Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758
Resumo: This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI
id UFPL_6bc066995db212284b34b488975039b0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1758
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/3606662711416212http://lattes.cnpq.br/0468641258337595Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atribhttp://lattes.cnpq.br/0843086784953517Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros GonçalvesNeves, Cíntia Silva de Vasconcelos2014-08-20T13:48:28Z2012-04-252014-08-20T13:48:28Z2011-07-08NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPIEste trabalho buscou compreender questões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e da Identidade Profissional (IP) de Professor, no processo de formação dos professores. A questão balizadora dessa pesquisa consistiu em entender quais as possíveis influências da regência de classe realizada no Estágio Curricular Supervisionado para a construção da Identidade Profissional de professor dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande FURG. O percurso trilhado por essa investigação escolheu caminhos metodológicos que optaram por uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual coletou dados por meio de entrevista semiestruturada envolvendo seis colaboradoras de duas turmas do quarto ano do curso referido, do turno da manhã e da noite. Por meio da análise e interpretação dos dados foi possível perceber que, a formação inicial atendeu às Diretrizes Curriculares Nacionais, embora apresentasse lacunas em sua configuração curricular e foi através desse processo formativo que as estagiárias chegaram à etapa da regência de classe do ECS e, após esse período conseguiram se reconhecer como professoras, evidenciando que as atividades e as responsabilidades em assumir a frente de uma turma manifestam-se em contribuições que a regência de classe oferece para a construção da IP de professorapplication/pdfporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBREducaçãoFormação inicialEstágio curricular supervisionadoIdentidade profissional de professorInitial trainingSupervised curricular internshipTeacher professional identityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOPossíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professorFeasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdfapplication/pdf561589http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdfbf85a52579805375d23a6060a86d4b49MD51open accessTEXTCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtExtracted Texttext/plain223216http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/2/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txtc8638860272ebd8d5847212d0396ffabMD52open accessTHUMBNAILCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpgCintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1271http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpg3c32cbbeaf73009d70c21d0f82502da1MD53open access123456789/17582021-12-08 19:09:42.34open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:123456789/1758Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2021-12-08T22:09:42Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.por.fl_str_mv Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Feasible contributions of the Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity
title Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
spellingShingle Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
Formação inicial
Estágio curricular supervisionado
Identidade profissional de professor
Initial training
Supervised curricular internship
Teacher professional identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
title_full Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
title_fullStr Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
title_full_unstemmed Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
title_sort Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor
author Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
author_facet Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3606662711416212
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0468641258337595
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Zanchet, Beatriz Maria Boéssio Atrib
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0843086784953517
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Cíntia Silva de Vasconcelos
contributor_str_mv Pinto, Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Estágio curricular supervisionado
Identidade profissional de professor
topic Formação inicial
Estágio curricular supervisionado
Identidade profissional de professor
Initial training
Supervised curricular internship
Teacher professional identity
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial training
Supervised curricular internship
Teacher professional identity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This study attempted to understand issues about Supervised Curricular Internship (SCI) and teacher professional identity (TPI), in the teacher training process. The landmark question of this research was to understand which are the possible influences of regency class held in Supervised Curricular Internship for the construction of teacher professional identity of students in the Faculty of Pedagogy of Federal University of Rio Grande - FURG. The pathway trodden by this research chose methodological paths that opted for a qualitative research, which collected data through semi-structured interviews involving six people, of two classes, in the fourth year of the course in question, of both shifts: morning and night. Through analysis and interpretation of data it was possible realize that the initial formation attended the National Curriculum Guidelines, though having gaps in their curriculum setting and it was through this training process that trainees come to the stage of regency of class of the SCI and, after this period could recognized themselves as teachers, showing that the activities and responsibilities in assume the front of a class are manifested in contributions that the regency of class provides for the construction of TPI
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-07-08
dc.date.available.fl_str_mv 2012-04-25
2014-08-20T13:48:28Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-20T13:48:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758
identifier_str_mv NEVES, Cíntia Silva de Vasconcelos. Possíveis contribuições do estágio curricular supervisionado para a construção da identidade profissional de professor. 2011. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2011.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/1/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/2/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/1758/3/Cintia_Silva_Vasconcelos_Neves_Dissertacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf85a52579805375d23a6060a86d4b49
c8638860272ebd8d5847212d0396ffab
3c32cbbeaf73009d70c21d0f82502da1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710102341877760