Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Carla Rosane dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5442
Resumo: O projeto de pesquisa que aqui apresento é um trabalho que se insere em meu percurso de criação com xilogravura tendo como interesse maior a cena contemporânea, onde imagens se proliferam convulsivamente. Estas imagens afloram em minha produção artística como representações de um mundo repleto de contradições, perturbações, conflitos internos e externos que se mostram no trabalho com montagens que remetem a sonhos, devaneios ou mesmo delírios. Trago aqui um conjunto de trabalhos realizados em xilogravura, uma técnica muito própria à minha expressão artística e não apenas como possibilidade de multiplicação de imagens. A montagem, procedimento sempre utilizado nos trabalhos aqui apresentados é uma forma de fazer aflorar este imaginário composto de muitos cruzamentos. Neste momento a linha dá o tom da poética pessoal em xilogravura. Mais que antes, é para ela, para incisão em uma matriz de MDF, que começo a olhar até chegar à estampa. Portanto se é a xilogravura a linguagem quem me permite desenvolver a temática humana, e se sua impressão em papel e a expressão, obtida por diversos procedimentos antes de chegar a nestas cenas contemporâneas é a etapa final que é visualizada, o princípio é a linha. Com a linha incido sobre a placa de MDF e dou ritmo à minha poética.
id UFPL_13b09edf692865af653a465528cec3e1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5442
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-18T23:33:06Z2020-05-182020-05-18T23:33:06Z2014-07-18VIEIRA, Carla Rosane dos Santos. Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5442O projeto de pesquisa que aqui apresento é um trabalho que se insere em meu percurso de criação com xilogravura tendo como interesse maior a cena contemporânea, onde imagens se proliferam convulsivamente. Estas imagens afloram em minha produção artística como representações de um mundo repleto de contradições, perturbações, conflitos internos e externos que se mostram no trabalho com montagens que remetem a sonhos, devaneios ou mesmo delírios. Trago aqui um conjunto de trabalhos realizados em xilogravura, uma técnica muito própria à minha expressão artística e não apenas como possibilidade de multiplicação de imagens. A montagem, procedimento sempre utilizado nos trabalhos aqui apresentados é uma forma de fazer aflorar este imaginário composto de muitos cruzamentos. Neste momento a linha dá o tom da poética pessoal em xilogravura. Mais que antes, é para ela, para incisão em uma matriz de MDF, que começo a olhar até chegar à estampa. Portanto se é a xilogravura a linguagem quem me permite desenvolver a temática humana, e se sua impressão em papel e a expressão, obtida por diversos procedimentos antes de chegar a nestas cenas contemporâneas é a etapa final que é visualizada, o princípio é a linha. Com a linha incido sobre a placa de MDF e dou ritmo à minha poética.This research project is a work that is part of my own creative path using xylography. It has as major interest on the contemporary scene, in which images proliferate convulsively. These images appear in my artistic production as representations of a world full of contradictions, disturbances, internal and external conflicts that occur in the assembled work. That work relates itself to dreams, daydreams, or even delirium. I bring here a set of works made with xylography, a technique very close to my own artistic expression, and not only used as a possibility of multiplying images. The assembling of images, a procedure which is always used in the works presented here, is a way of enabling the appearance of a crossings’ composed imaginary. In this moment, the line brings the personal poetic tone in xylography. More than before, it is for the incision in a MDF matrix that I start looking until getting to the print. Thus, if xylography is the language that allows me to develop a human theme, and if its paper print and the expression, which is taken through many procedures before getting into those contemporary scenes, are the final seen print, the principle is the line. With the line I work over the MDF plaque and give rhythm to my own poetics.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESArtesIncisão-linhaXilogravuraProcessoArtsIncision-lineXylographyProcessDa formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.From making the image (imagination) to the traditional making of xylography.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2428277794320393http://lattes.cnpq.br/2666148508585644Requião, Renata AzevedoVieira, Carla Rosane dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCarla Vieira_Dissertacao.pdf.txtCarla Vieira_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain277954http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/6/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdf.txtb04c98913786a391b53119ccf59c2d62MD56open accessTHUMBNAILCarla Vieira_Dissertacao.pdf.jpgCarla Vieira_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1496http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/7/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdf.jpgf662abce47c00e4c40366193fc2742d5MD57open accessORIGINALCarla Vieira_Dissertacao.pdfCarla Vieira_Dissertacao.pdfapplication/pdf11143177http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/1/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdfc8caa2e2fea19f16576f8def1ed21018MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/54422023-07-13 06:51:36.537open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:51:36Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv From making the image (imagination) to the traditional making of xylography.
title Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
spellingShingle Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
Vieira, Carla Rosane dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes
Incisão-linha
Xilogravura
Processo
Arts
Incision-line
Xylography
Process
title_short Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
title_full Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
title_fullStr Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
title_full_unstemmed Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
title_sort Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura.
author Vieira, Carla Rosane dos Santos
author_facet Vieira, Carla Rosane dos Santos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2428277794320393
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2666148508585644
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Requião, Renata Azevedo
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Carla Rosane dos Santos
contributor_str_mv Requião, Renata Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Artes
Incisão-linha
Xilogravura
Processo
Arts
Incision-line
Xylography
Process
dc.subject.por.fl_str_mv Artes
Incisão-linha
Xilogravura
Processo
Arts
Incision-line
Xylography
Process
description O projeto de pesquisa que aqui apresento é um trabalho que se insere em meu percurso de criação com xilogravura tendo como interesse maior a cena contemporânea, onde imagens se proliferam convulsivamente. Estas imagens afloram em minha produção artística como representações de um mundo repleto de contradições, perturbações, conflitos internos e externos que se mostram no trabalho com montagens que remetem a sonhos, devaneios ou mesmo delírios. Trago aqui um conjunto de trabalhos realizados em xilogravura, uma técnica muito própria à minha expressão artística e não apenas como possibilidade de multiplicação de imagens. A montagem, procedimento sempre utilizado nos trabalhos aqui apresentados é uma forma de fazer aflorar este imaginário composto de muitos cruzamentos. Neste momento a linha dá o tom da poética pessoal em xilogravura. Mais que antes, é para ela, para incisão em uma matriz de MDF, que começo a olhar até chegar à estampa. Portanto se é a xilogravura a linguagem quem me permite desenvolver a temática humana, e se sua impressão em papel e a expressão, obtida por diversos procedimentos antes de chegar a nestas cenas contemporâneas é a etapa final que é visualizada, o princípio é a linha. Com a linha incido sobre a placa de MDF e dou ritmo à minha poética.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-18T23:33:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-18
2020-05-18T23:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Carla Rosane dos Santos. Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5442
identifier_str_mv VIEIRA, Carla Rosane dos Santos. Da formação da imagem (imaginário) ao fazer milenar da xilogravura. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2014.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/6/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/7/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/1/Carla%20Vieira_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5442/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b04c98913786a391b53119ccf59c2d62
f662abce47c00e4c40366193fc2742d5
c8caa2e2fea19f16576f8def1ed21018
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846993718345728