Validação de indicadores de saúde mental e sua contribuição para práticas avaliativas de serviços de Atenção Psicossocial
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7488 |
Resumo: | Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se apresentam como pontos de atenção que, dentre outras ações, tem função primordial de promover inclusão social e reabilitação psicossocial das pessoas com sofrimento mental. A expansão destes serviços pelo território brasileiro, em suas diversas modalidades, culminou na necessidade de avaliação de suas ações. Apesar da importância e do crescimento de processos avaliativos na última década, ainda se percebe uma escassez de resultados derivados dessas avaliações, tanto em meio acadêmico quanto no campo prático. Desta forma, existe uma necessidade imperativa de se investir na construção de indicadores de avaliação em saúde mental a partir de metodologias que deem ênfase e suporte às necessidades dos atores nestes importantes serviços no contexto da saúde mental brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi de validar indicadores de saúde mental que contribuam na prática da avaliação dos serviços de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo avaliativo de validação, com abordagem qualitativa participativa. O mesmo foi realizado em quatro etapas. A 1ª etapa foi a de revisão bibliográfica sistematizada para rastreamento de indicadores de saúde mental comunitária no âmbito nacional e internacional. A 2ª etapa foi a tradução, pré-seleção e organização dos indicadores em estrutura, processo e resultado.Na 3ª etapa foram realizados grupos de validação dos indicadores a partir de especialistas em saúde mental. Os indicadores de estrutura e processo foram validados por trabalhadores e coordenadores/gestores dos Centros de Atenção Psicossocial por meio do RAND/UCLA Appropriateness Method. Os indicadores de resultado foram validados por usuários e ex-usuários dos Centros de Atenção Psicossocial por meio de grupos focais. Já a ultima etapa se constituiu na construção de uma ferramenta com o embasamento teórico e a orientação quanto à utilização dos indicadores validados. A coleta de dados foi realizada na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, nos meses de junho a julho de 2018 e contou com a participação de 10 trabalhadores, 5 coordenadores/gestores e 6 usuários e ex-usuários de serviços de saúde mental da região. Para análise dos dados oriundos da validação por meio do método RAND, foram calculadas as medianas das pontuações atribuídas aos indicadores e selecionados aqueles com obtiveram entre 7-9 pontos. Os indicadores de resultado, analisados pelos usuários, foram selecionados por meio do nível de importância (resultado importante ou resultado não importante) para os usuários dos serviços. Os dados qualitativos oriundos das discussões de todos os participantes acerca dos indicadores foram ordenados e posteriormente articulados com o referencial teórico da avaliação da qualidade de Avedis Donabedian. A mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Parecer n.2,639.431. Como resultados, obteve-se a validação de 6 indicadores de estrutura, 12 de processo e 6 de resultado, todos eles apresentados com o nome do indicador, a definição, o objetivo, a forma de cálculo ou obtenção, a fonte e a frequência de coleta do dado. Desta forma, os métodos utilizados se mostraram apropriados para a validação de indicadores de qualidade tanto quantitativos quanto qualitativos e apresentam um alto potencial de contribuir para os processos avaliativos no campo da saúde mental. |
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2021-05-08T13:52:50Z2021-05-08T13:52:50Z2019-04-08ALVES, Poliana Farias. Validação de indicadores de saúde mental e sua contribuição para práticas avaliativas de serviços de Atenção Psicossocial. 2019. p, 275. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal de Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7488Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) se apresentam como pontos de atenção que, dentre outras ações, tem função primordial de promover inclusão social e reabilitação psicossocial das pessoas com sofrimento mental. A expansão destes serviços pelo território brasileiro, em suas diversas modalidades, culminou na necessidade de avaliação de suas ações. Apesar da importância e do crescimento de processos avaliativos na última década, ainda se percebe uma escassez de resultados derivados dessas avaliações, tanto em meio acadêmico quanto no campo prático. Desta forma, existe uma necessidade imperativa de se investir na construção de indicadores de avaliação em saúde mental a partir de metodologias que deem ênfase e suporte às necessidades dos atores nestes importantes serviços no contexto da saúde mental brasileira. