Narrativas e imaginários de professoras readaptadas : rumo a uma pedagogia da observância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celório, José Aparecido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/2952
Resumo: O trabalho que apresento, inserido na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem, teve como objetivo desvelar de que modo as narrativas de três professoras readaptadas (que não atuam mais em sala de aula) pudessem suscitar a criação de imagens simbólicas ou mesmo de imagens que levassem a outro modo de ser professora e, sobretudo, trazer à luz os imaginários e os sentidos sobre a readaptação. O pressuposto de tese era de que a readaptação poderia marcar um momento de reinvenção de si, ou ainda, que a readaptação possibilitasse um cultivo da alma de modo que elas tivessem um novo olhar sobre suas vidas e pudessem acenar para o simbolismo ali implícito. Também que a readaptação poderia permitir que elas olhassem a realidade escolar de outro modo; talvez, de maneira mais amplificada sobre estar na escola e na sala de aula. Para mostrar se esse pressuposto se confirmaria, em parte ou totalmente, este trabalho recorreu a um campo teórico ancorado nos Estudos do Imaginário e na Imaginação Simbólica de Gilbert Durand, na Imaginação Material de Gaston Bachelard, na Psicologia Profunda de Carl G. Jung e na Psicologia Arquetípica de James Hillman. O material empírico foram quatro tipos de narrativas (oral, escrita, pictórica e ficcional) a partir da questão "como você se sente no processo de readaptação?". Foram produzidas as narrativas oral, escrita e pictórica, ressaltando que a escrita ficcional foi escrita a partir da questão "se você pudesse voltar no tempo, que professora você seria?”. Além dessas quatro narrativas, usou-se a narrativa celeste ancorada no estudo da astrologia como fenômeno arquetipal. Todas foram contempladas na análise. A narrativa celeste confirmou o que elas haviam expressado sobre si próprias. Com o intuito de dar visibilidade às imagens simbólicas, foi desenvolvido um recurso teórico-metodológico chamado de Bioconto. Nele, as narrativas das professoras readaptadas foram re-imaginadas pelo pesquisador, de modo que o biográfico não se perdesse de sua face simbólica. Nesta esteira, emergiram três imagens simbólicas, as quais desembocaram em três pedagogias ou modos de ser professor: Pedagogia das Fendas, Pedagogia do Vale-do-Monte e Pedagogia das Pedras. Essas imagens e essas pedagogias ajudaram na construção da tese final sobre a readaptação. Abstraiu-se, a partir dessas três professoras, que a readaptação pressupõe uma Pedagogia da Observância, cuja prática torna as pessoas capazes de recuperar os valores perdidos. Ela traz a profissão de professor como fundante na construção do conhecimento junto aos seus alunos, bem como o renascimento do ser que está em cada um. É na observância, no momento em que a solidão nos obriga a nos despir das obrigações dos outros, no momento em que entendemos a nossa condição humana diante da ausência e da presença, que o cultivo da alma se mostra realizado.
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O pressuposto de tese era de que a readaptação poderia marcar um momento de reinvenção de si, ou ainda, que a readaptação possibilitasse um cultivo da alma de modo que elas tivessem um novo olhar sobre suas vidas e pudessem acenar para o simbolismo ali implícito. Também que a readaptação poderia permitir que elas olhassem a realidade escolar de outro modo; talvez, de maneira mais amplificada sobre estar na escola e na sala de aula. Para mostrar se esse pressuposto se confirmaria, em parte ou totalmente, este trabalho recorreu a um campo teórico ancorado nos Estudos do Imaginário e na Imaginação Simbólica de Gilbert Durand, na Imaginação Material de Gaston Bachelard, na Psicologia Profunda de Carl G. Jung e na Psicologia Arquetípica de James Hillman. O material empírico foram quatro tipos de narrativas (oral, escrita, pictórica e ficcional) a partir da questão "como você se sente no processo de readaptação?". Foram produzidas as narrativas oral, escrita e pictórica, ressaltando que a escrita ficcional foi escrita a partir da questão "se você pudesse voltar no tempo, que professora você seria?”