Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allemand, Débora Souto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220
Resumo: O trabalho busca encontrar algumas relações que podem ser feitas entre cidade e dança, a partir do projeto “Entre-espaços” do ...AVOA! Núcleo Artístico. A pesquisa volta-se para o estudo das intervenções urbanas, mais especificamente a dança, entendendo que essa é capaz de abrir brechas para diferentes compreensões da cidade e um dispositivo de desterritorialização-reterritorialização-territorialização dos habitantes, potencializando-os a atentar para o espaço da cidade. O principal objetivo do trabalho é compreender relações entre cidade e dança, a partir da performance do ...AVOA! Núcleo Artístico. Tem como método a Cartografia, uma metodologia em cuja essência não está a validação ou a reprovação de uma situação, mas sim a possibilidade de fomentar novas leituras do espaço urbano e, consequentemente, da cultura e da sociedade. São utilizados como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, corpografia urbana e análise de fotos e vídeos do grupo. O trabalho volta-se para a Rua São Bento no centro da cidade de São Paulo/SP, local de estudo do grupo ...AVOA!. A revisão teórica passa por conceitos de ritornelo, território, corpografia urbana, corpo-espaço, intervenções urbanas, dança contemporânea, cidade, espaço e contemporaneidade, buscando relacionar movimentos da sociedade moderna e pós-moderna para compreender os processos de subjetivação contemporâneos. A pesquisa conclui que a cidade pode passar a ser vista também a partir das pessoas que a habitam, porque os principais motivadores de criação para o ...AVOA! foram o ritmo e o movimento das pessoas do local, bem como os sons produzidos por elas. A arte de rua passa a ser entendida como uma forma de resistência na cidade capitalista contemporânea, que é capaz de transformá-la de dentro do próprio sistema econômico e social.
id UFPL_2e22243c6130d18bec85bf6f9f704e90
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5220
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-09T02:09:53Z2020-05-072020-05-09T02:09:53Z2016-04-11ALLEMAND, Débora Souto. Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220O trabalho busca encontrar algumas relações que podem ser feitas entre cidade e dança, a partir do projeto “Entre-espaços” do ...AVOA! Núcleo Artístico. A pesquisa volta-se para o estudo das intervenções urbanas, mais especificamente a dança, entendendo que essa é capaz de abrir brechas para diferentes compreensões da cidade e um dispositivo de desterritorialização-reterritorialização-territorialização dos habitantes, potencializando-os a atentar para o espaço da cidade. O principal objetivo do trabalho é compreender relações entre cidade e dança, a partir da performance do ...AVOA! Núcleo Artístico. Tem como método a Cartografia, uma metodologia em cuja essência não está a validação ou a reprovação de uma situação, mas sim a possibilidade de fomentar novas leituras do espaço urbano e, consequentemente, da cultura e da sociedade. São utilizados como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, corpografia urbana e análise de fotos e vídeos do grupo. O trabalho volta-se para a Rua São Bento no centro da cidade de São Paulo/SP, local de estudo do grupo ...AVOA!. A revisão teórica passa por conceitos de ritornelo, território, corpografia urbana, corpo-espaço, intervenções urbanas, dança contemporânea, cidade, espaço e contemporaneidade, buscando relacionar movimentos da sociedade moderna e pós-moderna para compreender os processos de subjetivação contemporâneos. A pesquisa conclui que a cidade pode passar a ser vista também a partir das pessoas que a habitam, porque os principais motivadores de criação para o ...AVOA! foram o ritmo e o movimento das pessoas do local, bem como os sons produzidos por elas. A arte de rua passa a ser entendida como uma forma de resistência na cidade capitalista contemporânea, que é capaz de transformá-la de dentro do próprio sistema econômico e social.The paper seeks to find relations between city and dance, through the project "Entre-espaços" of ...Avoa! Núcleo Artístico. The research focuses on the study of urban interventions, specifically dance, understanding that this is able to create opportunities for different city understandings and a device to desterritorialization-reterritorialization-territorialization the population, potentiating un to atent for the city space. The main objective is understanding the relation between city and dance, from the experience of ...Avoa! Núcleo Artístico. We used the cartography with method, which essentially is not validating or invalidating a situation, but the possibility of fostering new readings of urban space and, consequently, of culture and society. The methodological tools use dare: bibliographic review, interviews, urban bodygraphy and analysis of group‟s photos and videos. The paper focuses on the …AVOA!‟s study space, São Bento Street in São Paulo downtown. The theoretical review involves concepts of ritornelo, territory, urban bodygraphy, body-space, urban interventions, contemporary dance, city, space and contemporaneity, trying to relate movements of modern and postmodern society to understand the processes of subjectivity contemporaries. The research concludes that the city can be understanded also through the persons that lives her, because the principal …AVOA! creative motifs was the people ritm and movement and the sounds produced by them. The street art can be understanded as a resistance way in the capitalist contemporary city, wich is able to transform it from inside of economic and social system.