Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnoni, Vitor Abreu
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9104
Resumo: Neste trabalho, partimos do entendimento do processo de empresarização como um fenômeno totalizante que promove a generalização da ideia de empresa em todo o tecido social, servindo, dentre outros aspectos, como um referente utilizado pelos indivíduos para inventar, narrar e moldar a si mesmos (SOLÉ, 2004; ABRAHAM, 2006; RODRIGUES, 2019; ROSE; 1996). Entendemos que, com a intensificação dada pelo ideário neoliberal (FOUCAULT, 2004; LAVAL & DARDOT, 2009) e a ênfase no egoísmo e o individualismo como valores próprios da modernidade (ROSE, 1998), o eu ou self passa a ser moldado através não só destes traços, mas também por valores e pressupostos próprios da empresa. Assim, ao longo do que Rose (1996) chama de genealogia da subjetivação, o eu é moldado pelo processo de empresarização, constituindo o que chamamos de processo de empresarização do eu. Com o objetivo de analisarmos como se dá esse processo, entrevistamos 7 músicos produtores de conteúdo digital que trabalham com as redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok). Através da análise das trajetórias e dos cotidianos dos entrevistados, podemos identificar que seus eus são moldados ao longo do tempo por traços e valores como o empreendedorismo, o autovender, a disciplina e a culpa pelo ócio, sendo estes alguns dos elementos identificados ao longo da análise. Por fim, percebe-se que a forma como percebem a si mesmos em meio ao mercado atual da música é imbricada por diversos pressupostos que remetem à lógica empresarial.
id UFPL_19fca68a0da86d00ef1da00b87cd8d67
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9104
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-02-24T02:51:28Z2023-02-24T02:51:28Z2022-02-18ARNONI, Vitor Abreu. Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9104Neste trabalho, partimos do entendimento do processo de empresarização como um fenômeno totalizante que promove a generalização da ideia de empresa em todo o tecido social, servindo, dentre outros aspectos, como um referente utilizado pelos indivíduos para inventar, narrar e moldar a si mesmos (SOLÉ, 2004; ABRAHAM, 2006; RODRIGUES, 2019; ROSE; 1996). Entendemos que, com a intensificação dada pelo ideário neoliberal (FOUCAULT, 2004; LAVAL & DARDOT, 2009) e a ênfase no egoísmo e o individualismo como valores próprios da modernidade (ROSE, 1998), o eu ou self passa a ser moldado através não só destes traços, mas também por valores e pressupostos próprios da empresa. Assim, ao longo do que Rose (1996) chama de genealogia da subjetivação, o eu é moldado pelo processo de empresarização, constituindo o que chamamos de processo de empresarização do eu. Com o objetivo de analisarmos como se dá esse processo, entrevistamos 7 músicos produtores de conteúdo digital que trabalham com as redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok). Através da análise das trajetórias e dos cotidianos dos entrevistados, podemos identificar que seus eus são moldados ao longo do tempo por traços e valores como o empreendedorismo, o autovender, a disciplina e a culpa pelo ócio, sendo estes alguns dos elementos identificados ao longo da análise. Por fim, percebe-se que a forma como percebem a si mesmos em meio ao mercado atual da música é imbricada por diversos pressupostos que remetem à lógica empresarial.In this work, we start from the understanding of the entreprisation process as a totalizing phenomenon that promotes the generalization of the enterprise idea in all tissues of the society serving, amongst other aspects, as a referent utilized by individuals to invent, narrate and shape themselves (SOLÉ, 2004; ABRAHAM, 2006; RODRIGUES, 2019; ROSE; 1996). We understand that, with the intensification given by neoliberal ideology (FOUCAULT, 2004; LAVAL & DARDOT, 2009) and the emphasis on selfishness and individualism as values proper to modernity (ROSE, 1998), the self starts not only to be shaped by these traits, but also by entreprise’s values and assumptions. Thus, through what Rose (1996) calls the genealogy of subjectivity, the self is shaped by the enterprisation process, constituting what we call the enterprisation process of the self. To analyze how this process takes place, we interviewed 7 content creator musicians who work with social networks (Instagram, Youtube and TikTok). Through the analysis of the trajectories and the everyday of these interviewees, we can identify that they are shaped over time by traits and values such as entrepreneurship, self-sales, discipline and guilt for leisure, which are some of the elements identified throughout the analysis. Finally, it is clear that the way they perceive themselves in the current music market is superimposed by several assumptions that refer to the entrerprise logic.