Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forneck, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072
Resumo: Por aproximadamente um século, o sistema ferroviário esteve envolvido de forma mais ativa nas dinâmicas urbanas, fazendo parte da história e da vida das pessoas. As estações férreas compunham esse cenário, pois eram os locais de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. No entanto, a partir da década de cinquenta, o sistema ferroviário começa a declinar e, por volta de 1990, ocorre a extinção do transporte de passageiros em muitas cidades. As estações férreas tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se em seu entorno territórios abandonados. A partir da aproximação entre as teorias do urbanismo contemporâneo com a filosofia da diferença, o objetivo principal desta pesquisa é cartografar e investigar os territórios do abandono das estações férreas nas cidades-gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay. A finalidade é compreender as relações desse abandono com as práticas urbanas na contemporaneidade, possibilitando a abertura para novas formas de releitura da cidade levando em conta nossa sensibilidade. O estudo se desenvolve por meio do método da cartografia sensível, que visa explorar um território a partir da imersão corporal da pesquisadora no plano da experiência. Os resultados anunciam, com os mapas dos encontros e os mapas das intensidades, as potências através das rupturas marcadas na malha urbana e no corpo da cartógrafa que caminha pelos trilhos do trem até as estações férreas. Com isso, conclui-se pela sobreposição desses mapas, que esses territórios são constituídos por múltiplas camadas que revelam histórias, encontros, conexões, sentimentos e memórias. A experiência sensível nos aproxima com o plano real, em um ritmo mais lento, onde prevalece a importância da fala, da escuta, da pausa, do silêncio, como uma forma potente de sentir e experimentar a cidade através da nossa sensibilidade.
id UFPL_7137bb263367232ad0843c57dc8ccdb2
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/9072
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-02-07T12:48:13Z2023-02-07T12:48:13Z2021-11-17FORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. 2021. 343f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072Por aproximadamente um século, o sistema ferroviário esteve envolvido de forma mais ativa nas dinâmicas urbanas, fazendo parte da história e da vida das pessoas. As estações férreas compunham esse cenário, pois eram os locais de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. No entanto, a partir da década de cinquenta, o sistema ferroviário começa a declinar e, por volta de 1990, ocorre a extinção do transporte de passageiros em muitas cidades. As estações férreas tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se em seu entorno territórios abandonados. A partir da aproximação entre as teorias do urbanismo contemporâneo com a filosofia da diferença, o objetivo principal desta pesquisa é cartografar e investigar os territórios do abandono das estações férreas nas cidades-gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay. A finalidade é compreender as relações desse abandono com as práticas urbanas na contemporaneidade, possibilitando a abertura para novas formas de releitura da cidade levando em conta nossa sensibilidade. O estudo se desenvolve por meio do método da cartografia sensível, que visa explorar um território a partir da imersão corporal da pesquisadora no plano da experiência. Os resultados anunciam, com os mapas dos encontros e os mapas das intensidades, as potências através das rupturas marcadas na malha urbana e no corpo da cartógrafa que caminha pelos trilhos do trem até as estações férreas. Com isso, conclui-se pela sobreposição desses mapas, que esses territórios são constituídos por múltiplas camadas que revelam histórias, encontros, conexões, sentimentos e memórias. A experiência sensível nos aproxima com o plano real, em um ritmo mais lento, onde prevalece a importância da fala, da escuta, da pausa, do silêncio, como uma forma potente de sentir e experimentar a cidade através da nossa sensibilidade.For about a century, the railway system was involved in a more active way in urban dynamics, being part of history and people's lives. The railway stations were part of this scenario, because they were the places where passengers and merchandise embarked and disembarked. However, from the fifties on, the railway system began to decline and, around 1990, passenger transportation became extinct in many cities. The railway stations became obsolete and, consequently, abandoned territories were created around them. From the approach between the theories of contemporary urbanism and the philosophy of difference, the main objective of this research is to map and investigate the territories of abandoned railway stations in the twin cities of Jaguarão-Rio Branco and Santana do Livramento-Rivera, on the Brazil-Uruguay border. The aim is to understand the relations of this abandonment with urban practices in contemporaneity, enabling the opening for new ways of re-reading the city taking into account our sensibility. The study is developed through the method of sensitive cartography, which aims to explore a territory from the bodily immersion of the researcher in the plane of experience. The results announce, with the maps of encounters and the maps of intensities, the potentials through the ruptures marked in the urban mesh and in the body of the cartographer who walks through the train tracks to the railway stations. With this, we conclude by the overlapping of these maps, that these territories are made up of multiple layers that reveal stories, encounters, connections, feelings, and memories. The sensitive experience brings us closer to the real plane, in a slower pace, where the importance of speech, listening, pause, and silence prevails, as a powerful way to feel and experience the city through our sensitivity.