Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabres, Ana Cristina Porto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120
Resumo: Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.
id UFPL_5f5a8818c8260626020bde504b5bcd6a
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5120
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-04-30T01:23:39Z2020-04-292020-04-30T01:23:39Z2013-06-28FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.RÉSUMÉ: Cette étude avait comme proposition comprendre l'activité exercée par la catégorie de ligne aérienne pilote, ainsi que les habilité, connaissances, attitudes, qualification et formation nécessaire à l'exercice de cette profession. Interrogé si cette série d'exigences change dans la mesure où il y a des changements technologiques dans les avions et les changements organisationnels et cherchait à les identifier à travers le modèle de compétences. L'avion est considérée dans cette étude, un système expert, tant pour leur excellence technique, l'utilisation de technologies de pointe et l'expertise technique nécessaire pour leur fonctionnement. La restructuration de l'Aviation civile brésilienne à la suite de la restructuration de l'économie mondiale selon le modèle d'accumulation flexible explique les changements survenus dans l'activité de ces professionnels qui les conduit à mobiliser des attitudes managériales. Le pilote a été identifié comme un expert dans un système expert. Pour Giddens de réflexivité, comme caractéristique de la haute modernité, assumer les changements et c'est avec cet argument qui vérifie l'existence d'un modèle de compétence dans la profession de pilote d'avions. Il a été constaté que le modèle de compétences explique en partie l'activité pilote en vertu de l'organisation du travail structuré hiérarchiquement et doivent suivre les normes opérationnelles définies par l'industrie du transport aérien, la compagnie aérienne normes opérationnelles et la réglementation du secteur aérien. Il a été constaté que ces professionnels ont besoin de formation continue.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaPiloto de linha aéreaMudança tecnológicaSistema peritoModelo de competênciaDe ligne aérienne piloteChangement technologiqueSystème expertModèle de compétenceAbrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.Opening the black box of skills: case of airline pilots in Brazilian air transport at the turn of the 21st century.Ouvrir la boîte noire des compétences: cas des pilotes de ligne dans le transport aérien brésilien au tournant du 21e siècle.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4441679632915139http://lattes.cnpq.br/9769937833285092Niz, Pedro Alcides RoberttFabres, Ana Cristina Portoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txtDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txtExtracted texttext/plain389731http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/6/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txt095fc64b96b62e9cdb88ef1260cf642bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/7/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpgc984727d5bc07ace5792af34b486c62fMD57open accessORIGINALDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfDissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfapplication/pdf1223593http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/1/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdfca545c68ed76f52b02eda55c40d31dd3MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/51202023-07-13 05:30:33.905open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5120VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:30:33Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Opening the black box of skills: case of airline pilots in Brazilian air transport at the turn of the 21st century.
Ouvrir la boîte noire des compétences: cas des pilotes de ligne dans le transport aérien brésilien au tournant du 21e siècle.
title Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
spellingShingle Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
Fabres, Ana Cristina Porto
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia
Piloto de linha aérea
Mudança tecnológica
Sistema perito
Modelo de competência
De ligne aérienne pilote
Changement technologique
Système expert
Modèle de compétence
title_short Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
title_full Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
title_fullStr Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
title_full_unstemmed Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
title_sort Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI.
author Fabres, Ana Cristina Porto
author_facet Fabres, Ana Cristina Porto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4441679632915139
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9769937833285092
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Niz, Pedro Alcides Robertt
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabres, Ana Cristina Porto
contributor_str_mv Niz, Pedro Alcides Robertt
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Sociologia
Piloto de linha aérea
Mudança tecnológica
Sistema perito
Modelo de competência
De ligne aérienne pilote
Changement technologique
Système expert
Modèle de compétence
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Piloto de linha aérea
Mudança tecnológica
Sistema perito
Modelo de competência
De ligne aérienne pilote
Changement technologique
Système expert
Modèle de compétence
description Este estudo teve como proposta compreender a atividade desempenhada pela categoria piloto de linha aérea, bem como as habilidades, conhecimentos, atitudes, qualificação e capacitação requeridas para o exercício dessa profissão. Questionou-se se esse conjunto de requisitos muda na medida em que há mudanças tecnológicas nas aeronaves e mudanças organizacionais e buscou-se identificá-los através do modelo de competência. A aeronave é considerada, neste estudo, um sistema perito tanto por sua excelência técnica, no sentido do uso de tecnologias de ponta, quanto pela especialização técnica necessária para a sua operacionalização. A reestruturação da Aviação Civil Brasileira, na esteira da reorganização econômica mundial sob o modelo de acumulação flexível, explica as mudanças que ocorreram na atividade desses profissionais levando-os a mobilizarem atitudes gerenciais. Identificou-se o piloto como perito atuando num sistema perito. Para Giddens a reflexividade, como característica da alta modernidade, pressupõem mudanças e é com esse argumento que se verifica a existência de um modelo de competência na profissão piloto de linha aérea. Verificou-se que o modelo de competência explica em parte a atividade do piloto em virtude da organização do trabalho estar estruturada de forma hierárquica e ter que seguir padrões operacionais definidos pela indústria aeronáutica, padrões operacionais da empresa aérea e regulamentação do setor aéreo. Verificou-se, também, que esses profissionais necessitam de formação continuada.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-30T01:23:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-29
2020-04-30T01:23:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120
identifier_str_mv FABRES, Ana Cristina Porto. Abrindo a caixa preta das competências: caso dos pilotos de linha aérea do transporte aéreo brasileiro na virada do século XXI. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2013.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto de Filosofia, Sociologia e Politica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/6/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/7/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/1/Dissertacao_Ana_Cristina_Porto_Fabres.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5120/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 095fc64b96b62e9cdb88ef1260cf642b
c984727d5bc07ace5792af34b486c62f
ca545c68ed76f52b02eda55c40d31dd3
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846962646941696