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAEmpresarização do euEmpresário de siComportamento empresarialEmpresarização do músicoEnterprisation of the selfSelf-entrepeneurEntrepeneurial behaviorMusician’s enterprisationVender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digitalSelling yourself and your truth: the enterprisation process of the self of musicians who produce digital contentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0168539030474138http://lattes.cnpq.br/3615915503232216Rodrigues, Marcio SilvaArnoni, Vitor Abreuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTVitor_Arnoni_Dissertação.pdf.txtVitor_Arnoni_Dissertação.pdf.txtExtracted texttext/plain409261http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/6/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt05492edbe9a322b201429df6773daf8aMD56open accessTHUMBNAILVitor_Arnoni_Dissertação.pdf.jpgVitor_Arnoni_Dissertação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1265http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/7/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgf8c531987a8866bf274ef3f3119f01f7MD57open accessORIGINALVitor_Arnoni_Dissertação.pdfVitor_Arnoni_Dissertação.pdfapplication/pdf1275365http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/1/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf2794778b44f5297998fab4a10775e808MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-843http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/2/license_url321f3992dd3875151d8801b773ab32edMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/91042023-07-13 03:55:45.262open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:55:45Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Selling yourself and your truth: the enterprisation process of the self of musicians who produce digital content
title Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
spellingShingle Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
Arnoni, Vitor Abreu
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Empresarização do eu
Empresário de si
Comportamento empresarial
Empresarização do músico
Enterprisation of the self
Self-entrepeneur
Entrepeneurial behavior
Musician’s enterprisation
title_short Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
title_full Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
title_fullStr Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
title_full_unstemmed Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
title_sort Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital
author Arnoni, Vitor Abreu
author_facet Arnoni, Vitor Abreu
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0168539030474138
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3615915503232216
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigues, Marcio Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnoni, Vitor Abreu
contributor_str_mv Rodrigues, Marcio Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Empresarização do eu
Empresário de si
Comportamento empresarial
Empresarização do músico
Enterprisation of the self
Self-entrepeneur
Entrepeneurial behavior
Musician’s enterprisation
dc.subject.por.fl_str_mv Empresarização do eu
Empresário de si
Comportamento empresarial
Empresarização do músico
Enterprisation of the self
Self-entrepeneur
Entrepeneurial behavior
Musician’s enterprisation
description Neste trabalho, partimos do entendimento do processo de empresarização como um fenômeno totalizante que promove a generalização da ideia de empresa em todo o tecido social, servindo, dentre outros aspectos, como um referente utilizado pelos indivíduos para inventar, narrar e moldar a si mesmos (SOLÉ, 2004; ABRAHAM, 2006; RODRIGUES, 2019; ROSE; 1996). Entendemos que, com a intensificação dada pelo ideário neoliberal (FOUCAULT, 2004; LAVAL & DARDOT, 2009) e a ênfase no egoísmo e o individualismo como valores próprios da modernidade (ROSE, 1998), o eu ou self passa a ser moldado através não só destes traços, mas também por valores e pressupostos próprios da empresa. Assim, ao longo do que Rose (1996) chama de genealogia da subjetivação, o eu é moldado pelo processo de empresarização, constituindo o que chamamos de processo de empresarização do eu. Com o objetivo de analisarmos como se dá esse processo, entrevistamos 7 músicos produtores de conteúdo digital que trabalham com as redes sociais (Instagram, Youtube e TikTok). Através da análise das trajetórias e dos cotidianos dos entrevistados, podemos identificar que seus eus são moldados ao longo do tempo por traços e valores como o empreendedorismo, o autovender, a disciplina e a culpa pelo ócio, sendo estes alguns dos elementos identificados ao longo da análise. Por fim, percebe-se que a forma como percebem a si mesmos em meio ao mercado atual da música é imbricada por diversos pressupostos que remetem à lógica empresarial.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T02:51:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-24T02:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARNONI, Vitor Abreu. Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9104
identifier_str_mv ARNONI, Vitor Abreu. Vender a si mesmo e a sua verdade: o processo de empresarização do eu dos músicos produtores de conteúdo digital. 2022. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Política
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/6/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/7/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/1/Vitor_Arnoni_Disserta%c3%a7%c3%a3o.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9104/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 05492edbe9a322b201429df6773daf8a
f8c531987a8866bf274ef3f3119f01f7
2794778b44f5297998fab4a10775e808
321f3992dd3875151d8801b773ab32ed
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846918250233856