História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268 |
Resumo: | Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes. |
id |
UFPL_683ab63ee9b69f2359088219b16cd7da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10268 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-10-09T17:40:41Z2023-10-09T17:40:41Z2019RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023.978-85-5696-726-8http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes.porEditora FiCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessHistóriaEducaçãoHistoriografiaRio Grande do SulCulturaHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookRipe, FernandoSouza, José Edimar deOliveira, Maria Augusta Martiarena dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdfHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdfapplication/pdf5496734http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/1/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf7a7b4567000c0b25c194b62789aeba79MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.txtHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.txtExtracted texttext/plain557260http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/3/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.txt7227a1170b10746383ae784c2081f43bMD53open accessTHUMBNAILHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.jpgHistória e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2118http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/4/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.jpg0e070b00d578ab17511aa7cba595dadaMD54open accessprefix/102682023-10-10 03:01:48.745open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10268VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-10T06:01:48Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
title |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
spellingShingle |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas Ripe, Fernando História Educação Historiografia Rio Grande do Sul Cultura |
title_short |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
title_full |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
title_fullStr |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
title_full_unstemmed |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
title_sort |
História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas |
author |
Ripe, Fernando |
author_facet |
Ripe, Fernando Souza, José Edimar de Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, José Edimar de Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ripe, Fernando Souza, José Edimar de Oliveira, Maria Augusta Martiarena de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Educação Historiografia Rio Grande do Sul Cultura |
topic |
História Educação Historiografia Rio Grande do Sul Cultura |
description |
Como pensar a escola moderna sem compreender seu processo histórico de institucionalização? Como construir um percurso com base nas transformações da escola, ao longo dos séculos até os moldes da contemporaneidade, sem uma imersão histórica nas práticas cotidianas que instauraram os seus preceitos? Esse construto, no meu entendimento, não pode alijar-se de Clio para refinar os modos presentes de percebê-lo. O conjunto de elementos que permitem uma melhor compreensão da educação escolarizada tem princípios que se entrelaçam e auxiliam a compor um mosaico, o qual propicia certo grau de inteligibilidade e possibilita a produção de um estatuto que a singulariza frente a outras instituições modernas. As pesquisas que têm como foco a história das instituições escolares entrecruzam uma gama de outras variáveis passíveis de investigação, tais como: formação de professores e práticas pedagógicas; currículos, arquitetura escolar e manuais didáticos; história da criança, das ideias pedagógicas, das universidades, das disciplinas escolares, dos sistemas escolares, do currículo, das práticas educativas escolares e não escolares e dos tempos e espaços da escola, para citar alguns. Com esse conjunto de exemplos, é possível perceber que “a historiografia da educação não cessou de desdobrar-se em novos campos e objetos, procurando superar limitações metodológicas”. Os novos campos e objetos mobilizados nas pesquisas da área permitiram um entrelaçamento de informações que, em certa medida, possibilitou a emergência do conceito de cultura escolar. É, sobretudo, desse conceito e dos diferentes elementos que o compõem que trata este livro. Pensar a história das instituições educativas, da formação de professores, das práticas do cotidiano escolar e das culturas escolares em um estado brasileiro, o Rio Grande do Sul, é a proposta desta produção. Diante disso, designar e refletir sobre os dois eixos centrais das investigações que compreendem essa obra – a saber, instituições escolares e cultura escolar – é o que me proponho a fazer, com vista a situar o leitor no escopo dos artigos aqui presentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-09T17:40:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-09T17:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268 |
dc.identifier.isbn.none.fl_str_mv |
978-85-5696-726-8 |
identifier_str_mv |
RIPE, Fernando; SOUZA, José Edimar de; OLIVEIRA, Maria Augusta Martiarena (Org.) . História e Historiografia da Educação no Rio Grande do Sul: instituições, culturas e práticas educativas. Porto Alegre: Fi, 2019. – (Série estudos em história e historiografia da educação ; v. 1). 280p.. Disponível em: https://www.editorafi.org/_files/ugd/48d206_ad97b9a4b23e489fbae73d3df0a1dcc6.pdf. Acesso em: 9.out. 2023. 978-85-5696-726-8 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC BY-NC-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC BY-NC-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fi |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Fi |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/1/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/2/license.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/3/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10268/4/Hist%c3%b3ria%20e%20Historiografia%20da%20Educa%c3%a7%c3%a3o%20no%20Rio%20Grande%20do%20Sul.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a7b4567000c0b25c194b62789aeba79 fbd6c74465857056e3ca572d7586661b 7227a1170b10746383ae784c2081f43b 0e070b00d578ab17511aa7cba595dada |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710131796377600 |