Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930).
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5590 |
Resumo: | Esta pesquisa articula a história da educação com a arquitetura, investigando como os edifícios escolares materializam os tensionamentos do contexto educacional da Primeira República (1889 e 1930) em Pelotas. O objetivo do estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Primeira República e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira naquele local e período. Para isso, a partir do diálogo com pesquisas antecedentes, a discussão teórica contempla a história da educação, a cultura material escolar, a urbanização e a arquitetura escolar no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Pelotas. A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos. O estudo empírico apresenta os edifícios escolares construídos em Pelotas na Primeira República (1889-1930) e sua articulação ao contexto urbano. Destes, são eleitas cinco escolas para exploração aprofundada, sendo elas Gonzaga, João Affonso, Bibiano de Almeida, Mariana Eufrasia e Dona Antonia. Através da observação de suas características, emergem quatro tipologias de edifícios escolares: Edifício Escolar Monumental, Edifício Escolar Padronizado, Edifício Escolar Seriado e Edifício Escolanovista. Os resultados da pesquisa apontam que, entre 1889 e 1930 no município de Pelotas, através de instituições de ensino públicas e privadas, o ensino primário (séries iniciais e integral), secundário e técnico era oferecido em edifícios construídos para essa finalidade, tanto no centro urbano quanto fora dele e nos bairros populosos; tais escolas abarcam quatro tipologias arquitetônicas que constituem a cultura material capaz de tangibilizar as abordagens de educação vigentes naquele período de 40 anos; há evidências de diferenças significativas entre as realidades do ensino privado e público no período, seja com relação aos níveis de ensino ou aos edifícios escolares; enquanto na esfera privada a tipologia é Monumental desde 1906 (Gonzaga), na esfera pública encontram-se tipologias como Edifício Padronizado, a partir de 1922 (João Affonso e Bibiano de Almeida), Edifício Seriado, entre 1922 e 1924 (Mariana Eufrásia), e Edifício Escolanovista, a partir de 1928 (Dona Antonia). |
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2020-05-27T23:43:59Z2020-05-272020-05-27T23:43:59Z2019-07-01PIEDRAS, Estela Maris Reinhardt. Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930). 2019. 340 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5590Esta pesquisa articula a história da educação com a arquitetura, investigando como os edifícios escolares materializam os tensionamentos do contexto educacional da Primeira República (1889 e 1930) em Pelotas. O objetivo do estudo é identificar os edifícios escolares públicos e privados construídos em Pelotas na Primeira República e suas tipologias, para compreender sua relação com a formação social da educação brasileira naquele local e período. Para isso, a partir do diálogo com pesquisas antecedentes, a discussão teórica contempla a história da educação, a cultura material escolar, a urbanização e a arquitetura escolar no Brasil, no Rio Grande do Sul e em Pelotas. A estratégia teórico-metodológica fundamenta-se nas perspectivas da nova história cultural e da cultura material escolar e, através da pesquisa documental, explora dados oriundos de fontes como arquivos e acervos históricos, almanaques, jornais, revistas, periódicos e desenhos arquitetônicos. O estudo empírico apresenta os edifícios escolares construídos em Pelotas na Primeira República (1889-1930) e sua articulação ao contexto urbano. Destes, são eleitas cinco escolas para exploração aprofundada, sendo elas Gonzaga, João Affonso, Bibiano de Almeida, Mariana Eufrasia e Dona Antonia. Através da observação de suas características, emergem quatro tipologias de edifícios escolares: Edifício Escolar Monumental, Edifício Escolar Padronizado, Edifício Escolar Seriado e Edifício Escolanovista. Os resultados da pesquisa apontam que, entre 1889 e 1930 no município de Pelotas, através de instituições de ensino públicas e privadas, o ensino primário (séries iniciais e integral), secundário e técnico era oferecido em edifícios construídos para essa finalidade, tanto no centro urbano quanto fora dele e nos bairros populosos; tais escolas abarcam quatro tipologias arquitetônicas que constituem a cultura