As identidades dos alunos quilombolas da Universidade Federal de Pelotas: trajetórias, construções e articulações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabelleira, Mariana Dias
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5318
Resumo: A Universidade Federal de Pelotas, desde 2015, realiza um processo seletivo específico para quilombolas nos cursos de graduação presenciais em áreas consideradas necessárias para as comunidades. O objetivo principal desta pesquisa consiste em compreender de que forma os estudantes da UFPel, oriundos de comunidades remanescentes de quilombos constroem e articulam suas identidades a partir das novas relações de identificações e diferenças, por vezes conflitantes, enfrentadas no ambiente universitário. Através do aporte teórico a respeito dos quilombolas, das ações afirmativas no ensino superior, da identidade em uma perspectiva pós-colonial e interseccional, problematizou-se a respeito das maneiras pelas quais estes estudantes constroem e articulam suas identidades, considerando as relações que estabelecem com os estudantes não-quilombolas, com a comunidade acadêmica e com a sua própria comunidade quilombola. Os objetivos desta pesquisa foram cumpridos através da metodologia da história oral. Após isto, os relatos foram classificados em quatro categorias e analisados pela metodologia de análise de conteúdo. Foi possível identificar que os estudantes tiveram experiências que proporcionaram novas identificações ao mesmo tempo em que também valorizaram suas identidades enquanto quilombolas, apesar de já terem vivenciado certas situações de preconceito. Ademais o ingresso na universidade proporcionou novas oportunidades até então dificultadas por barreiras de classe social, gênero e raça.
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Através do aporte teórico a respeito dos quilombolas, das ações afirmativas no ensino superior, da identidade em uma perspectiva pós-colonial e interseccional, problematizou-se a respeito das maneiras pelas quais estes estudantes constroem e articulam suas identidades, considerando as relações que estabelecem com os estudantes não-quilombolas, com a comunidade acadêmica e com a sua própria comunidade quilombola. Os objetivos desta pesquisa foram cumpridos através da metodologia da história oral. Após isto, os relatos foram classificados em quatro categorias e analisados pela metodologia de análise de conteúdo. Foi possível identificar que os estudantes tiveram experiências que proporcionaram novas identificações ao mesmo tempo em que também valorizaram suas identidades enquanto quilombolas, apesar de já terem vivenciado certas situações de preconceito. Ademais o ingresso na universidade proporcionou novas oportunidades até então dificultadas por barreiras de classe social, gênero e raça.The University Federal of Pelotas, since 2015, are realizing a specific selective process for quilombolas in the graduation courses that are considered necessary to quilombolas’ comunities. The main purpose of this research is to understand how quilombolas students of UFPEL are constructing and articulating their identities as of their new identifications and differentiation relationships, that at times are conflicting, confronted in the university’s ambient. With theoritical contribution bases about quilombolas, affirmative actions in higher education, perspectivies about identity in post colonials and interseccionalities theories, this research disscussed the ways that this students are constructing and articulating their identities considering the relationships between them and their classmates that are not quilombolas, the academic community and their own quilombola community. This reseach’s purpose was complied through oral history metodology. The narratives was classified in four categories and analized by content analysis method. It was possible to identify that the students had experiences that provides new identifications at the same time that they valued their own quilombola identities, although they have had lived some prejudice situations. Moreover, the admission in university provided new oportunities that before was being dificulted by social class, gender and race obstacles.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PoliticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIASociologiaQuilombolasIdentidadesDiferençaSociologyIdentitiesDifferenceAs identidades dos alunos quilombolas da Universidade Federal de Pelotas: trajetórias, construções e articulações.The identities of quilombola students at the Federal University of Pelotas: trajectories, constructions and articulations.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/7007879345881221http://lattes.cnpq.br/7994446298778464Spolle, Marcus ViníciusCabelleira, Mariana Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.txtMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain240771http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5318/6/MARIANA%20DIAS%20CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.txt27aa172f828161641259b9c044bb3e48MD56open accessTHUMBNAILMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.jpgMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1178http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5318/7/MARIANA%20DIAS%20CABELLEIRA_Dissertacao.pdf.jpgd77aaf2aa6acb8708341228cc54f2fa8MD57open accessORIGINALMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdfMARIANA DIAS CABELLEIRA_Dissertacao.pdfapplication/pdf1503606http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5318/1/MARIANA%20DIAS%20CABELLEIRA_Dissertacao.pdffa965adf3c2debd5d264df6de9c8bad9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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