Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Katia Helena Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8094
Resumo: A pesquisa doutoral apresentada nesta tese teve como objeto de estudo os usos atribuídos aos retratos de mortos e desaparecidos das ditaduras civis-militares ocorridas no Brasil (1964–1985) e na Argentina (1976–1983). A violência política proveniente do Estado teve como saldo traumático um clima generalizado de terror na sociedade daquela época e vitimou, de forma direta e indireta, centenas de milhares de pessoas, entre as quais muitas estão mortas ou desaparecidas. Restaram as memórias traumáticas de um passado recente que se apresenta entre a dicotomia do lembrar e do esquecer e a luta por reparação. O campo de observação da pesquisa teve como ponto de partida o contexto mencionado e os processos de transição política e redemocratização de cada país. Nesse sentido, é importante destacar o papel dos atores sociais como protagonistas e sujeitos ativos nos processos reivindicatórios de memória, verdade e justiça dos contextos relativos às memórias traumáticas provenientes do período autoritário e repressivo das ditaduras civis-militares nesses países. Observou-se que esses sujeitos utilizam retratos como instrumento de testemunho, denúncia e luta pela memória daquele passado. Buscou-se conhecer em que medida esses retratos, os quais foram incorporados na cena pública como potentes dispositivos de sensibilização e transformação de sentidos, impactaram na consolidação das políticas de memória de cada um dos países. A metodologia empregada no trabalho foi o estudo comparativo oportunizado pela pesquisa de campo aplicada na análise dos usos atribuídos aos retratos. Tal método demostrou-se útil ao comparar dois casos similares em seus contextos de origem e nos usos dados aos retratos inseridos nesse campo de observação e indicou as seguintes fontes: a) retratos expostos nas Instituições de Memória provenientes das políticas de memória; e b) retratos empunhados ou carregados nas Manifestações Sociais organizadas a partir dos atores sociais em conjunto com a sociedade. Em ambos os casos essas ações tiveram o propósito de dar visibilidade à memória da ditadura e ao que ela representou, além de homenagear as vítimas. O uso intensificado e continuado dos retratos de mortos e desaparecidos, o modo como eles são apresentados, a carga de emoção agregada e a visibilidade dada aos usos podem ter contribuído para uma maior sensibilização à causa relativa às memórias traumáticas e às violações de direitos humanos e, portanto, maior solidarização da sociedade de um país em comparação à de outro. Essa visibilidade e esse apoio foram fundamentais para a formulação e implementação de políticas de memória e os retratos foram utilizados como potentes instrumentos reivindicatórios de reparação, reconhecimento e não esquecimento.
id UFPL_3effb206e3cb6b8ed6eec9a23d69bcf7
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8094
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2021-12-10T12:11:06Z2021-12-072021-12-10T12:11:06Z2021-04-28DIAS, Katia Helena Rodrigues. Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos retratos de mortos e desaparecidos. Orientadora: Francisca Ferreira Michelon. Coorientadora: Ana María Sosa González. 2021. 333 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8094A pesquisa doutoral apresentada nesta tese teve como objeto de estudo os usos atribuídos aos retratos de mortos e desaparecidos das ditaduras civis-militares ocorridas no Brasil (1964–1985) e na Argentina (1976–1983). A violência política proveniente do Estado teve como saldo traumático um clima generalizado de terror na sociedade daquela época e vitimou, de forma direta e indireta, centenas de milhares de pessoas, entre as quais muitas estão mortas ou desaparecidas. Restaram as memórias traumáticas de um passado recente que se apresenta entre a dicotomia do lembrar e do esquecer e a luta por reparação. O campo de observação da pesquisa teve como ponto de partida o contexto mencionado e os processos de transição política e redemocratização de cada país. Nesse sentido, é importante destacar o papel dos atores sociais como protagonistas e sujeitos ativos nos processos reivindicatórios de memória, verdade e justiça dos contextos relativos às memórias traumáticas provenientes do período autoritário e repressivo das ditaduras civis-militares nesses países. Observou-se que esses sujeitos utilizam retratos como instrumento de testemunho, denúncia e luta pela memória daquele passado. Buscou-se conhecer em que medida esses retratos, os quais foram incorporados na cena pública como potentes dispositivos de sensibilização e transformação de sentidos, impactaram na consolidação das políticas de memória de cada um dos países. A metodologia empregada no trabalho foi o estudo comparativo oportunizado pela pesquisa de campo aplicada na análise dos usos atribuídos aos retratos. Tal método demostrou-se útil ao comparar dois casos similares em seus contextos de origem e nos usos dados aos retratos inseridos nesse campo de observação e indicou as seguintes fontes: a) retratos expostos nas Instituições de Memória provenientes das políticas de memória; e b) retratos empunhados ou carregados nas Manifestações Sociais organizadas a partir dos atores sociais em conjunto com a sociedade. Em ambos os casos essas ações tiveram o propósito de dar visibilidade à memória da ditadura e ao que ela representou, além de homenagear as vítimas. O uso intensificado e continuado dos