Professores(as) de Licenciaturas: a condição de sua profissionalidade docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klug, Aline Quandt
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9498
Resumo: O estudo se refere ao tema da condição de profissionalidade docente entre professores(as) formadores(as) nos Cursos de Licenciatura em Geografia, Ciências Sociais e Física, da Universidade Federal de Pelotas. Teve como objetivo investigar e compreender a constituição da condição de profissionalidade docente dos professores e professoras de Cursos de Licenciatura da UFPel, a partir de suas concepções de docência, seus saberes e práticas mobilizados no exercício da profissão, sua formação e seus interesses profissionais. A metodologia do estudo baseou-se numa perspectiva orientada para a análise qualitativa das trajetórias dos sujeitos de pesquisa. A abordagem, no entanto, se situa na dialética com a perspectiva sociológica dos processos macro-estruturais que condicionam a docência a partir de uma dimensão ampliada das relações de poder. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, análise de currículos lattes e de Projetos Pedagógicos dos cursos. Os resultados apontaram para distintos modos de singularização da profissão docente, evidenciando que a condição de profissionalidade dos professores(as) se constitui por uma multiplicidade de fatores que integram uma dimensão afetiva, histórica e criativa dos sujeitos. A tese afirma que a dimensão afetiva dos sujeitos é um importante mobilizador dos processos de formação docente que se realizam ao longo da história pessoal e profissional, operando significativas transformações, adaptações e redirecionamentos durante a atividade docente. Deste modo conclui-se que as condições de profissionalidade docente se constituem de maneira complexa envolvendo múltiplas relações entre atores sociais distintos, distribuídos em níveis também distintos de interação. A partir dos achados de pesquisa, ressalta-se ainda a proposição de uma profissionalidade docente construída na relação entre uma prática pedagógica científica, uma prática educativa contextualizada e uma prática docente criativa.
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A abordagem, no entanto, se situa na dialética com a perspectiva sociológica dos processos macro-estruturais que condicionam a docência a partir de uma dimensão ampliada das relações de poder. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, análise de currículos lattes e de Projetos Pedagógicos dos cursos. Os resultados apontaram para distintos modos de singularização da profissão docente, evidenciando que a condição de profissionalidade dos professores(as) se constitui por uma multiplicidade de fatores que integram uma dimensão afetiva, histórica e criativa dos sujeitos. A tese afirma que a dimensão afetiva dos sujeitos é um importante mobilizador dos processos de formação docente que se realizam ao longo da história pessoal e profissional, operando significativas transformações, adaptações e redirecionamentos durante a atividade docente. Deste modo conclui-se que as condições de profissionalidade docente se constituem de maneira complexa envolvendo múltiplas relações entre atores sociais distintos, distribuídos em níveis também distintos de interação. A partir dos achados de pesquisa, ressalta-se ainda a proposição de uma profissionalidade docente construída na relação entre uma prática pedagógica científica, uma prática educativa contextualizada e uma prática docente criativa.The study refers to the theme of the condition of teaching professionality among teachers (trainers) in the Degree Programs in Geography, Social Sciences and physics, at the Federal University of Pelotas. It aimed to investigate and understand the constitution of the teaching professional condition of teachers and professors of UFPel Licensure Courses, based on their teaching concepts, their knowledge and practices mobilized in the exercise of the profession, their training and their professional interests. The methodology of the study was based on a perspective oriented to the qualitative analysis of the trajectories of the research subjects. The approach, however, is situated in the dialectic with the sociological perspective of the macro-structural processes that condition teaching from an expanded dimension of power relations. Semi-structured interviews, analysis of lattes and Pedagogical Projects of the courses were carried out. The results pointed to different ways of singularizing the teaching profession, showing that the condition of teachers' professionality is constituted by a multiplicity of factors that integrate an affective, historical and creative dimension of the subjects. The thesis states that the affective dimension of the subjects is an important mobilizer of teacher education processes that take place throughout personal and professional history, operating significant transformations, adaptations and redirections during the teaching activity. Thus, it is concluded that the conditions of teaching professionality are constituted in a complex way involving multiple relationships between different social actors, distributed in different levels of interaction. From the research findings, the proposition of a teaching professionality built on the relationship between a scientific pedagogical practice, a contextualized educational practice and a creative teaching practice is also highlighted.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOEducaçãoCursos de licenciaturaDocência na universidadeProfissionalidade docenteFormação de professoresDegree coursesTeaching at the universityTeaching professionalityTeacher trainingProfessores(as) de Licenciaturas: a condição de sua profissionalidade docenteUndergraduate teachers: the condition of their teaching professionalityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCunha, Maria Isabel daKlug, Aline Quandtinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese ALINE QUANDT KLUG.pdf.txtTese ALINE QUANDT KLUG.pdf.txtExtracted texttext/plain434668http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9498/6/Tese%20ALINE%20QUANDT%20KLUG.pdf.txt8488edcf5aeadd107d0ea144ed45f53fMD56open accessTHUMBNAILTese ALINE QUANDT KLUG.pdf.jpgTese ALINE QUANDT KLUG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9498/7/Tese%20ALINE%20QUANDT%20KLUG.pdf.jpg0d1a3ca136003600552ca045e86da8c4MD57open accessORIGINALTese ALINE QUANDT KLUG.pdfTese ALINE QUANDT KLUG.pdfapplication/pdf1636972http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9498/1/Tese%20ALINE%20QUANDT%20KLUG.pdf04a6ab6b70ed56d56570b143e7fbc72aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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