Moralidades sobre o dinheiro no cotidiano infantil: Os papeis de produtor, distribuidor e consumidor.
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5319 |
Resumo: | Partindo do referencial teórico da sociologia econômica e da infância, o objetivo geral desta pesquisa foi compreender via as percepções das crianças brasileiras e finlandesas as moralidades em relação ao dinheiro que afetam seus papeis como produtores, distribuidores e consumidores (cf. ZELIZER, 2002) na composição do orçamento doméstico. Além disso, relacionou-se dados econômicos, sociais, políticos/legais e culturais para identificar cultural e legalmente como se constitui a definição de criança, seus deveres e obrigações nos referidos países. Este estudo é único, assim como as pesquisas que tratam dessa questão, sobretudo a partir do ponto de vista sociológico, são escassas. O conhecimento sobre aspectos sociais e financeiros do cotidiano infantil é importante para o desenvolvimento de políticas e ações que permitam o fomento da educação financeira. A pesquisa foi constituída com grupos focais de 4-10 crianças de seis até oito anos de idade. Como técnica de investigação complementar foi aplicado um questionário aos pais das crianças participantes. Baseado nos resultados, notou-se que dinheiros especiais e racionalidades circulam no orçamento doméstico e que as crianças, em especial, aquelas com maior capital econômico e escolar, influenciam o orçamento doméstico da sua família. De acordo com os resultados, as crianças da Finlândia e da escola particular brasileira fazem uma maior parte do orçamento doméstico da sua família como produtoras de valor do que as crianças brasileiras das escolas públicas, especialmente no modo de participar das tarefas domésticas. Como a relação entre a mãe e os seus filhos parece ser o mais forte de todas, como distribuidoras, as crianças fazem uma diferença no orçamento doméstico da sua família principalmente na forma de empréstimos e doações entre a criança e a sua mãe. A influência das crianças no orçamento doméstico é a maior no seu papel como consumidoras. No caso das crianças brasileiras da escola particular e das crianças finlandesas o efeito é facilitador aos pais, pois as crianças usam o seu próprio dinheiro em coisas que elas querem, até caras às vezes, enquanto que as crianças brasileiras das escolas públicas são mais dependentes dos seus pais. O número de crianças participantes desta pesquisa foi baixo, 27 crianças no total, e por isso, não é possível generalizar os resultados a ser representativos de todo o país, seja ele a Finlândia ou o Brasil. Entretanto, este trabalho sinalizou importantes caminhos para futuras pesquisas que possam abranger um maior número de crianças da Finlândia e do Brasil. Além disso, seria interessante continuar esta pesquisa e realizá-la com crianças mais velhas, de nove até doze anos de idade, por exemplo. Desse modo, seria possível ver como a independência e as responsabilidades das crianças em questões de dinheiro mudam ao longo do tempo, e como a cultura afeta essa independência e responsabilidades. |
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Este estudo é único, assim como as pesquisas que tratam dessa questão, sobretudo a partir do ponto de vista sociológico, são escassas. O conhecimento sobre aspectos sociais e financeiros do cotidiano infantil é importante para o desenvolvimento de políticas e ações que permitam o fomento da educação financeira. A pesquisa foi constituída com grupos focais de 4-10 crianças de seis até oito anos de idade. Como técnica de investigação complementar foi aplicado um questionário aos pais das crianças participantes. Baseado nos resultados, notou-se que dinheiros especiais e racionalidades circulam no orçamento doméstico e que as crianças, em especial, aquelas com maior capital econômico e escolar, influenciam o orçamento doméstico da sua família. De acordo com os resultados, as crianças da Finlândia e da escola particular brasileira fazem uma maior parte do orçamento doméstico da sua família como produtoras de valor do que as crianças brasileiras das escolas públicas, especialmente no modo de participar das tarefas domésticas. Como a relação entre a mãe e os seus filhos parece ser o mais forte de todas, como distribuidoras, as crianças fazem uma diferença no orçamento doméstico da sua família principalmente na forma de empréstimos e doações entre a criança e a sua mãe. A influência das crianças no orçamento doméstico é a maior no seu papel como consumidoras. No caso das crianças brasileiras da escola particular e das crianças finlandesas o efeito é facilitador aos pais, pois as crianças usam o seu próprio dinheiro em coisas que elas querem, até caras às vezes, enquanto que as crianças brasileiras das escolas públicas são mais dependentes dos seus pais. O número de crianças participantes desta pesquisa foi baixo, 27 crianças no total, e por isso, não é possível generalizar os resultados a ser representativos de todo o país, seja ele a