O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serralheiro, Laryssa Celestino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338
Resumo: Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880.
id UFPL_5a9326d80807d30b59b728f2ea5e4635
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10338
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-10-12T01:16:49Z2023-10-12T01:16:49Z2023SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237.978-65-5973-278-5http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880.porASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)CC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação - HistóriaColégio de Santa TherezaMeninas órfãsProjeto educacionalO Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSerralheiro, Laryssa Celestinoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdfO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdfapplication/pdf77745http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/1/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdfe1891555bac6da5a0a26435b4353b0f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.txtO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.txtExtracted texttext/plain9604http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/3/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.txt90099b0abea1037f2c1b9922620eee22MD53open accessTHUMBNAILO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.jpgO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/4/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.jpgf2e774775fdb1307f427a4c95cbcde09MD54open accessprefix/103382023-10-12 03:01:37.092open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10338VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-12T06:01:37Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
title O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
spellingShingle O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
Serralheiro, Laryssa Celestino
Educação - História
Colégio de Santa Thereza
Meninas órfãs
Projeto educacional
title_short O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
title_full O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
title_fullStr O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
title_full_unstemmed O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
title_sort O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
author Serralheiro, Laryssa Celestino
author_facet Serralheiro, Laryssa Celestino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Serralheiro, Laryssa Celestino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - História
Colégio de Santa Thereza
Meninas órfãs
Projeto educacional
topic Educação - História
Colégio de Santa Thereza
Meninas órfãs
Projeto educacional
description Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T01:16:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-12T01:16:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-65-5973-278-5
identifier_str_mv SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237.
978-65-5973-278-5
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)
publisher.none.fl_str_mv ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/1/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/3/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/4/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e1891555bac6da5a0a26435b4353b0f8
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
90099b0abea1037f2c1b9922620eee22
f2e774775fdb1307f427a4c95cbcde09
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846966087319552