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi de validar indicadores de saúde mental que contribuam na prática da avaliação dos serviços de Atenção Psicossocial. Trata-se de um estudo avaliativo de validação, com abordagem qualitativa participativa. O mesmo foi realizado em quatro etapas. A 1ª etapa foi a de revisão bibliográfica sistematizada para rastreamento de indicadores de saúde mental comunitária no âmbito nacional e internacional. A 2ª etapa foi a tradução, pré-seleção e organização dos indicadores em estrutura, processo e resultado.Na 3ª etapa foram realizados grupos de validação dos indicadores a partir de especialistas em saúde mental. 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Os indicadores de resultado, analisados pelos usuários, foram selecionados por meio do nível de importância (resultado importante ou resultado não importante) para os usuários dos serviços. Os dados qualitativos oriundos das discussões de todos os participantes acerca dos indicadores foram ordenados e posteriormente articulados com o referencial teórico da avaliação da qualidade de Avedis Donabedian. A mesma foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob Parecer n.2,639.431. Como resultados, obteve-se a validação de 6 indicadores de estrutura, 12 de processo e 6 de resultado, todos eles apresentados com o nome do indicador, a definição, o objetivo, a forma de cálculo ou obtenção, a fonte e a frequência de coleta do dado. Desta forma, os métodos utilizados se mostraram apropriados para a validação de indicadores de qualidade tanto quantitativos quanto qualitativos e apresentam um alto potencial de contribuir para os processos avaliativos no campo da saúde mental.The Psychosocial Care Centers (CAPS) present themselves as points of attention that, among other actions, have a primary function of promoting social inclusion and psychosocial rehabilitation of people with mental suffering. The expansion of these services throughout the Brazilian territory, in its various modalities, culminated in the need to evaluate its actions. Despite the importance and growth of evaluative processes in the last decade, there is still a scarcity of results derived from these evaluations, both in academia and in the practical field. Thus, there is an imperative need to invest in the construction of mental health assessment indicators based on methodologies that emphasize and support the needs of the actors in these services of great importance in the context of Brazilian mental health. Thus, the objective of this study was to validate mental health indicators that contribute to the practice of the evaluation of Psychosocial Care services. It is an evaluative study of validation, with qualitative participatory approach. The same was done in four steps. The first step was to systematize the bibliographic review to track community mental health indicators at the national and international levels. The second stage was the translation, pre-selection and organization of the indicators in structure, process and result. In the 3rd stage, groups of validation of the indicators were carried out from specialists in mental health. The structure and process indicators were validated by workers and coordinators / managers of the Centers for Psychosocial Care through the RAND / UCLA Appropriateness Method. The outcome indicators were validated by users and former users of the Psychosocial Care Centers through focus groups. The last step was the construction of a tool with the theoretical basis and guidance on the use of validated indicators. The data collection was carried out in the city of Pelotas, Rio Grande do Sul, from June to July 2018 and counted on the participation of 10 workers, 5 coordinators / managers and 6 users and former users of mental health services of the region. To analyze the validation data using the RAND method, the medians of the scores attributed to the indicators were calculated and those with scores of 7-9 points were selected. The outcome indicators, analyzed by the users, were selected through the level of importance (important result or not important result) for users of the services. The qualitative data from the discussions of all the participants about the indicators were ordered and later articulated with the theoretical reference of the Quality Assessment of Avedis Donabedian. This was approved by the Ethics and Research Committee under verdict n.2,639,431. As a result, 6 structure, 12 process and 6 result indicators were validated, all of them presented with the name of the indicator, the definition, the objective, the form of calculation or obtaining, the source and the frequency of collection of data. Thus, the methods used proved to be appropriate for the validation of both quantitative and qualitative quality indicators and present a high potential to contribute to the evaluation processes in the field of mental health.Los Centros de Atención Psicosocial (CAPS) se presentan como puntos de atención que, entre otras acciones, tiene función primordial de promover inclusión social y rehabilitación psicosocial de las personas con sufrimiento mental. La expansión de estos servicios por el territorio brasileño, en sus diversas