O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338 |
Resumo: | Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880. |
id |
UFPL_5a9326d80807d30b59b728f2ea5e4635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10338 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-12T01:16:49Z2023-10-12T01:16:49Z2023SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237.978-65-5973-278-5http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880.porASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE)CC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessEducação - HistóriaColégio de Santa TherezaMeninas órfãsProjeto educacionalO Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectSerralheiro, Laryssa Celestinoreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdfO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdfapplication/pdf77745http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/1/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdfe1891555bac6da5a0a26435b4353b0f8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.txtO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.txtExtracted texttext/plain9604http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/3/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.txt90099b0abea1037f2c1b9922620eee22MD53open accessTHUMBNAILO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.jpgO COLÉGIO DE SANTA THEREZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1613http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/4/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.jpgf2e774775fdb1307f427a4c95cbcde09MD54open accessprefix/103382023-10-12 03:01:37.092open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10338VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-12T06:01:37Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
title |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
spellingShingle |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) Serralheiro, Laryssa Celestino Educação - História Colégio de Santa Thereza Meninas órfãs Projeto educacional |
title_short |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
title_full |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
title_fullStr |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
title_full_unstemmed |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
title_sort |
O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864) |
author |
Serralheiro, Laryssa Celestino |
author_facet |
Serralheiro, Laryssa Celestino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serralheiro, Laryssa Celestino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - História Colégio de Santa Thereza Meninas órfãs Projeto educacional |
topic |
Educação - História Colégio de Santa Thereza Meninas órfãs Projeto educacional |
description |
Este trabalho a ser abordado está relacionado à minha temática da dissertação de Mestrado, a qual constitui uma análise sobre os cuidados e assistências prestados às crianças órfãs e abandonadas na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul durante o Período Imperial. Pesquisa essa associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPel, na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, sob orientação do Prof. Elomar Tambara e Prof. Fernando Ripe. Sob imersão no meio acadêmico por estudos voltados às práticas assistenciais e encaminhamentos para um ensino escolarizado aos infantis desvalidos, a presente investigação visa analisar os processos de avanços e retrocessos da institucionalização da educação às meninas órfãs e expostas por meio da instauração do Colégio de Santa Thereza, localizado na cidade de Porto Alegre, uma vez que identificamos nos Relatórios Provinciais o desafio enfrentando por parte das autoridades políticas da Província – em torno da gestão administrativa e, principalmente, financeira – para a edificação do colégio que seria destinado às meninas órfãs e abandonadas da região. Com isso, a temporalidade abrangida está relacionada com a imposição legislativa, feita em 1845, para a fundação desse instituto assistencial-educativo até o momento que, de fato, o Colégio de Santa Thereza dá início às suas atividades em 1880. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-12T01:16:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-12T01:16:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-65-5973-278-5 |
identifier_str_mv |
SERRALHEIRO, Laryssa Celestino. O Colégio de Santa Tereza: os desafios para a institucionalização da educação feminina órfã e abandonada em Porto Alegre/RS (1845-1864). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 28., 2023. Porto Alegre. Caderno de resumos [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2023. p. 234-237. 978-65-5973-278-5 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) |
publisher.none.fl_str_mv |
ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ASPHE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/1/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/3/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10338/4/O%20COL%c3%89GIO%20DE%20SANTA%20THEREZA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e1891555bac6da5a0a26435b4353b0f8 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 90099b0abea1037f2c1b9922620eee22 f2e774775fdb1307f427a4c95cbcde09 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846966087319552 |