O cancelamento da Queermuseu: Porto Alegre/RS, 10 de setembro de 2017
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13677 |
Resumo: | A presente pesquisa consiste na análise do cancelamento da mostra “Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira”, ocorrido em 10 de setembro de 2017, na cidade de Porto Alegre/RS, com objetivo de identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno particular da história recente brasileira. Inaugurada em agosto daquele ano, algumas de suas obras foram utilizadas como motivação para dar início a um novo repertório de confrontos de escala nacional ao antagonizar a pauta sobre a livre expressão sexual e de gênero e a pauta de costumes. Na ocasião, após uma massiva campanha de difamação, envolvendo novas estratégias digitais de mobilização popular, especialmente através das redes sociais, o Santander Cultural, instituição que havia acolhido e patrocinado a exposição, resolveu cancelá-la. O episódio ficou marcado pelos aspectos de censura envolvendo a Queermuseu, a ausência de medidas protetivas oferecidas pelo Estado, o despreparo em torno da arte, os usos políticos do passado, o recrudescimento do preconceito envolvendo sexualidade, gênero e corpos desviantes, bem como a congregação de forças conservadoras e reacionárias que agiram em conjunto, mais tarde, na eleição de Bolsonaro, em 2018. Há inclusas quatro definições necessárias para a sua compreensão, bem como o contexto no qual surgiu a problematização abordada: a inserção e familiaridade do pesquisador com o tema proposto, as fontes disponíveis, o objeto de análise qualificado metodologicamente e o impacto da pesquisa. Está situado no campo da História que se convencionou chamar História do Tempo Presente, mas abrange também dimensões de estudo dos campos das ciências humanas e sociais, como marco teórico. Toma como técnica metodológica a investigação de publicações sobre o assunto disponíveis nas redes sociais, especificamente no Facebook, e em jornais digitais. A pesquisa estabelece como hipótese que os fenômenos decorrentes do cancelamento da Queermuseu até a realização da 21ª Parada Livre de Porto Alegre são transversais à história dos direitos da cidadania LGBT no Brasil, sendo eles resultados dos processos históricos envolvendo os agentes ativos e conflitantes da sociedade brasileira ao mesmo tempo em que nela se inserem promovendo novas perspectivas para a história dessa população. |
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2024-07-31T23:17:03Z2024-07-31T23:17:03Z2023-11-10LEAL, Daniel Barbier. O cancelamento da Queermuseu: Porto Alegre/RS, 10 de setembro de 2017. Orientador: Fábio Vergara Cerqueira. 2023. 264 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13677A presente pesquisa consiste na análise do cancelamento da mostra “Queermuseu: cartografias da diferença na arte brasileira”, ocorrido em 10 de setembro de 2017, na cidade de Porto Alegre/RS, com objetivo de identificar os aspectos que caracterizam esse fenômeno particular da história recente brasileira. Inaugurada em agosto daquele ano, algumas de suas obras foram utilizadas como motivação para dar início a um novo repertório de confrontos de escala nacional ao antagonizar a pauta sobre a livre expressão sexual e de gênero e a pauta de costumes. Na ocasião, após uma massiva campanha de difamação, envolvendo novas estratégias digitais de mobilização popular, especialmente através das redes sociais, o Santander Cultural, instituição que havia acolhido e patrocinado a exposição, resolveu cancelá-la. O episódio ficou marcado pelos aspectos de censura envolvendo a Queermuseu, a ausência de medidas protetivas oferecidas pelo Estado, o despreparo em torno da arte, os usos políticos do passado, o recrudescimento do preconceito envolvendo sexualidade, gênero e corpos desviantes, bem como a congregação de forças conservadoras e reacionárias que agiram em conjunto, mais tarde, na eleição de Bolsonaro, em 2018. Há inclusas quatro definições necessárias para a sua compreensão, bem como o contexto no qual surgiu a problematização abordada: a inserção e familiaridade do pesquisador com o tema proposto, as fontes disponíveis, o objeto de análise qualificado metodologicamente e o impacto da pesquisa. Está situado no campo da História que se convencionou chamar História do Tempo Presente, mas abrange também dimensões de estudo dos campos das ciências humanas e sociais, como marco teórico. Toma como técnica metodológica a investigação de publicações sobre o assunto disponíveis nas redes sociais, especificamente no Facebook, e em jornais digitais. A pesquisa estabelece como hipótese que os fenômenos decorrentes do cancelamento da Queermuseu até a realização da 21ª Parada Livre de Porto Alegre são transversais à história dos direitos da cidadania LGBT no Brasil, sendo eles resultados dos processos históricos envolvendo os agentes ativos e conflitantes da sociedade brasileira ao mesmo tempo em que nela se inserem promovendo novas perspectivas para a história dessa população.The present research consists of the analysis of the cancellation of the exhibition "Queermuseu: mappings of difference in Brazilian art," which occurred on September 10, 2017, in the city of Porto Alegre, Brazil, with the aim of identifying the aspects that characterize this particular phenomenon in recent Brazilian history. Inaugurated in August of that year, some of its works were used as motivation to initiate a new repertoire of nationwide confrontations by antagonizing the agenda on free sexual and gender expression and customs. At the time, following a massive defamation campaign involving new digital strategies for popular mobilization, especially through social media, the Santander Cultural, the institution that had hosted and sponsored the exhibition, decided to cancel it. The episode was marked by aspects of censorship surrounding Queermuseu, the absence of protective measures offered by the state, the unpreparedness regarding art, the political uses of the past, the resurgence of prejudice involving sexuality, gender, and deviant bodies, as well as the congregation of conservative and reactionary forces that later acted together in the election of Bolsonaro in 2018. Four necessary definitions for its understanding are included, as well as the context in which the addressed problem emerged: the researcher's involvement and familiarity with the proposed topic, the available sources, the methodologically qualified object of analysis, and the impact of the research. It is situated in the field of History known as Contemporary History, but it also encompasses dimensions of study in the fields of the humanities and social sciences as a theoretical framework. The research employs the methodological technique of investigating publications on the subject available on social media, specifically on Facebook, and in digital newspapers. The research hypothesizes that the phenomena resulting from the cancellation of Queermuseu up to the 21st Porto Alegre Free Parade are intertwined with the history of LGBT citizenship rights in Brazil, as they are the outcomes of historical processes involving the active and conflicting agents of Brazilian society while simultaneously promoting new perspectives for the history of this population.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASHISTORIAQueermuseuGêneroConservadorismoBrasilHistória do Tempo PresenteGenderConservatismBrazilHistory of the Present TimeO cancelamento da Queermuseu: Porto Alegre/RS, 10 de setembro de 2017The cancellation of Queermuseu: Porto Alegre/RS, September 10, 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/3420957799947133http://lattes.cnpq.br/5901727444406445Cerqueira, Fábio VergaraLeal, Daniel Barbierreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdfDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdfapplication/pdf2461324http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13677/1/Daniel_Barbier_Leal_Tese.pdf1c854a35a34c97acdcdc955eb1b186d7MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13677/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.txtDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain752652http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13677/3/Daniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.txt7d1f3fb57dfb1594bc729fe2ef02021fMD53open accessTHUMBNAILDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.jpgDaniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/13677/4/Daniel_Barbier_Leal_Tese.pdf.jpg54e68eb12a4dff646ef96cb258432964MD54open accessprefix/136772024-08-01 03:02:04.119open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2024-08-01T06:02:04Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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