Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral.
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7725 |
Resumo: | Este trabalho de tese é parte integrante das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social – FEPráxiS, inserido na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, estuda o fenômeno educativo sob o ponto de vista histórico e filosófico, almejando o reconhecimento da prática educativa como uma práxis social emancipadora. Resulta do trabalho de pesquisa que foi desenvolvido em torno da seguinte problemática teórica: quais são os limites e possibilidades da educação escolar brasileira para superar a condição de reprodutora social e promover uma formação omnilateral dos sujeitos, visando ao desenvolvimento máximo de suas potencialidades? Seu objetivo central consiste em destacar os espaços de contradição que possibilitam a concorrência para uma formação omnilateral do ser humano, após análise do contexto atual da educação escolar brasileira. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos contemplou os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, seguindo o método de investigação do materialismo histórico e dialético. Por meio de um estudo bibliográfico e documental, buscou-se destacar os espaços contraditórios no seio do capitalismo, que possibilitam a superação da formação humana unilateral, abrindo espaço para inaugurar o movimento em prol do desenvolvimento omnilateral do ser humano, mediado pela educação escolar. A exposição do objeto investigado se estrutura em três momentos. Inicialmente são apresentados aspectos da trajetória histórica da educação escolar brasileira, enfocando especialmente os ideais liberais de homem, sociedade e educação que, de modo implícito, determinam a constituição e a organização da escola. O segundo momento contempla uma exposição sistemática acerca do conceito de omnilateralidade enquanto um modelo formativo, buscando sua gênese e seu desenvolvimento na obra de Marx. A seguir, sistematiza-se o conceito de Emancipação Humana, entendido como um estágio máximo de desenvolvimento do ser humano e como uma consequência da formação omnilateral. Por fim, são expostas as contradições que se apresentam na organização escolar brasileira. A complexidade explicitada neste texto visa a demonstrar limites e possibilidades para se avançar na luta contra-hegemônica, apontando a educação escolar como uma instituição cujo papel principal deve ser a formação omnilateral do ser humano, que lhe possibilita a conquista da emancipação, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento do processo para a superação do modo de produção capitalista. |
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2021-06-18T22:48:27Z2021-06-182021-06-18T22:48:27Z2016-12-12BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. Educação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral. 2016. 141f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7725Este trabalho de tese é parte integrante das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social – FEPráxiS, inserido na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação, estuda o fenômeno educativo sob o ponto de vista histórico e filosófico, almejando o reconhecimento da prática educativa como uma práxis social emancipadora. Resulta do trabalho de pesquisa que foi desenvolvido em torno da seguinte problemática teórica: quais são os limites e possibilidades da educação escolar brasileira para superar a condição de reprodutora social e promover uma formação omnilateral dos sujeitos, visando ao desenvolvimento máximo de suas potencialidades? Seu objetivo central consiste em destacar os espaços de contradição que possibilitam a concorrência para uma formação omnilateral do ser humano, após análise do contexto atual da educação escolar brasileira. A metodologia utilizada para atingir os objetivos propostos contemplou os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental, seguindo o método de investigação do materialismo histórico e dialético. 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Por fim, são expostas as contradições que se apresentam na organização escolar brasileira. A complexidade explicitada neste texto visa a demonstrar limites e possibilidades para se avançar na luta contra-hegemônica, apontando a educação escolar como uma instituição cujo papel principal deve ser a formação omnilateral do ser humano, que lhe possibilita a conquista da emancipação, contribuindo, dessa forma, com o fortalecimento do processo para a superação do modo de produção capitalista.This thesis work is part of the performed researches in the Group of Research, Philosophy, Education and Social Praxis - FEPraxiS, inserted in the research line of Philosoply and History of the Education, studying the educational phenomena in the historic and philosophic view, aiming the recognition of the educational practice as an emancipatory social praxis. Resulting from the research work that was developed around the following theoretical problematic: what are the limits and possibilities of Brazilian school education to overcome the condition of social reproducer and to promote an omnilateral formation of the individuals, aiming at the maximum development of their potentialities? Its central objective is to highlight the spaces of contradiction that allow the competition for an omnilateral formation of the human being, after analyzing the current context of Brazilian school education. The methodology used to reach the proposed objectives contemplated the presuppositions of a qualitative, bibliographical and documentary research, following the research method of historical and dialectical materialism. Through a bibliographical and documentary study, the contradictory spaces in the core of the capitalism were highlighted, which make it possible to overcome unilateral human formation, making room to inaugurate the movement in favor of the human being omnilateral development, mediated by school education. The exposition of the investigated object is structured in three moments. Initially, aspects of the historical trajectory of Brazilian school education are presented, focusing especially on the liberal ideals of man, society and education that implicitly determine the constitution and organization of the school. The second moment contemplates a systematic exposition about the concept of omnilaterality as a formative model, seeking its genesis and its development in the work of Marx. Next, the concept of Human Emancipation which is understood as a maximum stage of human development and as a consequence of omnilateral formation, is systematized. Finally, the contradictions that are presented in the Brazilian school organization. The complexity explained in this text aims to demonstrate limits and possibilities to advance the counter-hegemonic struggle, pointing out the school education as an institution whose main role should be the omnilateral formation of the human being, which enable them to achieve the emancipation, thus contribute to the strengthening of the process of overcoming the capitalist mode of production.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação escolarFormação humanaOmnilateralidadeSchool educationHuman formationOmnilateralityEducação escolar brasileira: possibilidades e limites para uma formação de caráter omnilateral.Brazilian school education: possibilities and limits to a formation of omnilateral character.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8269274051863809http://lattes.cnpq.br/6451513910863914Oliveira, Avelino da RosaBaczinski, Alexandra Vanessa de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.txtTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.txtExtracted texttext/plain349464http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7725/6/Tese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.txt9826ee3c87362c09075dddd838cc53c5MD56open accessTHUMBNAILTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.jpgTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7725/7/Tese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf.jpgac91171837801228fca8eef819ca0e35MD57open accessORIGINALTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdfTese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdfapplication/pdf999629http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7725/1/Tese_Alexandra_Vanessa_de_Moura_Baczinski.pdf77de6a0d969d5f6f860e9045379507d9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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