Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Lúcia Maria Vaz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752
Resumo: Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).
id UFPL_71c71d540ea4cc188effeeac78af7b7c
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5752
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-06-09T02:21:19Z2020-06-09T02:21:19Z2014PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020.1981-47121809-5208http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).porUNIOESTEImaginárioPesquisaTrajetos formadoresImaginaryResearchPaths trainersAprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.Learning and unlearning with our journeys as researchers and advisors.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeres, Lúcia Maria VazOliveira, Valeska Maria Fortes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txtAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txtExtracted texttext/plain33973http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/6/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txt6a6d0ee200434588be4c98cc4a811e88MD56open accessTHUMBNAILAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpgAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1476http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/7/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpg08f70652eb5bba3d28d217cbfd505170MD57open accessORIGINALAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdfAprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdfapplication/pdf190912http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/1/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf60fd90f28667f308c94a204495025a07MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/57522023-07-13 05:44:21.511open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5752VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:44:21Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Learning and unlearning with our journeys as researchers and advisors.
title Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
spellingShingle Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
Peres, Lúcia Maria Vaz
Imaginário
Pesquisa
Trajetos formadores
Imaginary
Research
Paths trainers
title_short Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
title_full Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
title_fullStr Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
title_full_unstemmed Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
title_sort Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras.
author Peres, Lúcia Maria Vaz
author_facet Peres, Lúcia Maria Vaz
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author_role author
author2 Oliveira, Valeska Maria Fortes de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, Lúcia Maria Vaz
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Pesquisa
Trajetos formadores
Imaginary
Research
Paths trainers
topic Imaginário
Pesquisa
Trajetos formadores
Imaginary
Research
Paths trainers
description Este texto foi composto a quatro mãos, e por muitos pensamentos e afetos de duas pesquisadoras e orientadoras que vêm, de longa data (tempo chronos e kairós) mergulhadas no campo teórico-metodológico do imaginário. Ambas dedicadas aos estudos do imaginário; transitando, contudo, em vertentes diferentes: uma, na vertente social-histórica (Cornelius Castoriadis), a outra, na psicoantropológica (Gilbert Durand). O texto se propõe provocar sentidos diversos através das inscrições produzidas em nossas memórias, advindas de experiências (auto) formadoras na escuta e no olhar do simbólico para a educação, em especial, na formação de professores. Pensar as significações imaginárias é sempre uma aproximação daquilo que é possível perceber registrado no campo social e nas matrizes que constituem o homos simbolicus (CASSIRER, 1994). Nosso desafio, neste exercício de escrita conjunta, é partilhar muitas das discussões e debates que temos feito com nossos grupos coirmãos (GEPIEM e GEPEIS), compartilhando trabalhos de orientação e avaliação de produções acadêmicas no âmbito da Pós-graduação em Educação. Numa palavra, queremos propor uma aproximação entre essas duas vertentes de estudos, em que o imaginário é concebido como inseparável de obras psíquicas ou materializadas, permitindo que a consciência construa o sentido de sua vida e de suas ações. (WUNENBURGER; ARAÚJO, 2006).
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-09T02:21:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-09T02:21:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1981-4712
1809-5208
identifier_str_mv PERES, Lúcia Maria Vaz, OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Aprendendo e desaprendendo com nossos trajetos de pesquisadoras e orientadoras. EDUCERE ET EDUCARE, v. 9, n. 17, p.195-203, 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/8908> Acesso em: 08/06/2020.
1981-4712
1809-5208
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
publisher.none.fl_str_mv UNIOESTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/6/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/7/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/1/Aprendendo_e_desaprendendo_com_nossos_trajetos_de_pesquisadoras.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5752/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a6d0ee200434588be4c98cc4a811e88
08f70652eb5bba3d28d217cbfd505170
60fd90f28667f308c94a204495025a07
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846968490655744