retratos de mortos e desaparecidos, o modo como eles são apresentados, a carga de emoção agregada e a visibilidade dada aos usos podem ter contribuído para uma maior sensibilização à causa relativa às memórias traumáticas e às violações de direitos humanos e, portanto, maior solidarização da sociedade de um país em comparação à de outro. Essa visibilidade e esse apoio foram fundamentais para a formulação e implementação de políticas de memória e os retratos foram utilizados como potentes instrumentos reivindicatórios de reparação, reconhecimento e não esquecimento.This doctoral research studied the attributed uses of the portraits of the dead and missing people in the civil-military dictatorships in Brazil (1964-1985) and Argentina (1976 – 1983). The political violence perpetuated by the State imposed to the society a traumatic atmosphere of terror and victimized, directly or indirectly, hundreds of thousands of people, being many of them dead of missing. The traumatic memories that have remained from that time are situated between what should be remembered and forgotten and the fight for atonement. This research departed from the context mentioned before and followed the routes of the political transition and redemocratization processes of each of these countries. Therefore, it is important to highlight the role of the social actors as protagonists and active individuals who claim for the memory, the truth and the justice regarding the traumatic memories derived from the authoritarian and repressive regimes of the military dictatorships in these countries. These individuals have used portraits as means of testimony, denouncement and fight for the memory of that past. It was important to try to understand how these portraits, which were incorporated in the public scene as powerful devices for creating awareness and promoting transformation, have influenced the consolidation of the memory policies in each of these countries. This comparative study analysed the uses attributed to the portraits. The method showed efficiency in comparing two similar cases in their original contexts and the uses given to the portraits, identifying the following sources: a) portraits exhibited in Memory Institutions derived from the memory policies; and b) portraits depicted in placards and carried in social manifestations organized by the social actors along with the society. In both cases, these actions aimed at giving visibility to the memory of the dictatorships and what they represented, and were a way to honour the victims. The intense and continuous use of the portraits of the dead and missing, the way they were presented, the emotional power aggregated to them, and the visibility they received may have contributed to a greater awareness regarding the traumatic memory and the violations of the human rights, which resulted in more solidarity in a country compared to the other. Such visibility and support were fundamental to the elaboration and implementation of memory policies, and the portraits were used as powerful tools to claim for atonement, recognition and memory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASMemórias traumáticasDitadura civil-militarUsos de retratos de mortos e desaparecidosInstituições de memóriaManifestações sociaisBrasilArgentinaTraumatic memoriesCivil-military dictatorshipUses of portraits of the dead and missingMemory InstitutionSocial manifestationBrazilMemórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações SociaisTraumatic memories of the civil-military dictatorships in Brazil and Argentina told by the portraits of the dead and missing onesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/5154931913101292http://lattes.cnpq.br/4451406034191031Sosa González, Ana Maríahttp://lattes.cnpq.br/7567936924117809Michelon, Francisca FerreiraDias, Katia Helena Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.txtTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.txtExtracted texttext/plain617428http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/6/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.txt273eaef5e039a2f3917e0210cdae61a9MD56open accessTHUMBNAILTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.jpgTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/7/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.jpg8bf80edf3bf04b114cbe16aa05192102MD57open accessORIGINALTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdfTese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdfapplication/pdf26440019http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/1/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdfe56fda27211f76c07200ef48522a8e5dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/80942023-07-13 05:51:10.494open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:51:10Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Traumatic memories of the civil-military dictatorships in Brazil and Argentina told by the portraits of the dead and missing ones
title Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
spellingShingle Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
Dias, Katia Helena Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Memórias traumáticas
Ditadura civil-militar
Usos de retratos de mortos e desaparecidos
Instituições de memória
Manifestações sociais
Brasil
Argentina
Traumatic memories
Civil-military dictatorship
Uses of portraits of the dead and missing
Memory Institution
Social manifestation
Brazil
title_short Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