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoCidadeDançaIntervenções urbanas...AVOA! Núcleo ArtísticoSão Paulo (SP)Architecture and UrbanismCityDanceUrban interventionsCorpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.Bodygraphys of the City through the Dance: the use of the street for the ...AVOA! Núcleo Artístico.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2809172806147764http://lattes.cnpq.br/6927803856702261Rocha, EduardoAllemand, Débora Soutoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdf.txtDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain246103http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/6/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdf.txt6af2fcb1242a3d5be28e9abf454e2aebMD56open accessTHUMBNAILDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdf.jpgDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2034http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/7/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdf.jpg8451c3f07b16cbe340ea4f3dfec37dedMD57open accessORIGINALDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdfDebora Souto Allemand_Dissertacao.pdfapplication/pdf3791125http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/1/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdff49228ed486d7a490895f5bf81bc7619MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/52202023-07-13 04:35:30.816open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:35:30Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Bodygraphys of the City through the Dance: the use of the street for the ...AVOA! Núcleo Artístico.
title Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
spellingShingle Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
Allemand, Débora Souto
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Cidade
Dança
Intervenções urbanas
...AVOA! Núcleo Artístico
São Paulo (SP)
Architecture and Urbanism
City
Dance
Urban interventions
title_short Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
title_full Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
title_fullStr Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
title_full_unstemmed Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
title_sort Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico.
author Allemand, Débora Souto
author_facet Allemand, Débora Souto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2809172806147764
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6927803856702261
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Allemand, Débora Souto
contributor_str_mv Rocha, Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Cidade
Dança
Intervenções urbanas
...AVOA! Núcleo Artístico
São Paulo (SP)
Architecture and Urbanism
City
Dance
Urban interventions
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
Cidade
Dança
Intervenções urbanas
...AVOA! Núcleo Artístico
São Paulo (SP)
Architecture and Urbanism
City
Dance
Urban interventions
description O trabalho busca encontrar algumas relações que podem ser feitas entre cidade e dança, a partir do projeto “Entre-espaços” do ...AVOA! Núcleo Artístico. A pesquisa volta-se para o estudo das intervenções urbanas, mais especificamente a dança, entendendo que essa é capaz de abrir brechas para diferentes compreensões da cidade e um dispositivo de desterritorialização-reterritorialização-territorialização dos habitantes, potencializando-os a atentar para o espaço da cidade. O principal objetivo do trabalho é compreender relações entre cidade e dança, a partir da performance do ...AVOA! Núcleo Artístico. Tem como método a Cartografia, uma metodologia em cuja essência não está a validação ou a reprovação de uma situação, mas sim a possibilidade de fomentar novas leituras do espaço urbano e, consequentemente, da cultura e da sociedade. São utilizados como instrumentos metodológicos: revisão bibliográfica, entrevistas, corpografia urbana e análise de fotos e vídeos do grupo. O trabalho volta-se para a Rua São Bento no centro da cidade de São Paulo/SP, local de estudo do grupo ...AVOA!. A revisão teórica passa por conceitos de ritornelo, território, corpografia urbana, corpo-espaço, intervenções urbanas, dança contemporânea, cidade, espaço e contemporaneidade, buscando relacionar movimentos da sociedade moderna e pós-moderna para compreender os processos de subjetivação contemporâneos. A pesquisa conclui que a cidade pode passar a ser vista também a partir das pessoas que a habitam, porque os principais motivadores de criação para o ...AVOA! foram o ritmo e o movimento das pessoas do local, bem como os sons produzidos por elas. A arte de rua passa a ser entendida como uma forma de resistência na cidade capitalista contemporânea, que é capaz de transformá-la de dentro do próprio sistema econômico e social.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-09T02:09:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-07
2020-05-09T02:09:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ALLEMAND, Débora Souto. Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220
identifier_str_mv ALLEMAND, Débora Souto. Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo ...AVOA! Núcleo Artístico. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/6/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/7/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/1/Debora%20Souto%20Allemand_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5220/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6af2fcb1242a3d5be28e9abf454e2aeb
8451c3f07b16cbe340ea4f3dfec37ded
f49228ed486d7a490895f5bf81bc7619
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846938492993536