Finlândia ou o Brasil. Entretanto, este trabalho sinalizou importantes caminhos para futuras pesquisas que possam abranger um maior número de crianças da Finlândia e do Brasil. Além disso, seria interessante continuar esta pesquisa e realizá-la com crianças mais velhas, de nove até doze anos de idade, por exemplo. Desse modo, seria possível ver como a independência e as responsabilidades das crianças em questões de dinheiro mudam ao longo do tempo, e como a cultura afeta essa independência e responsabilidades.Starting from the theorical framework of the economic sociology and the sociology of childhood, the general objective of this thesis was to understand, through the perceptions of Brazilian and Finnish children, the moralities in relation to money that affect their roles as producers, distributors and consumers (cf. ZELIZER, 2002) in the composition of the household budget. Moreover, economic, social, political/legal and cultural data was combined to identify culturally and legally the definition of a child, their duties and obligations in the referred countries. This study is unique, for the research treating this question, especially from the sociological point of view, are scarce. The knowledge of social and financial aspects of the daily life of children is important for the development of policies and actions that permit the development of financial education. The research was constituted with focus groups of 4-10 children between six and eight years of age. As a complementary investigation technique, a questionnaire for the parents of the participating children was applied. Based on the results, it was noted that special monies and rationalities circulate in the household budget and that the children, especially those with a higher economic and school capital, influence the household budget of their family. According to the results, the children of Finland and of the Brazilian private school make up a larger part of the household budget of their family as producers of value than the Brazilian children from public schools, especially in participating in the household chores. As the relationship between the mother and her children seems to be the strongest of all, as distributors, the children make a difference in their family’s household budget principally in the form of loans and donations between the child and their mother. The influence of the children in the household budget is the greatest in their role as consumers. In the case of the Brazilian children of the private school and the Finnish children the effect is facilitating for the parents, since the children use their own money for buying things that they want, sometimes even expensive, while the Brazilian children of public schools are more dependent of their parents. The number of participating children in this research is low, 27 children in total, and for this reason, it is not possible to generalize the results to be representative of the whole country, whether it be Finland or Brazil. However, this work showed important avenues for future research that might be able to cover a higher number of children from Finland and Brazil. Moreover, it would be interesting to continue this research and conduct it with older children, from nine to twelve years of age, for example. Thus, it would be possible to see how the independence and responsibilities of the children in relation to money matters change over time, and how the culture affects this independence and responsibilities.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaSociologia econômicaSociologia da infânciaDinheiroCriançasOrçamento domésticoSociologyEconomic sociologySociology of childhoodMoneyChildrenHousehold budgetMoralidades sobre o dinheiro no cotidiano infantil: Os papeis de produtor, distribuidor e consumidor.Moralities About Money in the Daily Life of Children: The Roles of Producer, Distributor and Consumer.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2840170091280590http://lattes.cnpq.br/7187331231544047Leite, Elaine da SilveiraRonkainen, Meija Karoliinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdf.txtMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain338758http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5319/6/MEIJA%20KAROLIINA%20RONKAINEN_Dissertacao.pdf.txt0b2e3f1c12fa05be98f59290171060fcMD56open accessTHUMBNAILMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdf.jpgMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1260http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5319/7/MEIJA%20KAROLIINA%20RONKAINEN_Dissertacao.pdf.jpg0f6ca140c2bbc27934c8779af3a6cb25MD57open accessORIGINALMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdfMEIJA KAROLIINA RONKAINEN_Dissertacao.pdfapplication/pdf1678340http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5319/1/MEIJA%20KAROLIINA%20RONKAINEN_Dissertacao.pdf29e191e537c30f189e17a1503a1c57d7MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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