Social Theory that observes in the concept the base of observational learning, especially in a symbolic way, that refers to learning by the influence of media models, in which Literature fits. As for the discursive notes of the work, it is expressed a misogynistic and patriarchal predominance in the discursive and ideological formation of the characters of the plot, who have in the women, black and indigenous links of the author with the critique of this culture in Rio Grande do Sul. perceived in an exclusive identity construction. Possibilities of a geographical and critical approach by the literary work and Literature are pointed out more broadly.The research interrelated Geography, reading and Literature, demonstrating the geographical character of Literature - even when not surrounded by geographic concepts - and the evolution of its use and importance in science, having, in the end, Geographical Education as a possibility of an approach critique of reality, in the understanding of the active subjects in the learning process from a geography that serves to understand the problems of the environment and the world, beyond the formality of education, but in a broad and focused way in the geographic reasoning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAAprendizagem observacionalErico VerissimoO tempo e o ventoRaciocínio geográficoRio Grande do SulObservational learningTime and the windGeographical reasoningLiteratura de ficção e Educação Geográfica: tradição inventada, modelação social e discurso na obra O Continente, de Erico VerissimoLiterature of fiction and Geographic Education: Tradition invented, social modeling and discourse in the work The Continent, of Erico Verissimo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0535582784440483http://lattes.cnpq.br/2974384756028670Dias, Liz CristianeRosa, Luciano Martins dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdf.txtLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain317403http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4733/6/Luciano_Martins_Rosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt10571be0ad4af23116749d891ed05eeaMD56open accessTHUMBNAILLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdf.jpgLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1218http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4733/7/Luciano_Martins_Rosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg30622773ddf7d09539125f2b3468849bMD57open accessORIGINALLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdfLuciano_Martins_Rosa_Dissertação.pdfapplication/pdf2255544http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4733/1/Luciano_Martins_Rosa_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf2fa438a86a43829a0d06fa642cfc3e0bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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