material capaz de tangibilizar as abordagens de educação vigentes naquele período de 40 anos; há evidências de diferenças significativas entre as realidades do ensino privado e público no período, seja com relação aos níveis de ensino ou aos edifícios escolares; enquanto na esfera privada a tipologia é Monumental desde 1906 (Gonzaga), na esfera pública encontram-se tipologias como Edifício Padronizado, a partir de 1922 (João Affonso e Bibiano de Almeida), Edifício Seriado, entre 1922 e 1924 (Mariana Eufrásia), e Edifício Escolanovista, a partir de 1928 (Dona Antonia).This research articulates the fields of history of education with architecture, investigating how school buildings materialize the tensions of the educational context of the First Republic (1889 -1930) in Pelotas. The aim of this study is to identify public and private school buildings constructed in Pelotas (Brazil) during the First Republic (1889 e 1930) and their types, to understand their relationship with the social formation of education in Brazil at that time and place. To do so, in dialogue with previous researches, the theoretical discussion contemplates history of education, the material culture of schooling, urbanization, and academic architecture in Brazil, in Rio Grande do Sul, and in Pelotas. The theoretical-methodological strategy is based in the perspective of new cultural history and the material culture of schooling, and through documental research it explores data from sources such as historical files and archives, almanacs, newspapers, magazines, journals, and architectural designs. The empirical study presents school buildings constructed in Pelotas during the First Republic (1889-1930) and their articulation with the urban context. Of these, five schools were selected for deeper exploration: Gonzaga, João Affonso, Bibiano de Almeida, Mariana Eufrasia, and Dona Antonia. From the observation of the characteristics four types of school buildings emerged: Monumental School Buildings, Standardized School Buildings, Serial School Buildings, and New School Buildings. The results signal that between 1889 and 1930 in Pelotas, through public and private teaching institutions, primary (first years and full time), secondary, and technical schooling was offered in buildings constructed for that use, in urban centers as well as outside of them and in populous neighborhoods; these schools encompass four architectural types which constitute the material culture capable of embodying the existing educational approaches in that 40-year period; there is evidence of significant differences between the realities of public and private schools in that period, be it in relation to teaching levels or to the school buildings; while in the private sphere the typology is Monumental since 1906 (Gonzaga), in the public sphere the typologies are Standardized Buildings, since 1922 (João Affonso and Bibiano de Almeida), Serial Building, between 1922 and 1924 (Mariana Eufrásia), and New School Building, since 1928 (Dona Antonia).Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoHistória da educaçãoArquiteturaEdifício escolarPelotas (RS)Primeira República (1889-1930)EducationHistory of educationArchitectureSchool buildingFirst Republic (1889-1930)Edifícios escolares e educação em Pelotas-RS na Primeira República (1889-1930).School buildings and education in Pelotas-RS in the First Rrepublic (1889-1930).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9604277669107453http://lattes.cnpq.br/6119476063670594Arriada, EduardoPiedras, Estela Maris Reinhardtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTEstela Maris Reinhardt Piedras.pdf.txtEstela Maris Reinhardt Piedras.pdf.txtExtracted texttext/plain714408http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5590/6/Estela%20Maris%20Reinhardt%20Piedras.pdf.txt9903485a22086d205db1d9680c612c48MD56open accessTHUMBNAILEstela Maris Reinhardt Piedras.pdf.jpgEstela Maris Reinhardt Piedras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5590/7/Estela%20Maris%20Reinhardt%20Piedras.pdf.jpg67ad31ab935c1f8b56a17bc2dd9fe5abMD57open accessORIGINALEstela Maris Reinhardt Piedras.pdfEstela Maris Reinhardt Piedras.pdfapplication/pdf12224459http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5590/1/Estela%20Maris%20Reinhardt%20Piedras.pdf6691466cc2c40415e7325a2fed0e2ff6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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