A aula vazia: experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebasti, Sabina Vallarino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10221
Resumo: As metodologias das artes são caminhos de descobrimento, experimentação e exploração de novas possibilidades expressivas. Tomando em conta os métodos e as práticas de ensino em artes visuais como trilhas de descobertas, este trabalho de pesquisa se concentra na interpretação e no sentido da palavra experiência. Nas páginas desta tese se desenvolvem os conceitos, os recursos e também os questionamentos metodológicos que inspiraram a construção de experiências no ensino de artes visuais. Pesquisa que foi desenvolvida durante o recente período de pandemia. Tempo durante o qual as aulas ficaram vazias e os processos da escrita se transformaram em intervenções poéticas nos territórios da lembrança. Considerando o relato como o espaço ritual das recordações, como o último refúgio das coisas vivas, surge um trabalho de investigação empenhado em conservar as memórias como pegadas impressas na superfície do texto, preservadas naquele sigiloso espaço da escrita onde se torna possível o convívio íntimo com o sentido da existência. Uma exigência imposta à redação destas páginas consiste em reivindicar o ensaio como forma. O ensaio representa um estilo de escrita que não apela a um procedimento rígido de demonstração, já que se aproxima da forma literária; estilo no qual o texto, reelaborando a experiência, sacrifica sua linearidade para se ampliar em um espaço denso de diálogos que projeta os pensamentos para além de si mesmo. A linguagem expressiva e metafórica, por vezes ficcional, permite – embora pareça paradoxal – uma aproximação mais verossímil aos fatos do que uma descrição rigorosa, fiel e pormenorizada, pois propicia vivenciar o real profundo, ou seja, o modo como as emoções afetam a subjetividade. As experiências de ensino de artes visuais relatadas no presente trabalho foram inspiradas nas vanguardas artísticas que surgem, em particular, a partir da modernidade, cujas propostas tencionam um distanciamento crítico da forma em que estamos acostumados a enxergar nossa cultura. Práticas e experiências de ensino de artes visuais criadas a partir da influência de artistas e pensadores cujas pesquisas incentivam leituras alternativas, ou releituras, do entorno que habitamos. Metodologias inspiradas nas vanguardas artísticas comprometidas em ressignificar a existência cotidiana, em dar transcendência à vida comum e em atenuar os estragos que a massificação ideológica exerce sobre a preservação do raciocínio independente. A narrativa aprofundada nestas páginas possibilita conceber a docência como um ofício artesanal que se constrói empiricamente, permite visualizar cada aula como uma intervenção poética na paisagem do pensamento, como uma ação performática no palco da consciência. O texto define, assim, um percurso de indagações que liga contextos e argumentos, no qual as deduções e as descobertas, caso existam, afloram em qualquer trecho da rota de cada capítulo.
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spelling 2023-10-04T15:13:46Z2023-10-04T15:13:46Z2023-05-15SEBASTI, Sabina Vallarino. A aula vazia: experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicos. 2023. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10221As metodologias das artes são caminhos de descobrimento, experimentação e exploração de novas possibilidades expressivas. Tomando em conta os métodos e as práticas de ensino em artes visuais como trilhas de descobertas, este trabalho de pesquisa se concentra na interpretação e no sentido da palavra experiência. Nas páginas desta tese se desenvolvem os conceitos, os recursos e também os questionamentos metodológicos que inspiraram a construção de experiências no ensino de artes visuais. Pesquisa que foi desenvolvida durante o recente período de pandemia. Tempo durante o qual as aulas ficaram vazias e os processos da escrita se transformaram em intervenções poéticas nos territórios da lembrança. Considerando o relato como o espaço ritual das recordações, como o último refúgio das coisas vivas, surge um trabalho de investigação empenhado em conservar as memórias como pegadas impressas na superfície do texto, preservadas naquele sigiloso espaço da escrita onde se torna possível o convívio íntimo com o sentido da existência. Uma exigência imposta à redação destas páginas consiste em reivindicar o ensaio como forma. O ensaio representa um estilo de escrita que não apela a um procedimento rígido de demonstração, já que se aproxima da forma literária; estilo no qual o texto, reelaborando a experiência, sacrifica sua linearidade para se ampliar em um espaço denso de diálogos que projeta os pensamentos para além de si mesmo. A linguagem expressiva e metafórica, por vezes ficcional, permite – embora pareça paradoxal – uma aproximação mais verossímil aos fatos do que uma descrição rigorosa, fiel e pormenorizada, pois propicia vivenciar o real profundo, ou seja, o modo como as emoções afetam a subjetividade. As experiências de ensino de artes visuais relatadas no presente trabalho foram inspiradas nas vanguardas artísticas que surgem, em particular, a partir da modernidade, cujas propostas tencionam um distanciamento crítico da forma em que estamos acostumados a enxergar nossa cultura. Práticas e experiências de ensino de artes visuais criadas a partir da influência de artistas e pensadores cujas pesquisas incentivam leituras alternativas, ou releituras, do entorno que