Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Fabiano Domingues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pedrazzi, Fernanda Kieling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9988
https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.12322
Resumo: Esse estudo procurou trazer uma alternativa de avaliação dos serviços oferecidos em bibliotecas, principalmente para as universidades públicas. Levando em consideração a opinião dos usuários, procurou-se dar ênfase à satisfação em relação aos serviços prestados. Para coletar os dados, foi utilizada uma adaptação do método libqual que ainda é pouco explorado no Brasil. Com uma comunidade usuária cada dia mais exigente, surge a necessidade de se investigar as percepções acerca dos serviços oferecidos seja em quaisquer ambientes. Nesse trabalho, foi realizado um estudo de caso nas bibliotecas de uma universidade pública no sul do Brasil. Visto a ausência de uma sistemática de avaliação interna em relação aos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (Sisbi/UFPel), que inclua seus usuários no foco da discussão, buscou-se por meio desse estudo avaliar a satisfação dos mesmos por meio de um questionário on-line. Com base nos resultados dessa pesquisa, foram empregadas técnicas estatísticas para aferir a confiabilidade das informações coletadas. Como principais resultados encontrados podem ser destacados: os serviços mais utilizados, perfil do público que frequenta as bibliotecas, os serviços com maior nível de satisfação e também os com menores níveis. Descobriu- se que a dimensão da pesquisa valor afetivo foi a dimensão que obteve melhores scores de avaliação. Por fim, foram sugeridas melhorias no Sistema de Bibliotecas dessa Universidade e propõe-se novas pesquisas aplicando a mesma sistemática de avaliação para comparações e avanços futuros.
id UFPL_6a22143b4da4d18bc5c6179833b3f62e
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9988
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-08-17T23:51:46Z2023-08-17T23:51:46Z2022MALHEIRO, Fabiano Domingues; PEDRAZZI, Fernanda Kieling. Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 36, n. 01, p. 264-279, jan./jun. 2022.2236-7594http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9988https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.12322Esse estudo procurou trazer uma alternativa de avaliação dos serviços oferecidos em bibliotecas, principalmente para as universidades públicas. Levando em consideração a opinião dos usuários, procurou-se dar ênfase à satisfação em relação aos serviços prestados. Para coletar os dados, foi utilizada uma adaptação do método libqual que ainda é pouco explorado no Brasil. Com uma comunidade usuária cada dia mais exigente, surge a necessidade de se investigar as percepções acerca dos serviços oferecidos seja em quaisquer ambientes. Nesse trabalho, foi realizado um estudo de caso nas bibliotecas de uma universidade pública no sul do Brasil. Visto a ausência de uma sistemática de avaliação interna em relação aos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (Sisbi/UFPel), que inclua seus usuários no foco da discussão, buscou-se por meio desse estudo avaliar a satisfação dos mesmos por meio de um questionário on-line. Com base nos resultados dessa pesquisa, foram empregadas técnicas estatísticas para aferir a confiabilidade das informações coletadas. Como principais resultados encontrados podem ser destacados: os serviços mais utilizados, perfil do público que frequenta as bibliotecas, os serviços com maior nível de satisfação e também os com menores níveis. Descobriu- se que a dimensão da pesquisa valor afetivo foi a dimensão que obteve melhores scores de avaliação. Por fim, foram sugeridas melhorias no Sistema de Bibliotecas dessa Universidade e propõe-se novas pesquisas aplicando a mesma sistemática de avaliação para comparações e avanços futuros.porFundação Universidade Federal do Rio GrandeCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSatisfação de usuáriosBibliotecas universitáriasLibqualEstudo de usuárioSatisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMalheiro, Fabiano DominguesPedrazzi, Fernanda Kielingreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdfSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdfapplication/pdf863046http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/1/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf8903f0db2acbc1e0f5dd9192438215acMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/2/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD52open accessTEXTSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdf.txtSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdf.txtExtracted texttext/plain36265http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/3/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf.txta2c1a1a90d239332b1b81770d965453eMD53open accessTHUMBNAILSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdf.jpgSATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS DAS BIBLIOTECAS DA UFPEL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1772http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/4/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf.jpgbe4b85cd3ad581226939a9c1ca21d7ccMD54open accessprefix/99882023-08-18 03:00:37.595open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9988VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-08-18T06:00:37Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
title Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
spellingShingle Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
Malheiro, Fabiano Domingues
Satisfação de usuários
Bibliotecas universitárias
Libqual
Estudo de usuário
title_short Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
title_full Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
title_fullStr Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
title_full_unstemmed Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
title_sort Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel
author Malheiro, Fabiano Domingues
author_facet Malheiro, Fabiano Domingues
Pedrazzi, Fernanda Kieling
author_role author
author2 Pedrazzi, Fernanda Kieling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Fabiano Domingues
Pedrazzi, Fernanda Kieling
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação de usuários
Bibliotecas universitárias
Libqual
Estudo de usuário
topic Satisfação de usuários
Bibliotecas universitárias
Libqual
Estudo de usuário
description Esse estudo procurou trazer uma alternativa de avaliação dos serviços oferecidos em bibliotecas, principalmente para as universidades públicas. Levando em consideração a opinião dos usuários, procurou-se dar ênfase à satisfação em relação aos serviços prestados. Para coletar os dados, foi utilizada uma adaptação do método libqual que ainda é pouco explorado no Brasil. Com uma comunidade usuária cada dia mais exigente, surge a necessidade de se investigar as percepções acerca dos serviços oferecidos seja em quaisquer ambientes. Nesse trabalho, foi realizado um estudo de caso nas bibliotecas de uma universidade pública no sul do Brasil. Visto a ausência de uma sistemática de avaliação interna em relação aos serviços oferecidos pelas bibliotecas do Sistema de bibliotecas da Universidade Federal de Pelotas (Sisbi/UFPel), que inclua seus usuários no foco da discussão, buscou-se por meio desse estudo avaliar a satisfação dos mesmos por meio de um questionário on-line. Com base nos resultados dessa pesquisa, foram empregadas técnicas estatísticas para aferir a confiabilidade das informações coletadas. Como principais resultados encontrados podem ser destacados: os serviços mais utilizados, perfil do público que frequenta as bibliotecas, os serviços com maior nível de satisfação e também os com menores níveis. Descobriu- se que a dimensão da pesquisa valor afetivo foi a dimensão que obteve melhores scores de avaliação. Por fim, foram sugeridas melhorias no Sistema de Bibliotecas dessa Universidade e propõe-se novas pesquisas aplicando a mesma sistemática de avaliação para comparações e avanços futuros.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T23:51:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T23:51:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MALHEIRO, Fabiano Domingues; PEDRAZZI, Fernanda Kieling. Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 36, n. 01, p. 264-279, jan./jun. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9988
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2236-7594
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.12322
identifier_str_mv MALHEIRO, Fabiano Domingues; PEDRAZZI, Fernanda Kieling. Satisfação dos usuários em relação aos serviços das bibliotecas da UFPel. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 36, n. 01, p. 264-279, jan./jun. 2022.
2236-7594
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/9988
https://doi.org/10.14295/biblos.v36i1.12322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal do Rio Grande
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal do Rio Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/1/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/3/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9988/4/SATISFA%c3%87%c3%83O%20DOS%20USU%c3%81RIOS%20EM%20RELA%c3%87%c3%83O%20AOS%20SERVI%c3%87OS%20DAS%20BIBLIOTECAS%20DA%20UFPEL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8903f0db2acbc1e0f5dd9192438215ac
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
a2c1a1a90d239332b1b81770d965453e
be4b85cd3ad581226939a9c1ca21d7cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710106887454720