A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10144 |
Resumo: | A presente tese consiste em uma pesquisa historiográfica no campo da História da Educação a partir do suporte teórico-metodológico da História Cultural. Um impresso periódico, a revista BRAVO!, foi eleito como objeto de interesse e que também serve como fonte de pesquisa. O enfoque está centrado no levantamento e na análise de fontes iconográficas e discursivas da editoria Artes Plásticas da referida revista, capas e fólio (reportagens principais e seção Atelier). As fontes históricas somam catorze exemplares, na periodicidade 1997 – 2004. A metodologia utilizada é a análise documental. Considerando que a revista BRAVO! tem a cultura como pauta, o objetivo geral é investigar de que modo é possível articular as fontes históricas ao campo da Educação, indicando e problematizando possibilidades de aproximação por meio de formas de educar, compreendidas como sintoma, reprodução e educação do olhar. As categorias de pesquisa utilizadas são campo, capital (cultural e simbólico), reprodução, representação, imagem e educação do olhar. Esta pesquisa é apresentada em quatro capítulos, além do introdutório, construídos a partir de fundamentação teórico-metodológica de autores do campo da História, da Arte, da Sociologia e da Comunicação. São eles: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D’Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. Os resultados dizem respeito a compreensão da revista BRAVO! como um impresso periódico dirigido a um público leitor intelectualizado, em especial à elite intelectual pertencente ao eixo geográfico São Paulo – Rio de Janeiro, tendo como intencionalidade reportar o melhor da cultura para esse público. Além disso percebeu-se que ela manteve projeto gráfico vanguardista e apresenta espaços potenciais de educação em sua paginação |
id |
UFPL_2fc89614a9c9dfdc18af64219c1cd720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10144 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-09-25T20:00:52Z2023-09-252023-09-25T20:00:52Z2021-08-27CANSI, Lislaine Sirsi. A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004). 273f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10144A presente tese consiste em uma pesquisa historiográfica no campo da História da Educação a partir do suporte teórico-metodológico da História Cultural. Um impresso periódico, a revista BRAVO!, foi eleito como objeto de interesse e que também serve como fonte de pesquisa. O enfoque está centrado no levantamento e na análise de fontes iconográficas e discursivas da editoria Artes Plásticas da referida revista, capas e fólio (reportagens principais e seção Atelier). As fontes históricas somam catorze exemplares, na periodicidade 1997 – 2004. A metodologia utilizada é a análise documental. Considerando que a revista BRAVO! tem a cultura como pauta, o objetivo geral é investigar de que modo é possível articular as fontes históricas ao campo da Educação, indicando e problematizando possibilidades de aproximação por meio de formas de educar, compreendidas como sintoma, reprodução e educação do olhar. As categorias de pesquisa utilizadas são campo, capital (cultural e simbólico), reprodução, representação, imagem e educação do olhar. Esta pesquisa é apresentada em quatro capítulos, além do introdutório, construídos a partir de fundamentação teórico-metodológica de autores do campo da História, da Arte, da Sociologia e da Comunicação. São eles: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D’Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. Os resultados dizem respeito a compreensão da revista BRAVO! como um impresso periódico dirigido a um público leitor intelectualizado, em especial à elite intelectual pertencente ao eixo geográfico São Paulo – Rio de Janeiro, tendo como intencionalidade reportar o melhor da cultura para esse público. Além disso percebeu-se que ela manteve projeto gráfico vanguardista e apresenta espaços potenciais de educação em sua paginaçãoThis thesis consists of a historiographical research in the field of History of Education from the theoretical-methodological support of Cultural History. A periodical print, the BRAVO! magazine, was chosen as an object of interest and which also serves as a source of research. The focus is centered on the survey and analysis of iconographic and discursive sources from the Artes Plásticas section of the magazine, covers and folio (main reports and Atelier section). The historical sources add up to fourteen copies, from 1997 to 2004. The methodology used is documental analysis. Whereas BRAVO! has culture as its agenda, the general objective is to investigate how it is possible to articulate historical sources to the field of Education, indicating and problematizing possibilities of approximation through ways of educating, understood as symptom, reproduction and education of the look. The research categories used are field, capital (cultural and symbolic), reproduction, representation, image and education of the look. This research is presented in four chapters, in addition to the introductory one, built from the theoretical-methodological foundation of authors in the fields of History, Art, Sociology and Communication. They are: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D'Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. The results concern the understanding of the BRAVO! magazine as a periodical print aimed at an intellectualized readership, especially the intellectual elite belonging to the geographical axis São Paulo – Rio de Janeiro, with the intention of reporting the best of culture to this audience. In addition, it was noticed that it maintained avant-garde graphic design and presents potential educational spaces in its layout.