Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120 |
Resumo: | Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada. |
id |
UFPL_5f5a8818c8260626020bde504b5bcd6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5120 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-04-30T01:23:39Z2020-04-292020-04-30T01:23:39Z2013-06-28FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.RÉSUMÉ: Cette étude avait comme proposition comprendre l'activité exercée par la catégorie de ligne aérienne pilote, ainsi que les habilité, connaissances, attitudes, qualification et formation nécessaire à l'exercice de cette profession. Interrogé si cette série d'exigences change dans la mesure où il y a des changements technologiques dans les avions et les changements organisationnels et cherchait à les identifier à travers le modèle de compétences. L'avion est considérée dans cette étude, un système expert, tant pour leur excellence technique, l'utilisation de technologies de pointe et l'expertise technique nécessaire pour leur fonctionnement. La restructuration de l'Aviation civile brésilienne à la suite de la restructuration de l'économie mondiale selon le modèle d'accumulation flexible explique les changements survenus dans l'activité de ces professionnels qui les conduit à mobiliser des attitudes managériales. Le pilote a été identifié comme un expert dans un système expert. Pour Giddens de réflexivité, comme caractéristique de la haute modernité, assumer les changements et c'est avec cet argument qui vérifie l'existence d'un modèle de compétence dans la profession de pilote d'avions. Il a été constaté que le modèle de compétences explique en partie l'activité pilote en vertu de l'organisation du travail structuré hiérarchiquement et doivent suivre les normes opérationnelles définies par l'industrie du transport aérien, la compagnie aérienne normes opérationnelles et la réglementation du secteur aérien. Il a été constaté que ces professionnels ont besoin de formation continue.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaPiloto de linha aéreaMudança tecnológicaSistema peritoModelo de competênciaDe ligne aérienne piloteChangement technologiqueSystème expertModèle de compétenceAbrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.Opening the black box of skills: case of airline pilots in Brazilian air transport at the turn of the 21st century.Ouvrir la boîte noire des compétences: cas des pilotes de ligne dans le transport aérien brésilien au tournant du 21e siècle.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4441679632915139http://lattes.cnpq.br/9769937833285092Niz, Pedro Alcides RoberttFabres, Ana Cristina Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txtDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txtExtracted texttext/plain389731http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/6/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txt095fc64b96b62e9cdb88ef1260cf642bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/7/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgc984727d5bc07ace5792af34b486c62fMD57open accessORIGINALDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfapplication/pdf1223593http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/1/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfca545c68ed76f52b02eda55c40d31dd3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/51202023-07-13 05:30:33.905open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5120VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:30:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Opening the black box of skills: case of airline pilots in Brazilian air transport at the turn of the 21st century. Ouvrir la boîte noire des compétences: cas des pilotes de ligne dans le transport aérien brésilien au tournant du 21e siècle. |
title |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
spellingShingle |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. Fabres, Ana Cristina Porto CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Sociologia Piloto de linha aérea Mudança tecnológica Sistema perito Modelo de competência De ligne aérienne pilote Changement technologique Système expert Modèle de compétence |
title_short |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
title_full |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
title_fullStr |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
title_full_unstemmed |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
title_sort |
Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. |
author |
Fabres, Ana Cristina Porto |
author_facet |
Fabres, Ana Cristina Porto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4441679632915139 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9769937833285092 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Niz, Pedro Alcides Robertt |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabres, Ana Cristina Porto |
contributor_str_mv |
Niz, Pedro Alcides Robertt |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA Sociologia Piloto de linha aérea Mudança tecnológica Sistema perito Modelo de competência De ligne aérienne pilote Changement technologique Système expert Modèle de compétence |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Piloto de linha aérea Mudança tecnológica Sistema perito Modelo de competência De ligne aérienne pilote Changement technologique Système expert Modèle de compétence |
description |
Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-30T01:23:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-04-29 2020-04-30T01:23:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120 |
identifier_str_mv |
FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/6/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/7/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/1/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
095fc64b96b62e9cdb88ef1260cf642b c984727d5bc07ace5792af34b486c62f ca545c68ed76f52b02eda55c40d31dd3 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846962646941696 |