Condenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Larissa Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5155
Resumo: Derivadas da reestruturação produtiva e das reformas sociais e econômicas de inspiração neoliberal, o desmantelamento do Estado de Bem-Estar Social promoveu transformações nas relações entre Estado, sociedade e organizações fazendo com que, atualmente, o Estado e as empresas não garantam integração sólida para os trabalhadores. Considerando as condições de insegurança e instabilidade desse cenário, percebe-se hoje, a existência de um discurso que convoca o indivíduo a responsabilizar-se pela sua condição de empregabilidade, isto é, um discurso que dissemina a ideia do empreendedor de si mesmo como um indivíduo capaz de vencer as incertezas e inseguranças da vida social no contexto do capitalismo flexível. Desse modo, nota-se um estímulo do Estado para a emergência de organizações responsáveis por garantir instrução necessária para o indivíduo vencer por si mesmo. É nesse cenário que o SEBRAE (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas) e suas ações merecem destaque. Objetivando analisar o papel do SEBRAE na disseminação e reprodução do empreendedorismo no Brasil, esse estudo, predominantemente qualitativo e descritivo-interpretativo, utilizou a técnica de estudo de caso tendo o SEBRAE como unidade de análise. A coleta de dados se deu de forma secundária através do site do SEBRAE, e primária, a partir da observação direta dos cursos de ensino à distância do SEBRAE no perfil “Quero empreender” (cartilhas e depoimentos do fórum de apresentação dos cursos). Após a análise, algumas questões recorrentes nesse material foram expostas a partir de duas categorias: “Empreendedorismo como movimento social mundial” e “SEBRAE vendedor de sonhos”. Refletindo sobre tais afirmações é possível perceber que a mídia, a literatura de negócios, juntamente com o SEBRAE, apontam que estimular, apoiar e educar para o empreendedorismo deve estar no topo das prioridades de um governo. Políticas públicas vêm sendo criadas cada vez com mais frequência e estão direcionadas a alavancar a ideia do empreendedorismo e legitimar esse cenário na tentativa de desenvolvimento. É possível pensar ainda que atualmente o Estado dissemina seu discurso pela voz do SEBRAE e apesar dos discursos, o empreendedorismo não é uma aventura possível para todos. Nessa tentativa surge um indivíduo „novo‟ no mercado, que é inseguro e que para sobreviver é convocado a “virar-se” por conta própria, não olhar para trás e buscar sempre mais.
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Considerando as condições de insegurança e instabilidade desse cenário, percebe-se hoje, a existência de um discurso que convoca o indivíduo a responsabilizar-se pela sua condição de empregabilidade, isto é, um discurso que dissemina a ideia do empreendedor de si mesmo como um indivíduo capaz de vencer as incertezas e inseguranças da vida social no contexto do capitalismo flexível. Desse modo, nota-se um estímulo do Estado para a emergência de organizações responsáveis por garantir instrução necessária para o indivíduo vencer por si mesmo. É nesse cenário que o SEBRAE (Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas) e suas ações merecem destaque. Objetivando analisar o papel do SEBRAE na disseminação e reprodução do empreendedorismo no Brasil, esse estudo, predominantemente qualitativo e descritivo-interpretativo, utilizou a técnica de estudo de caso tendo o SEBRAE como unidade de análise. A coleta de dados se deu de forma secundária através do site do SEBRAE, e primária, a partir da observação direta dos cursos de ensino à distância do SEBRAE no perfil “Quero empreender” (cartilhas e depoimentos do fórum de apresentação dos cursos). Após a análise, algumas questões recorrentes nesse material foram expostas a partir de duas categorias: “Empreendedorismo como movimento social mundial” e “SEBRAE vendedor de sonhos”. Refletindo sobre tais afirmações é possível perceber que a mídia, a literatura de negócios, juntamente com o SEBRAE, apontam que estimular, apoiar e educar para o empreendedorismo deve estar no topo das prioridades de um governo. Políticas públicas vêm sendo criadas cada vez com mais frequência e estão direcionadas a alavancar a ideia do empreendedorismo e legitimar esse cenário na tentativa de desenvolvimento. É possível pensar ainda que atualmente o Estado dissemina seu discurso pela voz do SEBRAE e apesar dos discursos, o empreendedorismo não é uma aventura possível para todos. Nessa tentativa surge um indivíduo „novo‟ no mercado, que é inseguro e que para sobreviver é convocado a “virar-se” por conta própria, não olhar para trás e buscar sempre mais.Derived from the productive restructuring and social and economic reforms neoliberal inspiration, the dismantling of the State Social Welfare promoted changes in the relations between state, society and organizations making currently the State and companies do not ensure sound integration for workers. Considering the conditions of insecurity and instability of this scenario, it is perceived today, the existence of a discourse that calls the individual to take responsibility for their condition of employment, that is, a discourse that spreads the idea of the entrepreneur himself as a individual able to overcome the uncertainties and insecurities of social life in the context of flexible capitalism. Thus, there is a stimulus for the emergence of the State of organizations responsible for ensuring necessary instruction for the individual win by himself. It is in this scenario that SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) and its shares are worth mentioning. Aiming to analyze the role of SEBRAE dissemination and reproduction of entrepreneurship in Brazil, this study predominantly qualitative and descriptive and interpretative, using the technique of case study based SEBRAE as unit of analysis. Data collection occurred secondarily through SEBRAE site, and primary, the direct observation of distance learning courses SEBRAE profile "I undertake" (booklets and statements of forum for presentation of courses). After the analysis, some recurring issues in this material were exposed from two categories: "Entrepreneurship as a global social movement" and "SEBRAE dream seller." Reflecting on such statements is possible to see that the media, the business literature, along with SEBRAE, indicate that encourage, support and educate for entrepreneurship should be top priorities of a government. Public policies are being created each time more often and are aimed at leveraging the idea of entrepreneurship and in an attempt to legitimize this scenario development. It is still possible to think that currently the state spreads through his speech by SEBRAE voice and despite the speeches, entrepreneurship is not a possible adventure for everyone. In this attempt a new individual market, which is unsafe and that to survive is called to turn around on their own, do not look back and seek ever more arises.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaEmpreendedorismoEmpreendedor de siSEBRAEEntrepreneurshipSelf-entrepreneurCondenados a vencer: a atuação do SEBRAE na produção discursiva do indivíduo empreendedor de si mesmo.Condemned to win: the role of SEBRAE on discursive production of the individual entrepreneur himself.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/1305335079185624http://lattes.cnpq.br/3439248200454585Barbosa, Attila Magno e SilvaTavares, Larissa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.txtLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain348559http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/6/LARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.txt09849964a5f2f25ad6427a2200b4a91aMD56open accessTHUMBNAILLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.jpgLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/7/LARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf.jpg5f85e91fc383f601892c8acdcb2ebdcaMD57open accessORIGINALLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdfLARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdfapplication/pdf1419654http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/1/LARISSA_FERREIRA_TAVARES_Dissertacao.pdf7e2648d35b646f58ab517704a3834514MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5155/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/51552023-07-13 03:40:01.51open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5155VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:40:01Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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