Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758 |
Resumo: | This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI |
id |
UFPL_6bc066995db212284b34b488975039b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1758 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/3606662711416212http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atribhttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesNeves, Cíntia Silva de Vasconcelos2014-08-20T13:48:28Z2012-04-252014-08-20T13:48:28Z2011-07-08NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPIEste trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua configuração curricular e foi através desse processo formativo que as estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a construção da IP de professorapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoFormação inicialEstágio curricular supervisionadoIdentidade profissional de professorInitial trainingSupervised curricular internshipTeacher professional identityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPossíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professorFeasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdfapplication/pdf561589http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdfbf85a52579805375d23a6060a86d4b49MD51open accessTEXTCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain223216http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/2/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtc8638860272ebd8d5847212d0396ffabMD52open accessTHUMBNAILCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpgCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpg3c32cbbeaf73009d70c21d0f82502da1MD53open access123456789/17582021-12-08 19:09:42.34open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-08T22:09:42Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Feasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity |
title |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
spellingShingle |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos Formação inicial Estágio curricular supervisionado Identidade profissional de professor Initial training Supervised curricular internship Teacher professional identity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
title_full |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
title_fullStr |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
title_full_unstemmed |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
title_sort |
Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor |
author |
Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos |
author_facet |
Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3606662711416212 |
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0468641258337595 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0843086784953517 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos |
contributor_str_mv |
Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial Estágio curricular supervisionado Identidade profissional de professor |
topic |
Formação inicial Estágio curricular supervisionado Identidade profissional de professor Initial training Supervised curricular internship Teacher professional identity CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial training Supervised curricular internship Teacher professional identity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-07-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-04-25 2014-08-20T13:48:28Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-20T13:48:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758 |
identifier_str_mv |
NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/2/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf85a52579805375d23a6060a86d4b49 c8638860272ebd8d5847212d0396ffab 3c32cbbeaf73009d70c21d0f82502da1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710102341877760 |