Desenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde: abordagem multimétodos
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Data de Publicação: | 2014 |
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Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8725 |
Resumo: | A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos. Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie. No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor, bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção. |
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2022-10-13T11:46:03Z2022-10-072022-10-13T11:46:03Z2014-04-17Cascaes, Andreia Morales. Desenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde bucal: abordagem multimétodos. 2014. 228f. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia. Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8725A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos. Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie. No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor, bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção.Objective: Our purpose was to design an oral health behavioral change intervention to prevent early childhood dental caries through family behavior change that could be sustained by Primary Health Care, in Brazil. Methods: Intervention Mapping and the Theoretical Domain Framework were used to guide the intervention planning process. A systematic literature review identified current oral health interventions. A population-based oral health survey with 1,123 mother-child dyads provided data on family oral health behaviors and children s prevalence of caries and dental plaque. In-depth interviews with 32 families evaluated their beliefs, motivations, and barriers to adopting oral health preventive behaviors. Six focus groups with health providers, community health workers and families provided insights into program logistics and to assess the perceived relevance of educational materials. Challenges and opportunities were also identified to maximize feasibility of implementation and program acceptability. Results: Triangulating on these data sources helped to identify relevant behavioral determinants and the most appropriate intervention strategies for the target population. The proposed intervention includes two components: a) seven group-based wellness sessions with an accompanying a video series and b) an oral health campaign and printed educational materials for parents and children. Conclusions: Systematic intervention planning using a mixed-methods approach is key for developing a theory-informed, relevant, and potentially efficacious oral health intervention. This approach to intervention planning can inform the work of others seeking to reach young children and their families.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaUFPelBrasilFaculdade de MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIAEpidemiologiaCáries dentáriasCriançasSaúde infantilDesenho de uma intervenção para prevenir cárie precoce na infância por meio da mudança de comportamentos em saúde: abordagem multimétodosDesign of an intervention to prevent early childhood caries by changing health behaviors: multimethod approachinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2146891379129042http://lattes.cnpq.br/6249003853117061Barros, Aluísio Jardim Dornellas deCascaes, Andreia Moralesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.txtTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.txtExtracted texttext/plain454628http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8725/6/Tese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.txtbe415162d6a6e1c5e0bf97db9c95493fMD56open accessTHUMBNAILTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.jpgTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1280http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8725/7/Tese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf.jpgcc9f3b67c7e84aef7c78ab8b69a62f6eMD57open accessORIGINALTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdfTese_Andreia_Morales_Cascaes.pdfapplication/pdf2123422http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8725/1/Tese_Andreia_Morales_Cascaes.pdf5076467c7cdf4225cb50b9818cda1d36MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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A cárie é o principal problema de saúde bucal e acomete aproximadamente 60% das crianças no Brasil. A doença tem efeito cumulativo e é responsável por impacto negativo na qualidade de vida das crianças e suas famílias, além de demandar custos aos serviços de saúde. O problema é passível de prevenção por meio de medidas coletivas e individuais efetivas, como acesso à água fluoretada, uso regular de dentifrício fluoretado e consumo reduzido de açúcares cariogênicos. Independente da fluoretação da água, a existência de grupos na população que concentram a maior parte do problema permanece, o que indica a necessidade de intervenções educativas. Metanálises e revisões sistemáticas apontam para a ausência ou baixa efetividade de intervenções educativas para prevenção de cárie. No geral, a qualidade metodológica dos estudos é fraca, as intervenções falham no planejamento prévio e embasamento teórico e desconsideram o contexto sociocultural e os determinantes da regulação dos comportamentos. O objetivo do presente trabalho foi desenhar uma intervenção culturalmente apropriada para prevenir cárie em crianças por meio da mudança de comportamentos na família que possa ser integrada aos serviços de atenção primária no Brasil. Revisões sistemáticas de literatura identificaram os principais fatores de risco modificáveis para a cárie na infância e as evidências de intervenções para sua prevenção. Dados provenientes do subestudo de saúde bucal da Coorte de Nascimentos de 2004 de Pelotas com 1.223 pares de mãe-filho revelaram a prevalência de cárie, placa e dor, bem como a frequência dos comportamentos em saúde bucal das crianças e suas famílias. Entrevistas qualitativas com 32 cuidadores principais das crianças participantes da Coorte de 2004 destacaram os significados atribuídos saúde bucal e dentição decídua, as concepções, motivações e barreiras para adoção de comportamentos preventivos em saúde bucal. Seis grupos focais com profissionais de saúde, agentes comunitárias e famílias do público-alvo forneceram ideias dos desafios e oportunidades para atingir o público-alvo e opiniões nos aspectos logísticos da intervenção e de materiais educativos com o intuito de aumentar a aceitabilidade e viabilidade do programa. Os resultados de diferentes abordagens metodológicas foram combinados para identificar relevantes determinantes dos comportamentos preventivos e definir métodos e estratégias da intervenção apropriados às necessidades do público-alvo. A intervenção é composta por dois componentes: a) sete sessões educativas a serem aplicadas em grupo, tendo uma videonovela, desenhada especificamente para o projeto, com a principal estratégia de comunicação, b) uma campanha de saúde bucal com materiais educativos impressos voltados para os pais e as crianças. O processo de planejamento participativo foi útil no desenvolvimento de uma intervenção viável e baseada em teoria, que além de orientar uma avaliação de processo também amplia o potencial de efetividade da intervenção. Um ensaio randomizado e controlado em escala piloto está sendo planejado para avaliar a real viabilidade e efetividade da intervenção. |
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