A compaixão em Nietzsche e Schopenhauer: seu valor e sua crítica.
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5047 |
Resumo: | Nesta dissertação é realizada uma análise sobre a crítica de Nietzsche à moral da compaixão defendida por Schopenhauer. Para tanto, começamos o nosso trabalho averiguando a fundamentação da moral proferida por Schopenhauer, a qual possui a compaixão como fonte de toda a moralidade. Nietzsche criticou diretamente Schopenhauer em relação à avaliação dos valores morais que este último propôs. No segundo capítulo um dos pontos privilegiados foi o de analisar, por via do método genealógico de Nietzsche, a forma como surgiu a valorização da compaixão. Também analisamos a maneira como Nietzsche avalia essa moral. Nesse contexto, averiguamos a hipótese da compaixão como um sintoma do niilismo e sua relação com o ideal ascético defendido por Schopenhauer. Por fim, no último capítulo investigamos as maneiras com que Nietzsche propõe superar a compaixão no decorrer de sua “obra madura”. Começamos com o livro Assim Falava Zaratustra e percorremos a argumentação do filósofo até o ano de 1888. |
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2020-04-24T01:57:02Z2020-04-232020-04-24T01:57:02Z2014-06-04MEDEIROS, Gabriel Heidrich. Nietzsche e Schopenhauer: acerca do valor e da crítica à compaixão. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia, linha de pesquisa: Fundamentação e crítica da moral. Instituto de Filosofia, Sociologia e Política. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5047Nesta dissertação é realizada uma análise sobre a crítica de Nietzsche à moral da compaixão defendida por Schopenhauer. Para tanto, começamos o nosso trabalho averiguando a fundamentação da moral proferida por Schopenhauer, a qual possui a compaixão como fonte de toda a moralidade. Nietzsche criticou diretamente Schopenhauer em relação à avaliação dos valores morais que este último propôs. No segundo capítulo um dos pontos privilegiados foi o de analisar, por via do método genealógico de Nietzsche, a forma como surgiu a valorização da compaixão. Também analisamos a maneira como Nietzsche avalia essa moral. Nesse contexto, averiguamos a hipótese da compaixão como um sintoma do niilismo e sua relação com o ideal ascético defendido por Schopenhauer. Por fim, no último capítulo investigamos as maneiras com que Nietzsche propõe superar a compaixão no decorrer de sua “obra madura”. Começamos com o livro Assim Falava Zaratustra e percorremos a argumentação do filósofo até o ano de 1888.In this thesis an analysis of Nietzsche's critique of morality of compassion advocated by Schopenhauer is performed. We begin our work ascertaining the moral reasoning given by Schopenhauer, which has compassion as the source of all morality. Nietzsche criticized Schopenhauer directly, regarding the evaluation of the latter proposed moral values. In the second chapter of the vantage points was to analyze, through the genealogical method of Nietzsche, how the valuation of compassion arose. We also analyze how Nietzsche evaluates this moral. In this context, we ascertain the hypothesis of compassion as a symptom of nihilism and its relationship to the ascetic ideal advocated by Schopenhauer. Finally, the last chapter we investigate the ways in which Nietzsche proposes overcoming compassion during his "mature work". We begin with the book Thus Spoke Zarathustra and go through the arguments of the philosopher until 1888.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAFilosofiaCompaixãoSchopenhauerCríticaValorNietzscheCompassionCriticalValueA compaixão em Nietzsche e Schopenhauer: seu valor e sua crítica.Nietzsche and Schopenhauer: about the value and critical compassion.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3725629816046267http://lattes.cnpq.br/9512892707756969Araldi, Clademir LuísMedeiros, Gabriel Heidrichinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTGabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.txtGabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain365315http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5047/6/Gabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.txt79d85cbaf32c90fa893c4ca3e9679466MD56open accessTHUMBNAILGabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.jpgGabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5047/7/Gabriel_Heidrich_Medeiros_Dissertacao.pdf.jpg628ef7dbffc24d9a90805b6745bfbcd1MD57open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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