. Além dessas quatro narrativas, usou-se a narrativa celeste ancorada no estudo da astrologia como fenômeno arquetipal. Todas foram contempladas na análise. A narrativa celeste confirmou o que elas haviam expressado sobre si próprias. Com o intuito de dar visibilidade às imagens simbólicas, foi desenvolvido um recurso teórico-metodológico chamado de Bioconto. Nele, as narrativas das professoras readaptadas foram re-imaginadas pelo pesquisador, de modo que o biográfico não se perdesse de sua face simbólica. Nesta esteira, emergiram três imagens simbólicas, as quais desembocaram em três pedagogias ou modos de ser professor: Pedagogia das Fendas, Pedagogia do Vale-do-Monte e Pedagogia das Pedras. Essas imagens e essas pedagogias ajudaram na construção da tese final sobre a readaptação. Abstraiu-se, a partir dessas três professoras, que a readaptação pressupõe uma Pedagogia da Observância, cuja prática torna as pessoas capazes de recuperar os valores perdidos. Ela traz a profissão de professor como fundante na construção do conhecimento junto aos seus alunos, bem como o renascimento do ser que está em cada um. É na observância, no momento em que a solidão nos obriga a nos despir das obrigações dos outros, no momento em que entendemos a nossa condição humana diante da ausência e da presença, que o cultivo da alma se mostra realizado.This study, which belongs to the research line Written Culture, Languages and Learning, aimed at understanding how the narratives of three readapted women teachers (who do not teach anymore) could trigger the creation of symbolic images or even images that would lead to a new way to become a teacher and, mainly, make the imaginary and senses of readaptation arise. The thesis was that readaptation could mean either a moment of their own reinvention or a possibility to develop their souls so that they could look at their lives in a new way and get interested in the implicit symbolism they would find. It was also expected that readaptation would enable them to look at their school reality in a different way, mainly, in a broader way regarding their school and their classes. To show whether this presupposition would be totally or partially confirmed, this study applied the theoretical field based on Gilbert Duran's Studies of the Imaginary and Symbolic Imagination, Gaston Bachelard's Material Imagination, Carl G. Jung's Depth Psychology and James Hillman's Archetypal Psychology. The empirical material consisted of four types of narratives (oral, written, pictorial and fictional ones) based on the question: "how do you feel in the readaptation process?". Oral, written and pictorial narratives were produced; fictional writing was based on the following question: "what kind of teacher would you be if you could go back in time?". Besides these narratives, celestial narratives based on the study of Astrology as a archetypal phenomenon were carried out. All were included in the analysis. The celestial narratives confirmed what the teachers had expressed about themselves. In order to show the symbolic images, a theoretical-methodological resource called Biotale was developed: the readapted teachers' narratives were re-imagined by the researcher, so that the biographical aspect would not lose its symbolic representation. Three symbolic images arose, and, hence, three pedagogies or ways to be a teacher: Pedagogy of the Slits, Pedagogy of the Valley and Pedagogy of the Stones. These images and these pedagogies helped to construct the final thesis about readaptation. Based on the three teachers, it was concluded that readaptation presupposes the Pedagogy of Observance, whose practice enables people to recover lost values. It sees a teacher's career as the foundation of knowledge construction with students, as well as the rebirth of everyone's being. It is in observance, when solitude makes us free from others' obligations, when we understand our human condition in presence or absence, that the development of our souls is completed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEducaçãoImaginárioNarrativas de professoras readaptadasPedagogia da observânciaEducationImaginaryNarratives of readapted teachersPedagogy of observanceNarrativas e imaginários de professoras readaptadas : rumo a uma pedagogia da observânciaNarratives and Imaginary of readapted teachers: towards the pedagogy of observanceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJose Aparecido Celorio_Tese.pdf.txtJose Aparecido Celorio_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain597376http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2952/6/Jose%20Aparecido%20Celorio_Tese.pdf.txt3283cc42dbdee4d1116b2838642863dbMD56open accessTHUMBNAILJose Aparecido Celorio_Tese.pdf.jpgJose Aparecido Celorio_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2952/7/Jose%20Aparecido%20Celorio_Tese.pdf.jpg3cf8aab651a19166e9d4a9039b4eed5eMD57open accessORIGINALJose Aparecido Celorio_Tese.pdfJose Aparecido Celorio_Tese.pdfapplication/pdf3356712http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/2952/1/Jose%20Aparecido%20Celorio_Tese.pdfea5770fba55c63042041aaca0caac13bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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