habitamos. Metodologias inspiradas nas vanguardas artísticas comprometidas em ressignificar a existência cotidiana, em dar transcendência à vida comum e em atenuar os estragos que a massificação ideológica exerce sobre a preservação do raciocínio independente. A narrativa aprofundada nestas páginas possibilita conceber a docência como um ofício artesanal que se constrói empiricamente, permite visualizar cada aula como uma intervenção poética na paisagem do pensamento, como uma ação performática no palco da consciência. O texto define, assim, um percurso de indagações que liga contextos e argumentos, no qual as deduções e as descobertas, caso existam, afloram em qualquer trecho da rota de cada capítulo.Las metodologías del arte son caminos de descubrimiento, experimentación y exploración de nuevas posibilidades expresivas. Tomando en cuenta los métodos y las prácticas de enseñanza en artes visuales como senderos de hallazgos, este trabajo de investigación se concentra en la interpretación y en el sentido de la palabra experiencia. En las páginas de esta tesis se desenvuelven conceptos, recursos y también cuestionamientos metodológicos que inspiraron la construcción de experiencias en la enseñanza de artes visuales. Investigación que fue desarrollada durante el reciente período de pandemia. Tiempo durante el cual las salas de aula quedaron vacías y los procesos de escritura se transformaron en intervenciones poéticas en los territorios del recuerdo. Considerando el relato como el espacio ritual de las rememoraciones, como el último refugio de las cosas vivas, surge un trabajo de investigación empeñado en conservar las memorias como huellas impresas en la superficie del texto, preservadas en aquel sigiloso espacio de la escritura donde se torna posible la convivencia íntima con el sentido de la existencia. Una exigencia impuesta a la redacción de estas páginas consiste en reivindicar el ensayo como forma. Un ensayo representa un estilo de escritura que no apela a un procedimiento rígido de demostración, ya que se aproxima a la forma literaria; estilo en el cual el texto, reelaborando la experiencia, sacrifica su linealidad para ampliarse en un espacio denso de diálogos que proyecta los pensamientos para más allá de sí mismo. El lenguaje expresivo y metafórico, por momentos ficcional, permite – aunque parezca paradójico – una aproximación más verosímil a los hechos que una descripción rigurosa, fiel y pormenorizada, pues propicia vivenciar el real profundo, o sea, el modo como las emociones afectan la subjetividad. Las experiencias de enseñanza de artes visuales relatadas en el presente trabajo fueron inspiradas en las vanguardias artísticas que surgen, en particular, a partir de la modernidad, cuyas propuestas tensionan un distanciamiento crítico de la forma en que estamos acostumbrados a percibir nuestra cultura. Prácticas y experiencias de enseñanza de artes visuales creadas a partir de la influencia de artistas y pensadores cuyas indagaciones incentivan lecturas alternativas, o relecturas, del entorno que habitamos. Metodologías inspiradas en las vanguardias artísticas comprometidas en resignificar la existencia cotidiana, en dar trascendencia a la vida común y en atenuar los daños que la masificación ideológica ejerce sobre la preservación del razonamiento independiente. La narrativa profundizada en estas páginas posibilita concebir la docencia como un oficio artesanal que se construye empíricamente; permite visualizar cada aula como una intervención poética en el paisaje del pensamiento, como una acción performática en el palco de la consciencia. El texto define, así, un recorrido de indagaciones que conecta contextos y argumentos, en el cual las deducciones y los hallazgos, caso existan, afloran en cualquier tramo de la ruta de cada capítulo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOArtes visuaisDocênciaPoéticas de ensinoConceito de experiênciaVanguardas artísticasArtes visualesDocenciaPoéticas de enseñanzaConcepto de experienciaVanguardias artísticasA aula vazia: experiências de ensino de artes visuais em espaços acadêmicosEl aula vacía: experiencias de enseñanza de artes visuales en espacios académicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0517772203547563http://lattes.cnpq.br/2262480943131351Caetano, Marcio Rodrigo ValeSebasti, Sabina Vallarinoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdfSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdfapplication/pdf3872839http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10221/1/Sabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf4586086441c1e9d13b447d42956c1568MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10221/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.txtSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain244545http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10221/3/Sabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.txt483fca19ff9701b3df252a00cb96eee1MD53open accessTHUMBNAILSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.jpgSabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1301http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10221/4/Sabina_Vallarino_Sebasti_Tese.pdf.jpgc1370921eda63238ec8e3b031d2e9e7fMD54open accessprefix/102212023-12-07 19:23:07.475open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-12-07T22:23:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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Sebasti, Sabina Vallarino
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