Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604 |
Resumo: | This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figure |
id |
UFPL_18a041092653d86fd8560423278f57c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1604 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4599430254032392http://lattes.cnpq.br/5496470672226677Sperotto, Rosária IlgenfritzSPEROTTO, Rosária IlgenfritzPeres, Lúcia Maria VazNeumann, Márcia Knabah2014-08-20T13:47:40Z2012-05-042014-08-20T13:47:40Z2010-06-14NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figureEsta dissertação de Mestrado, de abordagem qualitativa, objetiva apresentar, às escolas e aos educadores de Ensino Fundamental, uma reflexão sobre a minha prática como professora, potencializada nos estudos realizados no Mestrado, cujo foco foi a valoração dos vínculos afetivos entre professores (as) e estudantes das séries finais do ensino fundamental. Autores como Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva, Marcel Postic foram adotados como referencial teórico por apresentarem rigor e zelo epistemológico à dimensão afetiva nas relações pedagógicas e aos aspectos relativos às contribuições do Imaginário à Educação. A matéria-prima da pesquisa tem como essência a voz de estudantes da Escola Municipal Afonso Vizeu, localizada no município de Pelotas RS, com a representação destes sobre o que pensam a respeito dos vínculos afetivos entre estudantes e professores(as). Os dados empíricos da dissertação resultaram da aplicação do uso das técnicas Associação Livre de Palavras , desenho livre e fragmentos de escrita . Através da análise foi desvelada a importância que os estudantes atribuem aos vínculos afetivos no cotidiano escolar, principalmente, na figura de um professor amigo, divertido, alegre, companheiro, que toca, que está próximoapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoImaginárioVínculos afetivosRepresentações de estudantesEducaçãoImaginaryBonds of affectionStudents representationsEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOOs vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do ImaginárioBonds of affection in elementary classroom: an educator s readings through the lenses of the Imaginaryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdfapplication/pdf4596988http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/1/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf0abaad446eab3a28f7d22b357c6c17a1MD51open accessTEXTMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain142868http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/2/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txtd7543595bf90307bea6d07c7bc9e6b6fMD52open accessTHUMBNAILMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpgMarcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1284http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/3/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpg501d77cef800d3120021eab03609880dMD53open access123456789/16042021-12-09 13:24:47.644open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-09T16:24:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Bonds of affection in elementary classroom: an educator s readings through the lenses of the Imaginary |
title |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
spellingShingle |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário Neumann, Márcia Knabah Imaginário Vínculos afetivos Representações de estudantes Educação Imaginary Bonds of affection Students representations Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
title_full |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
title_fullStr |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
title_full_unstemmed |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
title_sort |
Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário |
author |
Neumann, Márcia Knabah |
author_facet |
Neumann, Márcia Knabah |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4599430254032392 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5496470672226677 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Sperotto, Rosária Ilgenfritz |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
SPEROTTO, Rosária Ilgenfritz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neumann, Márcia Knabah |
contributor_str_mv |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Vínculos afetivos Representações de estudantes Educação |
topic |
Imaginário Vínculos afetivos Representações de estudantes Educação Imaginary Bonds of affection Students representations Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Imaginary Bonds of affection Students representations Education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This qualitative-approach dissertation aims at presenting to elementary schools and their teachers a reflection on my practice as an educator, potentialized in postgraduate studies, whose focus was the value of bonds of affection between teachers and students in the final years of elementary school. Authors such as Humberto Romesin Maturana, Georges Snyders, Lúcia Maria Vaz Peres, Juremir Machado da Silva and Marcel Postic were adopted as theoretical references for showing epistemological strictness and devotion to the affective dimension in pedagogic relationships and to aspects referring to the contributions of the Imaginary to Education. The basis of the research essentially consists of the voice of teenage students of Afonso Vizeu City School, located in the city of Pelotas-RS, through the representation of what they think about bonds of affection between students and teachers. The empiric data of this dissertation resulted from the application of the following techniques: Free Association of Words , Free Drawing and Writing Fragments . Through the analysis, it was revealed the importance students give to bonds of affection in school quotidian, especially to the friendly, funny, happy, sympathetic, reaching and always-standing-by teacher figure |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-06-14 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-04 2014-08-20T13:47:40Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604 |
identifier_str_mv |
NEUMANN, Márcia Knabah. Os vínculos afetivos na sala de aula do Ensino Fundamental: leituras de uma professora com as lentes do Imaginário. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2010. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/1/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/2/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1604/3/Marcia_Knabah_Neumann_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0abaad446eab3a28f7d22b357c6c17a1 d7543595bf90307bea6d07c7bc9e6b6f 501d77cef800d3120021eab03609880d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846914369454080 |