Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Valéria Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857
Resumo: O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo.
id UFPL_4f047668afd858b37a857e01da42fdd1
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2857
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2016-07-05T15:06:48Z2016-07-05T15:06:48Z2015-03-09PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo.Este estudio tuvo como objetivo observar y analizar el impacto de los cursos de formación en el ámbito de la inclusión de sujetos con discapacidad visual en la red regular de la educación brasileña ha evolucionado y cómo el trabajo de los profesores que asistieron al curso de Cartografía Táctil, enseña en UFPEL en 2012 y 2013. para ello, se reveló que hubo un aumento en la calidad de las clases, tanto para los estudiantes con impedimentos visuales , como para los demás. Inclusión como una innovación en los tiempos modernos tiene la Cartografía Táctil un recurso importante para la accesibilidad y la comprensión de los mapas geográficos, ayudar a los maestros en la producción de materiales educativos alternativos a bajo costo.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIACartografia tátilEducação inclusivaFormação continuadaCartografía táctilEducación inclusivaEducación continuaOs impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusivaImpactos de la formación del profesorado em mapa táctil: perspectivas sobre educación inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209548T1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728881U3Noal, Rosa ElenaPires, Valéria Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.txtOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.txtExtracted texttext/plain210307http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/6/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.txt524ef2434ff3a047274a779fd6774056MD56open accessTHUMBNAILOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.jpgOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/7/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.jpg394efdf0efd22dd361b61e98d0e13097MD57open accessORIGINALOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdfOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdfapplication/pdf2819896http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/1/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf2b1d1e3d38292591a730d4a27e55f4fcMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/28572023-07-13 05:50:28.687open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2857VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:50:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Impactos de la formación del profesorado em mapa táctil: perspectivas sobre educación inclusiva
title Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
spellingShingle Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
Pires, Valéria Medeiros
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Cartografia tátil
Educação inclusiva
Formação continuada
Cartografía táctil
Educación inclusiva
Educación continua
title_short Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
title_full Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
title_fullStr Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
title_full_unstemmed Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
title_sort Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
author Pires, Valéria Medeiros
author_facet Pires, Valéria Medeiros
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209548T1
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728881U3
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noal, Rosa Elena
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Valéria Medeiros
contributor_str_mv Noal, Rosa Elena
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Cartografia tátil
Educação inclusiva
Formação continuada
Cartografía táctil
Educación inclusiva
Educación continua
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia tátil
Educação inclusiva
Formação continuada
Cartografía táctil
Educación inclusiva
Educación continua
description O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-05T15:06:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-05T15:06:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857
identifier_str_mv PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015.
url http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geografia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/6/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/7/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/1/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 524ef2434ff3a047274a779fd6774056
394efdf0efd22dd361b61e98d0e13097
2b1d1e3d38292591a730d4a27e55f4fc
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710155932499968