Uma prática filosófica em Michel Foucault: a resposta ao chamado da Aufklärung.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7565 |
Resumo: | A presente Tese objetiva analisar a aproximação dos referenciais teóricos de Michel Foucault (Poitiers, 1926-Paris, 1984) com alguns dos escritos de Immanuel Kant (Königsberg, 1724-1804), em especial o Opúsculo “Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?”, publicado em 1784, no jornal Berlinische Monatsschrift. A pesquisa parte da perspectiva que a Aufklärung, embora marcada como um período histórico, também poderia ser entendida como uma postura que possui considerável importância para os filósofos, e não apenas aqueles situados nos séculos XVIII e XIX. Nesse sentido, foi analisada a participação de Foucault numa certa vertente da Filosofia Moderna que tem origem em Kant: a ontologia do presente. A hipótese geral sustentada é a de que a “inscrição” de Foucault nessa tradição kantiana começa a ser evidenciada, principalmente, a partir de 1978, quando ele comentou a Aufklärung na “Introdução” elaborada para a versão americana do livro O Normal e Patológico, de Georges Canguilhem. A partir de então, a temática da Aufklärung passa a ser recorrente em seus escritos e palestras. Além disso, é também a partir dessa introdução que se pode pensar a presença latente da Aufklärung nos livros e nos demais textos foucaultianos anteriores ao ano de 1978. Em suma, com as hipóteses específicas, a tese indica que a compreensão da obra foucaultiana pode ser realizada a partir da observação de sua relação com o Esclarecimento. Ademais, a Tese também sustenta o diálogo interno na obra foucaultiana e rompe com a leitura temática. Desse modo, após verificar em Foucault a herança da “Filosofia das Luzes”, a pesquisa mostrou como seria possível pensar as influências da Aufklärung presentes na prática filosófica foucaultiana – “certa maneira de filosofar” que estava em desenvolvimento desde seus primeiros textos (quando ele ainda estava sob a influência de pensadores ligados à História das Ciências) –, e como sua prática filosófica propicia, no campo político, as condições para os procedimentos de subjetivação. Por fim, a Tese apresenta a atualidade da Aufklärung: a partir de seu lema, “Sapere Aude!”, a Aufklärung faz lembrar a condição pessoal de cada um, além da responsabilidade e da necessidade de esforço constante para promover o rompimento com a menoridade. |
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2021-05-23T13:01:47Z2021-05-212021-05-23T13:01:47Z2020-07-23NASCIMENTO, David Inácio. Uma prática filosófica em Michel Foucault: a resposta ao chamado da Aufklärung. 2020. 224f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7565A presente Tese objetiva analisar a aproximação dos referenciais teóricos de Michel Foucault (Poitiers, 1926-Paris, 1984) com alguns dos escritos de Immanuel Kant (Königsberg, 1724-1804), em especial o Opúsculo “Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?”, publicado em 1784, no jornal Berlinische Monatsschrift. A pesquisa parte da perspectiva que a Aufklärung, embora marcada como um período histórico, também poderia ser entendida como uma postura que possui considerável importância para os filósofos, e não apenas aqueles situados nos séculos XVIII e XIX. Nesse sentido, foi analisada a participação de Foucault numa certa vertente da Filosofia Moderna que tem origem em Kant: a ontologia do presente. A hipótese geral sustentada é a de que a “inscrição” de Foucault nessa tradição kantiana começa a ser evidenciada, principalmente, a partir de 1978, quando ele comentou a Aufklärung na “Introdução” elaborada para a versão americana do livro O Normal e Patológico, de Georges Canguilhem. A partir de então, a temática da Aufklärung passa a ser recorrente em seus escritos e palestras. Além disso, é também a partir dessa introdução que se pode pensar a presença latente da Aufklärung nos livros e nos demais textos foucaultianos anteriores ao ano de 1978. Em suma, com as hipóteses específicas, a tese indica que a compreensão da obra foucaultiana pode ser realizada a partir da observação de sua relação com o Esclarecimento. Ademais, a Tese também sustenta o diálogo interno na obra foucaultiana e rompe com a leitura temática. Desse modo, após verificar em Foucault a herança da “Filosofia das Luzes”, a pesquisa mostrou como seria possível pensar as influências da Aufklärung presentes na prática filosófica foucaultiana – “certa maneira de filosofar” que estava em desenvolvimento desde seus primeiros textos (quando ele ainda estava sob a influência de pensadores ligados à História das Ciências) –, e como sua prática filosófica propicia, no campo político, as condições para os procedimentos de subjetivação. Por fim, a Tese apresenta a atualidade da Aufklärung: a partir de seu lema, “Sapere Aude!”, a Aufklärung faz lembrar a condição pessoal de cada um, além da responsabilidade e da necessidade de esforço constante para promover o rompimento com a menoridade.This thesis aims to analyze the approach about Michel Foucault's theoretical framework and some of Immanuel Kant's texts, in particular “Beantwortung der Frage: Was ist Aufklärung?”, published in the Berlinische Monatsschrift in 1784. The research starts from the perspective that Aufklärung – although marked as a historical period – could be understood as an important posture for some philosophers, and not just those located in the 18th and 19th centuries. To this end, it was analyzed the participation of Foucault in a certain aspect of Modern Philosophy, which has its origin in Kant the ontology of the present. The hypothesis is that “enrolment” of Foucault in this Kantian tradition, begins to be demonstrated in 1978, when he commented on Aufklärung in “Introduction by Michel Foucault”, elaborated for the american version of the book “The Normal and The Pathologic”, by Georges Canguilhem. From them on, the theme of Aufklärung becomes recurrent in his writings and lectures. Furthermore, and from this introduction, the latent presence of Aufklärung can be thought of in Foucauldian books and texts, written before 1978. In summary, with the specific hypotheses, the thesis indicates that the understanding of Foucault's work can be realized from observation of its relationship with the Enlightenment. Moreover, the Thesis also defends the internal dialogue in Foucault's work and suspends thematic reading. Thus, after checking the inheritance of “Philosophy of the Enlightenment” in Foucault, the research showed how it would be possible to think about the influences of Aufklärung present in Foucault's philosophical practice – “a certain way of philosophizing” that was in development since his first texts (when he was still under influence of thinkers associated to History of Sciences) –, and how its philosophical practice provides the conditions for the processes of subjectivation in the political field. Finally, the Thesis presents the current status of Aufklärung: with his motto “Sapere Aude!”, Aufklärung reminds everyone to their personal condition, and also the responsibility and the need to promote a break with immaturity.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFoucaultKantAufklärungPrática filosóficaSubjetivaçãoPhilosophical practiceSubjectivationUma prática filosófica em Michel Foucault: a resposta ao chamado da Aufklärung.A philosophical practice in Michel Foucault: the answer to the call of the Aufklärung.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1147085034375505http://lattes.cnpq.br/2113698088338985Schio, Sônia MariaNascimento, David Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.txtTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain638911http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7565/4/TESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.txtdfd4211e033ee9118f01867cffaef1a0MD54open accessTHUMBNAILTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.jpgTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7565/5/TESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdf.jpg5b2bf629ef20cd644f0b481de49a9b62MD55open accessORIGINALTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdfTESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdfapplication/pdf5769473http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7565/1/TESE_DAVID_INACIO_NASCIMENTO.pdfb82e59f3d2e273db946ee4d98f7791adMD51open accessCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-89http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7565/2/license_rdf42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7565/3/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD53open accessprefix/75652023-07-13 04:42:15.899open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:42:15Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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