História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ripe, Fernando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, José Edimar de, Oliveira, Maria Augusta Martiarena de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268
Resumo: Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes.
id UFPL_683ab63ee9b69f2359088219b16cd7da
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10268
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-10-09T17:40:41Z2023-10-09T17:40:41Z2019RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023.978-85-5696-726-8http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes.porEditora FiCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaEducaçãoHistoriografiaRio Grande do SulCulturaHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookRipe, FernandoSouza, José Edimar deOliveira, Maria Augusta Martiarena dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdfHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdfapplication/pdf5496734http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/1/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf7a7b4567000c0b25c194b62789aeba79MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.txtHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.txtExtracted texttext/plain557260http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/3/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.txt7227a1170b10746383ae784c2081f43bMD53open accessTHUMBNAILHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.jpgHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2118http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/4/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.jpg0e070b00d578ab17511aa7cba595dadaMD54open accessprefix/102682023-10-10 03:01:48.745open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10268VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-10T06:01:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
title História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
spellingShingle História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
Ripe, Fernando
História
Educação
Historiografia
Rio Grande do Sul
Cultura
title_short História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
title_full História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
title_fullStr História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
title_full_unstemmed História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
title_sort História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
author Ripe, Fernando
author_facet Ripe, Fernando
Souza, José Edimar de
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de
author_role author
author2 Souza, José Edimar de
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ripe, Fernando
Souza, José Edimar de
Oliveira, Maria Augusta Martiarena de
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Historiografia
Rio Grande do Sul
Cultura
topic História
Educação
Historiografia
Rio Grande do Sul
Cultura
description Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-09T17:40:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-09T17:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv 978-85-5696-726-8
identifier_str_mv RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023.
978-85-5696-726-8
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Fi
publisher.none.fl_str_mv Editora Fi
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/1/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/3/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/4/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a7b4567000c0b25c194b62789aeba79
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
7227a1170b10746383ae784c2081f43b
0e070b00d578ab17511aa7cba595dada
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710131796377600