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOImpresso periódicoRevista BRAVO!ArteEducação do olharPeriodical printEducation of the lookArtA editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004)The Plastic Arts section of BRAVO!: ways of educating (1997 - 2004)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAmaral, Giana Lange doCansi, Lislaine Sirsireponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdfLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdfapplication/pdf5372057http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/1/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf8527bf15019fb9dd352a660835e4a9c4MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.txtLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain674595http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/3/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.txt79a6b98c0753323d332f77d1fcba64d6MD53open accessTHUMBNAILLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.jpgLislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2700http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/4/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.jpg7eee03e2d791b47bc14aae8035db4f4bMD54open accessprefix/101442023-09-26 03:01:26.996open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-09-26T06:01:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Plastic Arts section of BRAVO!: ways of educating (1997 - 2004) |
title |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
spellingShingle |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) Cansi, Lislaine Sirsi CIENCIAS HUMANAS Impresso periódico Revista BRAVO! Arte Educação do olhar Periodical print Education of the look Art EDUCACAO |
title_short |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
title_full |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
title_fullStr |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
title_full_unstemmed |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
title_sort |
A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004) |
author |
Cansi, Lislaine Sirsi |
author_facet |
Cansi, Lislaine Sirsi |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Amaral, Giana Lange do |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cansi, Lislaine Sirsi |
contributor_str_mv |
Amaral, Giana Lange do |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CIENCIAS HUMANAS Impresso periódico Revista BRAVO! Arte Educação do olhar Periodical print Education of the look Art EDUCACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Impresso periódico Revista BRAVO! Arte Educação do olhar Periodical print Education of the look Art |
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv |
EDUCACAO |
description |
A presente tese consiste em uma pesquisa historiográfica no campo da História da Educação a partir do suporte teórico-metodológico da História Cultural. Um impresso periódico, a revista BRAVO!, foi eleito como objeto de interesse e que também serve como fonte de pesquisa. O enfoque está centrado no levantamento e na análise de fontes iconográficas e discursivas da editoria Artes Plásticas da referida revista, capas e fólio (reportagens principais e seção Atelier). As fontes históricas somam catorze exemplares, na periodicidade 1997 – 2004. A metodologia utilizada é a análise documental. Considerando que a revista BRAVO! tem a cultura como pauta, o objetivo geral é investigar de que modo é possível articular as fontes históricas ao campo da Educação, indicando e problematizando possibilidades de aproximação por meio de formas de educar, compreendidas como sintoma, reprodução e educação do olhar. As categorias de pesquisa utilizadas são campo, capital (cultural e simbólico), reprodução, representação, imagem e educação do olhar. Esta pesquisa é apresentada em quatro capítulos, além do introdutório, construídos a partir de fundamentação teórico-metodológica de autores do campo da História, da Arte, da Sociologia e da Comunicação. São eles: Peter Burke, Roger Chartier, Keith Jenkins, José D’Assunção Barros, Tania Regina de Luca, Sandra Jatahy Pesavento, Ana Maria Mauad, Boris Kossoy, Georges Didi-Huberman, Hans Belting; Fernando Hernández, Katia Canton, Raimundo Martins; Pierre Bourdieu; Patrick Charaudeau, Marshall Mcluhan, Adauto Novaes, Camila Jaeger, Gabrielle Adolfo. Os resultados dizem respeito a compreensão da revista BRAVO! como um impresso periódico dirigido a um público leitor intelectualizado, em especial à elite intelectual pertencente ao eixo geográfico São Paulo – Rio de Janeiro, tendo como intencionalidade reportar o melhor da cultura para esse público. Além disso percebeu-se que ela manteve projeto gráfico vanguardista e apresenta espaços potenciais de educação em sua paginação |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-25T20:00:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-25 2023-09-25T20:00:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CANSI, Lislaine Sirsi. A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004). 273f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10144 |
identifier_str_mv |
CANSI, Lislaine Sirsi. A editoria Artes Plásticas da revista BRAVO!: formas de educar (1997 – 2004). 273f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/1/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/3/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10144/4/Lislaine_Sirsi_Cansi_Tese.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8527bf15019fb9dd352a660835e4a9c4 a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154 79a6b98c0753323d332f77d1fcba64d6 7eee03e2d791b47bc14aae8035db4f4b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710186489053184 |