Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752 |
Resumo: | Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006). |
id |
UFPL_71c71d540ea4cc188effeeac78af7b7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5752 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-06-09T02:21:19Z2020-06-09T02:21:19Z2014PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020.1981-47121809-5208http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).porUNIOESTEImaginárioPesquisaTrajetos formadoresImaginaryResearchPaths trainersAprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.Learning and unlearning with our journeys as researchers and advisors.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Lúcia Maria VazOliveira, Valeska Maria Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txtAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txtExtracted texttext/plain33973http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/6/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txt6a6d0ee200434588be4c98cc4a811e88MD56open accessTHUMBNAILAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpgAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1476http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/7/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpg08f70652eb5bba3d28d217cbfd505170MD57open accessORIGINALAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdfAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdfapplication/pdf190912http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/1/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf60fd90f28667f308c94a204495025a07MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57522023-07-13 05:44:21.511open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5752VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:44:21Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Learning and unlearning with our journeys as researchers and advisors. |
title |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
spellingShingle |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. Peres, Lúcia Maria Vaz Imaginário Pesquisa Trajetos formadores Imaginary Research Paths trainers |
title_short |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
title_full |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
title_fullStr |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
title_full_unstemmed |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
title_sort |
Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. |
author |
Peres, Lúcia Maria Vaz |
author_facet |
Peres, Lúcia Maria Vaz Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Lúcia Maria Vaz Oliveira, Valeska Maria Fortes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Pesquisa Trajetos formadores Imaginary Research Paths trainers |
topic |
Imaginário Pesquisa Trajetos formadores Imaginary Research Paths trainers |
description |
Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006). |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-09T02:21:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-09T02:21:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1981-4712 1809-5208 |
identifier_str_mv |
PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020. 1981-4712 1809-5208 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIOESTE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/6/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/7/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/1/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a6d0ee200434588be4c98cc4a811e88 08f70652eb5bba3d28d217cbfd505170 60fd90f28667f308c94a204495025a07 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846968490655744 |