A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battestin, Cláudia
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ghiggi, Gomercindo, Santos, Robinson dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6952
Resumo: A presente pesquisa é resultante de uma investigação bibliográfica e teórica, buscando através de leituras em autores contemporâneos, analisar a influência e a relação do homem com a técnica, pois compreende-se que a sua potencialização e magnitude pode mudar de maneira rápida e silenciosa, aumentando o alcance e proporção. Nesta perspectiva, é plausível afirmar que a Técnica Moderna afeta a essência das ações humanas, desvelando na condição do Ser, que é frágil e finito, uma verdadeira fascinação e desejo pelo novo. Por essa via, o aumento do poder da técnica também colocou a Educação diante de uma tarefa urgente, que exige, da Responsabilidade moral, um alcance totalmente novo e desafiador.
id UFPL_1a150870492b0e54bd15f4dcaf3f1499
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6952
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-01-29T23:58:50Z2021-01-29T23:58:50Z2015BATTESTIN, C. ; GHIGGI, G. ; SANTOS, R. A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 342, 2015. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641189. Acesso em: 29 de jan. de 2021.1676-2584http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6952A presente pesquisa é resultante de uma investigação bibliográfica e teórica, buscando através de leituras em autores contemporâneos, analisar a influência e a relação do homem com a técnica, pois compreende-se que a sua potencialização e magnitude pode mudar de maneira rápida e silenciosa, aumentando o alcance e proporção. Nesta perspectiva, é plausível afirmar que a Técnica Moderna afeta a essência das ações humanas, desvelando na condição do Ser, que é frágil e finito, uma verdadeira fascinação e desejo pelo novo. Por essa via, o aumento do poder da técnica também colocou a Educação diante de uma tarefa urgente, que exige, da Responsabilidade moral, um alcance totalmente novo e desafiador.porUNICAMPTécnicaHomemReflexãoEducaçãoTechniqueMenReflectionEducationA relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.The relationship of men and technique: responsibility as a starting point for a reflection.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBattestin, CláudiaGhiggi, GomercindoSantos, Robinson dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.txtA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.txtExtracted texttext/plain39256http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/6/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.txt9582e272afb78c0249ccd4e8c14d88b7MD56open accessTHUMBNAILA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.jpgA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1693http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/7/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.jpgc9e859476b2c70d46bf1d90e04f03aa3MD57open accessORIGINALA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdfA_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdfapplication/pdf104270http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/1/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdfbffa60a0a7d53b0b57a765ee34756511MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/69522023-07-13 07:04:52.156open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/6952VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T10:04:52Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The relationship of men and technique: responsibility as a starting point for a reflection.
title A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
spellingShingle A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
Battestin, Cláudia
Técnica
Homem
Reflexão
Educação
Technique
Men
Reflection
Education
title_short A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
title_full A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
title_fullStr A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
title_full_unstemmed A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
title_sort A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão.
author Battestin, Cláudia
author_facet Battestin, Cláudia
Ghiggi, Gomercindo
Santos, Robinson dos
author_role author
author2 Ghiggi, Gomercindo
Santos, Robinson dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battestin, Cláudia
Ghiggi, Gomercindo
Santos, Robinson dos
dc.subject.por.fl_str_mv Técnica
Homem
Reflexão
Educação
Technique
Men
Reflection
Education
topic Técnica
Homem
Reflexão
Educação
Technique
Men
Reflection
Education
description A presente pesquisa é resultante de uma investigação bibliográfica e teórica, buscando através de leituras em autores contemporâneos, analisar a influência e a relação do homem com a técnica, pois compreende-se que a sua potencialização e magnitude pode mudar de maneira rápida e silenciosa, aumentando o alcance e proporção. Nesta perspectiva, é plausível afirmar que a Técnica Moderna afeta a essência das ações humanas, desvelando na condição do Ser, que é frágil e finito, uma verdadeira fascinação e desejo pelo novo. Por essa via, o aumento do poder da técnica também colocou a Educação diante de uma tarefa urgente, que exige, da Responsabilidade moral, um alcance totalmente novo e desafiador.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-29T23:58:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-29T23:58:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BATTESTIN, C. ; GHIGGI, G. ; SANTOS, R. A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 342, 2015. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641189. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6952
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1676-2584
identifier_str_mv BATTESTIN, C. ; GHIGGI, G. ; SANTOS, R. A relação do homem com a técnica: a responsabilidade enquanto ponto de partida para a reflexão. Revista HISTEDBR On-line, v. 15, p. 342, 2015. Disponível em : https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8641189. Acesso em: 29 de jan. de 2021.
1676-2584
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/6952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/6/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/7/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/1/A_RESPONSABILIDADE_ENQUANTO_FUNDAMENTO_ETICO_PARA_PENSAR_A_EDUCACAO.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/6952/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9582e272afb78c0249ccd4e8c14d88b7
c9e859476b2c70d46bf1d90e04f03aa3
bffa60a0a7d53b0b57a765ee34756511
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710180796334080