modalidades, culminó en la necesidad de evaluación de sus acciones. A pesar de la importancia y el crecimiento de procesos de evaluación en la última década, todavía se percibe una escasez de resultados derivados de esas evaluaciones, tanto en medio académico y en el campo práctico. De esta forma, existe una necesidad imperativa de invertir en la construcción de indicadores de evaluación en salud mental a partir de metodologías que ponen énfasis y apoyo a las necesidades de los actores en estos importantes servicios en el contexto de la salud mental brasileña. Por lo tanto, el objetivo de este estudio fue validar indicadores de salud mental que contribuyan en la práctica de la evaluación de los servicios de Atención Psicosocial. Se trata de un estudio de evaluación de validación, con un enfoque cualitativo participativo. El mismo se realizó en cuatro etapas. La primera etapa fue la de revisión bibliográfica sistematizada para el rastreo de indicadores de salud mental comunitaria a nivel nacional e internacional. La segunda etapa fue la traducción, preselección y organización de los indicadores en estructura, proceso y resultado. En la tercera etapa se realizaron grupos de validación de los indicadores a partir de especialistas en salud mental. Los indicadores de estructura y proceso fueron validados por trabajadores y coordinadores / gestores de los Centros de Atención Psicosocial a través del RAND / UCLA Appropateness Method. Los indicadores de resultados fueron validados por usuarios y ex usuarios de los Centros de Atención Psicosocial a través de grupos focales. La última etapa se constituyó en la construcción de una herramienta con el fundamento teórico y la orientación en cuanto a la utilización de los indicadores validados. La recolección de datos se realizó en la ciudad de Pelotas, Rio Grande do Sul, en los meses de junio a julio de 2018 y contó con la participación de 10 trabajadores, 5 coordinadores / gestores y 6 usuarios y ex-usuarios de servicios de salud mental región. Para el análisis de los datos provenientes de la validación por medio del método RAND, se calcularon las medianas de las puntuaciones atribuidas a los indicadores y seleccionados aquellos con obtuvieron entre 7-9 puntos. Los indicadores de resultados, analizados por los usuarios, fueron seleccionados a través del nivel de importancia (resultado importante o resultado no importante) para los usuarios de los servicios. Los datos cualitativos provenientes de las discusiones de todos los participantes acerca de los indicadores fueron ordenados y posteriormente articulados con el referencial teórico de la evaluación de la calidad de Avedis Donabedian. La misma fue aprobada por el Comité de Ética e Investigación bajo el dictamen n.2.639.431. Como resultados, se obtuvo la validación de 6 indicadores de estructura, 12 de proceso y 6 de resultado, todos ellos presentados con el nombre del indicador, la definición, el objetivo, la forma de cálculo o obtención, la fuente y la frecuencia de recolección de datos. De esta forma, los métodos utilizados se mostraron apropiados para la validación de indicadores de calidad tanto cuantitativos como cualitativos y presentan un alto potencial de contribuir a los procesos de evaluación en el campo de la salud mental.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFPelBrasilFaculdade de EnfermagemCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM PSIQUIATRICAEnfermagemSaúde mentalServiço comunitário de saúde mentalMental healthCommunity mental health serviceSalud mentalServicio comunitario de salud mentalValidação de indicadores de saúde mental e sua contribuição para práticas avaliativas de serviços de Atenção PsicossocialValidation of mental health indicators and their contribution to evaluation practices of Psychosocial Care Services.Validación de indicadores de salud mental y su contribución a prácticas de evaluación de servicios de Atención Psicosocialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0083591075793339http://lattes.cnpq.br/3260989033020920Kantorski, Luciane PradoAlves, Poliana Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.txtTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.txtExtracted texttext/plain16968http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7488/6/TESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.txtac13bbf255beb09940e4bfa3139972f7MD56open accessTHUMBNAILTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.jpgTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7488/7/TESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdf.jpgcfe934542a961c7311be016780b2a5a5MD57open accessORIGINALTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdfTESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdfapplication/pdf257306http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7488/1/TESE_Poliana_Farias_Alves__publicavel_.pdfea2ce6cc3bf0d7883bb652a00db00789MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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