Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo. |
id |
UFPL_4f047668afd858b37a857e01da42fdd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2857 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-07-05T15:06:48Z2016-07-05T15:06:48Z2015-03-09PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015.http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo.Este estudio tuvo como objetivo observar y analizar el impacto de los cursos de formación en el ámbito de la inclusión de sujetos con discapacidad visual en la red regular de la educación brasileña ha evolucionado y cómo el trabajo de los profesores que asistieron al curso de Cartografía Táctil, enseña en UFPEL en 2012 y 2013. para ello, se reveló que hubo un aumento en la calidad de las clases, tanto para los estudiantes con impedimentos visuales , como para los demás. Inclusión como una innovación en los tiempos modernos tiene la Cartografía Táctil un recurso importante para la accesibilidad y la comprensión de los mapas geográficos, ayudar a los maestros en la producción de materiales educativos alternativos a bajo costo.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGSporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIACartografia tátilEducação inclusivaFormação continuadaCartografía táctilEducación inclusivaEducación continuaOs impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusivaImpactos de la formación del profesorado em mapa táctil: perspectivas sobre educación inclusivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209548T1http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728881U3Noal, Rosa ElenaPires, Valéria Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.txtOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.txtExtracted texttext/plain210307http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/6/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.txt524ef2434ff3a047274a779fd6774056MD56open accessTHUMBNAILOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.jpgOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/7/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.jpg394efdf0efd22dd361b61e98d0e13097MD57open accessORIGINALOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdfOs Impactos da Formação de Professores em Cartografia Tátil Perspectivas na educação inclusiva.pdfapplication/pdf2819896http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/1/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf2b1d1e3d38292591a730d4a27e55f4fcMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/28572023-07-13 05:50:28.687open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/2857VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:50:28Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Impactos de la formación del profesorado em mapa táctil: perspectivas sobre educación inclusiva |
title |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
spellingShingle |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva Pires, Valéria Medeiros CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Cartografia tátil Educação inclusiva Formação continuada Cartografía táctil Educación inclusiva Educación continua |
title_short |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
title_full |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
title_fullStr |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
title_sort |
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva |
author |
Pires, Valéria Medeiros |
author_facet |
Pires, Valéria Medeiros |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4209548T1 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728881U3 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noal, Rosa Elena |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Valéria Medeiros |
contributor_str_mv |
Noal, Rosa Elena |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Cartografia tátil Educação inclusiva Formação continuada Cartografía táctil Educación inclusiva Educación continua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia tátil Educação inclusiva Formação continuada Cartografía táctil Educación inclusiva Educación continua |
description |
O presente estudo teve como objetivo observar e analisar os impactos dos cursos de formação na área de inclusão de sujeitos com deficiência visual na rede regular de ensino brasileiro e como evoluiu o trabalho dos professores que freqüentaram o curso de Cartografia Tátil, ministrado na UFPEL, e, 2012 e 2013. Para isso, foi revelado que houve avanço na qualidade das aulas, tanto para alunos com deficiência visual, como para os demais. A inclusão como inovação na época moderna tem na Cartografia Tátil um importante recurso para acessibilidade e entendimento dos mapas geográficos, auxiliando professores na confecção de materiais didáticos alternativos de baixo custo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-07-05T15:06:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-07-05T15:06:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857 |
identifier_str_mv |
PIRES, Valéria Medeiros. Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia. Instituto de Ciências Humanas. Universidade Federal de Pelotas, 2015. |
url |
http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Geografia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/6/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/7/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/1/Os%20Impactos%20da%20Forma%c3%a7%c3%a3o%20de%20Professores%20em%20Cartografia%20T%c3%a1til%20Perspectivas%20na%20educa%c3%a7%c3%a3o%20inclusiva.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2857/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
524ef2434ff3a047274a779fd6774056 394efdf0efd22dd361b61e98d0e13097 2b1d1e3d38292591a730d4a27e55f4fc 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710155932499968 |