Avaliação do estado de degradação de fachadas de edifícios escolares por meio de indicadores qualitativos e quantitativos: estudo de caso em Pelotas/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vitória Silveira da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres, Ariela da Silva
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/12761
Resumo: O trabalho tem como objetivo avaliar o estado de degradação de fachadas de edifícios escolares por meio da quantificação das manifestações patológicas. Para realizar a avaliação este estudo foi dividido em levantamento visual e fotográfico, mapeamento de manifestações patológicas e posterior aplicação de Método de Mensuração de Degradação (MMD) e Índice de Performance do Elemento (IP). Além disso, foi realizada a padronização dos resultados – usando a média entre os métodos para classificação do nível de degradação. Avaliou-se o estado de degradação de quatro fachadas de edificações localizadas na cidade de Pelotas/RS. Como resultados do mapa de danos, o dano mais recorrente foi a sujidade. Na aplicação do MMD conclui-se que o fator de dano total das fachadas é de 21,26%; 11,31%, 15,52% e 15,76% sendo os danos mais recorrentes as manchas de umidade, mofo e bolor. Quanto ao IP foi possível observar que o maior valor foi alcançado nas fachadas 1 e 4, sendo os maiores valores relacionadas a umidade foram. Avaliando as fachadas das edificações em função dos níveis de desempenho, o dano médio entre os métodos de todas as fachadas ficou enquadrado no nível de degradação bom (abrangência de danos de 6 a 16%).
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