title_full Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
title_fullStr Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
title_full_unstemmed Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
title_sort Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos usos de retratos de mortos e desaparecidos nas Instituições de Memória e Manifestações Sociais
author Dias, Katia Helena Rodrigues
author_facet Dias, Katia Helena Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5154931913101292
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4451406034191031
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sosa González, Ana María
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7567936924117809
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Michelon, Francisca Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Katia Helena Rodrigues
contributor_str_mv Sosa González, Ana María
Michelon, Francisca Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Memórias traumáticas
Ditadura civil-militar
Usos de retratos de mortos e desaparecidos
Instituições de memória
Manifestações sociais
Brasil
Argentina
Traumatic memories
Civil-military dictatorship
Uses of portraits of the dead and missing
Memory Institution
Social manifestation
Brazil
dc.subject.por.fl_str_mv Memórias traumáticas
Ditadura civil-militar
Usos de retratos de mortos e desaparecidos
Instituições de memória
Manifestações sociais
Brasil
Argentina
Traumatic memories
Civil-military dictatorship
Uses of portraits of the dead and missing
Memory Institution
Social manifestation
Brazil
description A pesquisa doutoral apresentada nesta tese teve como objeto de estudo os usos atribuídos aos retratos de mortos e desaparecidos das ditaduras civis-militares ocorridas no Brasil (1964–1985) e na Argentina (1976–1983). A violência política proveniente do Estado teve como saldo traumático um clima generalizado de terror na sociedade daquela época e vitimou, de forma direta e indireta, centenas de milhares de pessoas, entre as quais muitas estão mortas ou desaparecidas. Restaram as memórias traumáticas de um passado recente que se apresenta entre a dicotomia do lembrar e do esquecer e a luta por reparação. O campo de observação da pesquisa teve como ponto de partida o contexto mencionado e os processos de transição política e redemocratização de cada país. Nesse sentido, é importante destacar o papel dos atores sociais como protagonistas e sujeitos ativos nos processos reivindicatórios de memória, verdade e justiça dos contextos relativos às memórias traumáticas provenientes do período autoritário e repressivo das ditaduras civis-militares nesses países. Observou-se que esses sujeitos utilizam retratos como instrumento de testemunho, denúncia e luta pela memória daquele passado. Buscou-se conhecer em que medida esses retratos, os quais foram incorporados na cena pública como potentes dispositivos de sensibilização e transformação de sentidos, impactaram na consolidação das políticas de memória de cada um dos países. A metodologia empregada no trabalho foi o estudo comparativo oportunizado pela pesquisa de campo aplicada na análise dos usos atribuídos aos retratos. Tal método demostrou-se útil ao comparar dois casos similares em seus contextos de origem e nos usos dados aos retratos inseridos nesse campo de observação e indicou as seguintes fontes: a) retratos expostos nas Instituições de Memória provenientes das políticas de memória; e b) retratos empunhados ou carregados nas Manifestações Sociais organizadas a partir dos atores sociais em conjunto com a sociedade. Em ambos os casos essas ações tiveram o propósito de dar visibilidade à memória da ditadura e ao que ela representou, além de homenagear as vítimas. O uso intensificado e continuado dos retratos de mortos e desaparecidos, o modo como eles são apresentados, a carga de emoção agregada e a visibilidade dada aos usos podem ter contribuído para uma maior sensibilização à causa relativa às memórias traumáticas e às violações de direitos humanos e, portanto, maior solidarização da sociedade de um país em comparação à de outro. Essa visibilidade e esse apoio foram fundamentais para a formulação e implementação de políticas de memória e os retratos foram utilizados como potentes instrumentos reivindicatórios de reparação, reconhecimento e não esquecimento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-10T12:11:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-07
2021-12-10T12:11:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DIAS, Katia Helena Rodrigues. Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos retratos de mortos e desaparecidos. Orientadora: Francisca Ferreira Michelon. Coorientadora: Ana María Sosa González. 2021. 333 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8094
identifier_str_mv DIAS, Katia Helena Rodrigues. Memórias traumáticas da ditadura civil-militar no Brasil e na Argentina a partir dos retratos de mortos e desaparecidos. Orientadora: Francisca Ferreira Michelon. Coorientadora: Ana María Sosa González. 2021. 333 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/6/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/7/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/1/Tese_Katia_Helena_Rodrigues_Dias.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8094/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 273eaef5e039a2f3917e0210cdae61a9
8bf80edf3bf04b114cbe16aa05192102
e56fda27211f76c07200ef48522a8e5d
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846971060715520