Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7420 |
Resumo: | A pesquisa mostra uma proposta investigativa sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais em uma escola da rede pública. Foi criado um espaço virtual, em uma rede social, denominado F@CEMAT para acompanhar as relações dos atores envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem. Nesse espaço foram realizadas postagem de vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema e desafios, com o objetivo de promover a participação dos alunos. O aporte teórico se apoia essencialmente no conceito de interação e no uso das novas tecnologias digitais para o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo foi promover a participação dos alunos e, consequentemente, a interação entre os pares, aluno e professor, aluno e aluno, acreditando na importância desta para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados iniciais indicam que metodologias baseadas no uso de tecnologias despertam o interesse, contribuem com a aprendizagem e a compreensão de conceitos de matemática. |
id |
UFPL_1ea409d4fd37d3039f93697651121c5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7420 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-04-19T23:34:13Z2021-04-19T23:34:13Z2019FELCHER, Carla Denize Ott ; PINTO, Ana Cristina Medina ; FERREIRA, André Luis Andrejew. Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 134-145.978-85-7247-123-7http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7420DOI:10.22533/at.ed.237191402A pesquisa mostra uma proposta investigativa sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais em uma escola da rede pública. Foi criado um espaço virtual, em uma rede social, denominado F@CEMAT para acompanhar as relações dos atores envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem. Nesse espaço foram realizadas postagem de vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema e desafios, com o objetivo de promover a participação dos alunos. O aporte teórico se apoia essencialmente no conceito de interação e no uso das novas tecnologias digitais para o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo foi promover a participação dos alunos e, consequentemente, a interação entre os pares, aluno e professor, aluno e aluno, acreditando na importância desta para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados iniciais indicam que metodologias baseadas no uso de tecnologias despertam o interesse, contribuem com a aprendizagem e a compreensão de conceitos de matemática.porEditora AtenaRede socialNúmeros racionaisEnsinoInteraçãoSocial networkRational numbersTeachingInteractionInterações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartFelcher, Carla Denize OttPinto, Ana Cristina MedinaFerreira, André Luis Andrejewinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.txtINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.txtExtracted texttext/plain28878http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/6/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.txt45518d2c27d17fd74f954e1fb4b8cb46MD56open accessTHUMBNAILINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.jpgINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1978http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/7/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.jpg9e15c950f0437069a42b4e340b578af3MD57open accessORIGINALINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdfINTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdfapplication/pdf1231810http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/1/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdfd5884068bb6bea8e732c668842146befMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/74202023-07-13 04:16:35.524open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/7420VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:16:35Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
title |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
spellingShingle |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. Felcher, Carla Denize Ott Rede social Números racionais Ensino Interação Social network Rational numbers Teaching Interaction |
title_short |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
title_full |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
title_fullStr |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
title_full_unstemmed |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
title_sort |
Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. |
author |
Felcher, Carla Denize Ott |
author_facet |
Felcher, Carla Denize Ott Pinto, Ana Cristina Medina Ferreira, André Luis Andrejew |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Ana Cristina Medina Ferreira, André Luis Andrejew |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felcher, Carla Denize Ott Pinto, Ana Cristina Medina Ferreira, André Luis Andrejew |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rede social Números racionais Ensino Interação Social network Rational numbers Teaching Interaction |
topic |
Rede social Números racionais Ensino Interação Social network Rational numbers Teaching Interaction |
description |
A pesquisa mostra uma proposta investigativa sobre o ensino e aprendizagem dos números racionais em uma escola da rede pública. Foi criado um espaço virtual, em uma rede social, denominado F@CEMAT para acompanhar as relações dos atores envolvidos nesse processo de ensino e aprendizagem. Nesse espaço foram realizadas postagem de vídeos, imagens, textos, jogos didáticos, objetos de aprendizagem, situações problema e desafios, com o objetivo de promover a participação dos alunos. O aporte teórico se apoia essencialmente no conceito de interação e no uso das novas tecnologias digitais para o desenvolvimento da pesquisa. O objetivo foi promover a participação dos alunos e, consequentemente, a interação entre os pares, aluno e professor, aluno e aluno, acreditando na importância desta para o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados iniciais indicam que metodologias baseadas no uso de tecnologias despertam o interesse, contribuem com a aprendizagem e a compreensão de conceitos de matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-19T23:34:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-19T23:34:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FELCHER, Carla Denize Ott ; PINTO, Ana Cristina Medina ; FERREIRA, André Luis Andrejew. Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 134-145. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7420 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-7247-123-7 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
DOI:10.22533/at.ed.237191402 |
identifier_str_mv |
FELCHER, Carla Denize Ott ; PINTO, Ana Cristina Medina ; FERREIRA, André Luis Andrejew. Interações via facebook: potencializando o ensino dos números racionais. In: SCHEWTSCHIK, Annaly (Org.). Matemática: Ciência e Aplicações 3. 1ed. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019, p. 134-145. 978-85-7247-123-7 DOI:10.22533/at.ed.237191402 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Atena |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/6/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/7/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/1/INTERACOES_VIA_FACEBOOK.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7420/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45518d2c27d17fd74f954e1fb4b8cb46 9e15c950f0437069a42b4e340b578af3 d5884068bb6bea8e732c668842146bef 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846930258526208 |