Gênero, riso e violência: um olhar discursivo para o humor de Danilo Gentili
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7448 |
Resumo: | Nos últimos 60 anos, as relações de gênero e, principalmente, as práticas de exploração e opressão que constituem essas relações, fizeram-se objeto de estudos em diversas áreas de pesquisa. Neste trabalho, em filiação à Análise de Discurso materialista, propomo-nos a discutir o gênero pela perspectiva discursiva, em suas relações sócio-histórico-ideológicas. Realizamos um recorte das relações de gênero para trabalhar as relações de opressão entre o gênero hegemônico, o homem cisheteronormativo, e as mulheres. Investigamos como a utilização do humor no discurso serve à manutenção de pressupostos misóginos, ou, ainda, qual o papel do humor na reprodução da violência contra a mulher. O corpus que serve de análise à pesquisa foi coletado da plataforma Youtube e consiste em um vídeo publicado pelo humorista Danilo Gentili no ano de 2017. Esse vídeo funciona como resposta a uma ação extrajudicial movida pela deputada Maria do Rosário junto à Procuradoria Parlamentar. Pela publicação do vídeo, o humorista é condenado por injúria contra a deputada, em 2019. Entendemos que o vínculo entre violência e humor pode produzir a reprodução da violência de gênero porque, sob a evidência do discurso humorístico, a violência funciona como se fosse brincadeira, marcando um distanciamento entre a produção humorística, a identificação do humorista e daquele que ri, e, assim, a violência é suavizada, garantindo-se sua reprodução. O dispositivo analítico construído para a análise do corpus é elaborado de modo que os elementos não verbais mobilizados na elaboração do vídeo (imagem, voz, gestos, prosódia) também possam ser considerados, pois se entende que estes, em conjunto com os elementos verbais, constroem os sentidos do discurso analisado. O humor é identificado no corpus, principalmente, pelo desencaixe de sentidos entre o que é produzido no nível da linearidade da enunciação e o que é introduzido pelos gestos, pelas entonações e pela inserção de elementos musicais. |
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2021-05-04T22:44:38Z2021-05-04T22:44:38Z2020-09-25TEJADA, Bruna Vitória. Gênero, riso e violência: um olhar discursivo para o humor de Danilo Gentili. Orientadora: Luciana Iost Vinhas. 2020. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Letras e Comunicação, Universidade Federal de Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7448Nos últimos 60 anos, as relações de gênero e, principalmente, as práticas de exploração e opressão que constituem essas relações, fizeram-se objeto de estudos em diversas áreas de pesquisa. Neste trabalho, em filiação à Análise de Discurso materialista, propomo-nos a discutir o gênero pela perspectiva discursiva, em suas relações sócio-histórico-ideológicas. Realizamos um recorte das relações de gênero para trabalhar as relações de opressão entre o gênero hegemônico, o homem cisheteronormativo, e as mulheres. Investigamos como a utilização do humor no discurso serve à manutenção de pressupostos misóginos, ou, ainda, qual o papel do humor na reprodução da violência contra a mulher. O corpus que serve de análise à pesquisa foi coletado da plataforma Youtube e consiste em um vídeo publicado pelo humorista Danilo Gentili no ano de 2017. Esse vídeo funciona como resposta a uma ação extrajudicial movida pela deputada Maria do Rosário junto à Procuradoria Parlamentar. Pela publicação do vídeo, o humorista é condenado por injúria contra a deputada, em 2019. Entendemos que o vínculo entre violência e humor pode produzir a reprodução da violência de gênero porque, sob a evidência do discurso humorístico, a violência funciona como se fosse brincadeira, marcando um distanciamento entre a produção humorística, a identificação do humorista e daquele que ri, e, assim, a violência é suavizada, garantindo-se sua reprodução. O dispositivo analítico construído para a análise do corpus é elaborado de modo que os elementos não verbais mobilizados na elaboração do vídeo (imagem, voz, gestos, prosódia) também possam ser considerados, pois se entende que estes, em conjunto com os elementos verbais, constroem os sentidos do discurso analisado. O humor é identificado no corpus, principalmente, pelo desencaixe de sentidos entre o que é produzido no nível da linearidade da enunciação e o que é introduzido pelos gestos, pelas entonações e pela inserção de elementos musicais.In the last 60 years, gender relations and, mostly, exploration and oppression that constitute such relations, were object of academic studies. In the present master’s thesis, related to materialistic Discourse Analysis, we propose to discuss gender from the discursive perspective in all its socio-historical-ideological relations. We carried out a gender relation cut to work on the oppression between the hegemonic gender, heterosexual cisgender man, and women. We have investigated how humour in discourse is a tool to perpetrate misogyny and what role humour has in the women’s violence. The corpus which is the basis of the research analysis was gathered from YouTube and consists in a video published by Danilo Gentili in 2017. This video is a response to an extra-judicial action requested by deputy Maria do Rosario at the Parliamentary Prosecutor. The humourist is condemned for insult against the deputy in 2019. We comprehend that the link between violence and humour can produce gender violence propagation because, under humour discourse evidence, violence works as a joke, which marks a gap between humour production, the humourist identity and the one who laughs, so the violence is soften which guarantees its propagation. The analytical tool built for the corpus analysis is elaborated in a way that the non-linguistic elements used in the video (images, voice, gestures, prosody) could be also considered once those non-linguistic elements in use with linguistic elements build sense in the analysed discourse. Humour is identified in the corpus mostly by the undock between what is produced in the enunciation linearity level and what is introduced by gestures, intonation, and musical elements insertion.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPelBrasilCentro de Letras e ComunicaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADALetrasAnálise de discursoHumorViolência de gêneroDiscourse analysisHumourGender violenceGênero, riso e violência: um olhar discursivo para o humor de Danilo GentiliGender, laugh and violence: a discursive look at Danilo Gentili’s humourinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3283188402022874http://lattes.cnpq.br/2001548222755825Vinhas, Luciana IostTejada, Bruna Vitóriainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Bruna_Tejada.pdf.txtDissertacao_Bruna_Tejada.pdf.txtExtracted texttext/plain425900http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7448/6/Dissertacao_Bruna_Tejada.pdf.txt00312bc1782de1562be7a4696c1f9432MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Bruna_Tejada.pdf.jpgDissertacao_Bruna_Tejada.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7448/7/Dissertacao_Bruna_Tejada.pdf.jpg2bc47326f83bf97f1789065fa0b2c82fMD57open accessORIGINALDissertacao_Bruna_Tejada.pdfDissertacao_Bruna_Tejada.pdfapplication/pdf2388030http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7448/1/Dissertacao_Bruna_Tejada.pdfc1930f3a027504264a3bca1b488bed5cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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