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFPelBrasilFaculdade de Arquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura e UrbanismoEstações férreasEstações férreas - AbandonoFronteira Brasil-UruguayCartografia sensívelUrbanismo contemporâneoRailway stationsBrazil-Uruguay borderSensitive cartographyContemporary urbanismAbandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-UruguayAbandonment of Railway Stations: Sensitive cartography on the Brazil-Uruguay borderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisRocha, EduardoForneck, Vanessainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdf.txtDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdf.txtExtracted texttext/plain954681http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf.txt39de97c311c9ff186021ae581e3c6474MD56open accessTHUMBNAILDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdf.jpgDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1959http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf.jpg0ff315778df1de16ced0924160b8abc8MD57open accessORIGINALDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdfDissertação_PROGRAU_Vanessa Forneck.pdfapplication/pdf32287190http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf240ea798f9c2690d5db714299c9c4432MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/90722023-07-13 03:06:42.82open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:06:42Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Abandonment of Railway Stations: Sensitive cartography on the Brazil-Uruguay border
title Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
spellingShingle Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
Forneck, Vanessa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Estações férreas
Estações férreas - Abandono
Fronteira Brasil-Uruguay
Cartografia sensível
Urbanismo contemporâneo
Railway stations
Brazil-Uruguay border
Sensitive cartography
Contemporary urbanism
title_short Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
title_full Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
title_fullStr Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
title_full_unstemmed Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
title_sort Abandono de estações férreas: cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay
author Forneck, Vanessa
author_facet Forneck, Vanessa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Eduardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Forneck, Vanessa
contributor_str_mv Rocha, Eduardo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura e Urbanismo
Estações férreas
Estações férreas - Abandono
Fronteira Brasil-Uruguay
Cartografia sensível
Urbanismo contemporâneo
Railway stations
Brazil-Uruguay border
Sensitive cartography
Contemporary urbanism
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura e Urbanismo
Estações férreas
Estações férreas - Abandono
Fronteira Brasil-Uruguay
Cartografia sensível
Urbanismo contemporâneo
Railway stations
Brazil-Uruguay border
Sensitive cartography
Contemporary urbanism
description Por aproximadamente um século, o sistema ferroviário esteve envolvido de forma mais ativa nas dinâmicas urbanas, fazendo parte da história e da vida das pessoas. As estações férreas compunham esse cenário, pois eram os locais de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias. No entanto, a partir da década de cinquenta, o sistema ferroviário começa a declinar e, por volta de 1990, ocorre a extinção do transporte de passageiros em muitas cidades. As estações férreas tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se em seu entorno territórios abandonados. A partir da aproximação entre as teorias do urbanismo contemporâneo com a filosofia da diferença, o objetivo principal desta pesquisa é cartografar e investigar os territórios do abandono das estações férreas nas cidades-gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira Brasil-Uruguay. A finalidade é compreender as relações desse abandono com as práticas urbanas na contemporaneidade, possibilitando a abertura para novas formas de releitura da cidade levando em conta nossa sensibilidade. O estudo se desenvolve por meio do método da cartografia sensível, que visa explorar um território a partir da imersão corporal da pesquisadora no plano da experiência. Os resultados anunciam, com os mapas dos encontros e os mapas das intensidades, as potências através das rupturas marcadas na malha urbana e no corpo da cartógrafa que caminha pelos trilhos do trem até as estações férreas. Com isso, conclui-se pela sobreposição desses mapas, que esses territórios são constituídos por múltiplas camadas que revelam histórias, encontros, conexões, sentimentos e memórias. A experiência sensível nos aproxima com o plano real, em um ritmo mais lento, onde prevalece a importância da fala, da escuta, da pausa, do silêncio, como uma forma potente de sentir e experimentar a cidade através da nossa sensibilidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T12:48:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-07T12:48:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. 2021. 343f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072
identifier_str_mv FORNECK, Vanessa. Abandono de Estações Férreas: Cartografia sensível na fronteira Brasil-Uruguay. 2021. 343f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/9072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/7/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PROGRAU_Vanessa%20Forneck.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/9072/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 39de97c311c9ff186021ae581e3c6474
0ff315778df1de16ced0924160b8abc8
240ea798f9c2690d5db714299c9c4432
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846877562339328