A integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® no aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5659 |
Resumo: | Algumas crianças com Transtorno do Espectro autista (TEA) incluídas na educação infantil de escolas regulares com Transtorno do Epectro Autista (TEA) são consideradas não verbais. Algumas utilizam gestos para compensar a ausência da fala, porém nem sempre esta comunicação através de gestos é contextualizada, fazendo com que muitos apresentem comportamentos disruptivos. Neste sentido, a habilidade de comunicação desses indivíduos pode ser beneficiada pelo uso do sistema de comunicação alternativa Picture Exchange Communication System – PECS®. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição do prototolo PECS® na comunicação de uma criança com autismo não verbal inserida na educação infantil de uma escola municipal regular analisando se a sua implementação em um contexto clínico proporcionou o aumento de mandos verbais e não verbais do participante na escola e facilitou a generalização de mandos para outros contextos escolares e com diferentes parceiros de comunicação. Além disso, a percepção da professora quanto à interação/comunicação e comportamento do aluno foi avaliada pré e pós intervenção. Metodologia: Foi utilizado um delineamento quase experimental de pesquisa de caso único (A-B), sendo as coletas realizadas durante a Baseline e Intervenção. A pesquisa teve como participante um aluno da educação infantil com 2 anos e 4 meses inserido em uma escola regular. O protocolo de aplicação do PECS® foi realizado no contexto clínico e a coleta de dados ocorreu na escola, porém em dois ambientes distintos que incluíam a sala de aula com a professor e demais colegas e outra sala da escola com a mãe e a pesquisadora. Dados sobre a percepção da professora foram coletados a partir de um questionário. Resultados: Foi observado o aumento na frequência de mandos verbais, porém sem mudanças significativas entre as fases. No entanto, houve uma diferença expressiva na utilização de mandos não verbais com figuras na escola, inferindo que o aluno conseguiu se apropriar do protocolo e obteve um aumento na frequência de mandos com o auxílio das figuras. Conclusão: este estudo fornece alguns dados empíricos que suporta o uso de PECS® como um Protocolo de Comunicação Alternativa e Ampliada viável e promissor para ser utilizado em crianças com autismo no contexto escolar de ensino comum. Existe a necessidade da realização de mais estudos abordando este tema, com a implementação e envolvimento da professora, número maior de participantes e designs experimentais mais robustos para que se possa, de fato, demonstrar a eficácia e aplicabilidade do PECS® para auxiliar a comunicação e interação de crianças brasileiras, com autismo na educação infantil e inclusiva. |
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Neste sentido, a habilidade de comunicação desses indivíduos pode ser beneficiada pelo uso do sistema de comunicação alternativa Picture Exchange Communication System – PECS®. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição do prototolo PECS® na comunicação de uma criança com autismo não verbal inserida na educação infantil de uma escola municipal regular analisando se a sua implementação em um contexto clínico proporcionou o aumento de mandos verbais e não verbais do participante na escola e facilitou a generalização de mandos para outros contextos escolares e com diferentes parceiros de comunicação. Além disso, a percepção da professora quanto à interação/comunicação e comportamento do aluno foi avaliada pré e pós intervenção. Metodologia: Foi utilizado um delineamento quase experimental de pesquisa de caso único (A-B), sendo as coletas realizadas durante a Baseline e Intervenção. A pesquisa teve como participante um aluno da educação infantil com 2 anos e 4 meses inserido em uma escola regular. O protocolo de aplicação do PECS® foi realizado no contexto clínico e a coleta de dados ocorreu na escola, porém em dois ambientes distintos que incluíam a sala de aula com a professor e demais colegas e outra sala da escola com a mãe e a pesquisadora. Dados sobre a percepção da professora foram coletados a partir de um questionário. Resultados: Foi observado o aumento na frequência de mandos verbais, porém sem mudanças significativas entre as fases. No entanto, houve uma diferença expressiva na utilização de mandos não verbais com figuras na escola, inferindo que o aluno conseguiu se apropriar do protocolo e obteve um aumento na frequência de mandos com o auxílio das figuras. Conclusão: este estudo fornece alguns dados empíricos que suporta o uso de PECS® como um Protocolo de Comunicação Alternativa e Ampliada viável e promissor para ser utilizado em crianças com autismo no contexto escolar de ensino comum. Existe a necessidade da realização de mais estudos abordando este tema, com a implementação e envolvimento da professora, número maior de participantes e designs experimentais mais robustos para que se possa, de fato, demonstrar a eficácia e aplicabilidade do PECS® para auxiliar a comunicação e interação de crianças brasileiras, com autismo na educação infantil e inclusiva.Some children with Autism Spectrum Disorder (ASD) included in child education classes in regular schools are considered non-verbal. Some use gestures to compensate the absence of speech, but this communication through gestures is not always contextualized, causing many children to have disruptive behaviors. In this context, the communication skills of these individuals can benefit from the use of the Picture Exchange Communication System – PECS®, an alternative communication system. The main goal of this study was to analyze the contribution of the PECS® protocol in the communication of an Autistic non-verbal child inserted in a child education class of a normal municipal school analyzing if its implementation in a clinical context provided the increase in verbal and non-verbal commands of the participant in school and made it easier to generalize the commands to other school contexts as well as with different communication partners. Besides this, the teacher´s perception in relation to the student´s interaction/ communication and behavior was evaluated pre and post intervention. Methodology: an almost experimental single case research (A-B) design was used, where the collections where realized during the Baseline and Intervention phases. The participant of this research was a 2 year 4 months old child, enrolled in a child education class, at a regular school. The PECS® application protocol was realized in a clinical context and the data collection was done in two different places in the school, which included the classroom with the teacher and other classmates, and in another classroom with the mother and researcher. Data about the teacher´s perception were collected using a questionnaire. Results: an increase in verbal commands without significant changes between the phases observed. Nevertheless, there was an expressive difference in the use of non-verbal commands with figures in school, inferring the student was able to appropriate himself of the protocol and had an increase in the frequency of commands with the help of the figures. Conclusion: this study supplies some empiric data that supports the use of PECS® as an Alternative and Enlarged Communication Protocol practicable and promising to be used with Autistic children in regular school context. There is a need of realizing more studies about this subject, with the implementation and involvement of the teacher, a larger number of participants and more robust experimental designs in order to, indeed, demonstrate the efficiency and applicability of PECS® to help the communication and interaction of Brazilian Autistic children in child education classes and inclusive.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoAutismoEducação infantilComunicação alternativaComunicação ampliadaEducationAutismChild educationAlternative communicationAmplified communicationA integração da comunicação alternativa e ampliada através do protocolo Picture Exchange Communication System PECS® no aumento da frequência de mandos em um aluno com transtorno do espectro autista.The alternative and amplified communication integration through the Picture Exchange Communication System PECS® protocol to increase the frequency of commands in a student with Autism Spectrum Disorder.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/8701624630005976http://lattes.cnpq.br/1925189093877793Camargo, Síglia Pimentel HöherSilva, Simone Rosa dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdf.txtSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain221874http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5659/6/Simone%20Rosa%20da%20Silva_Dissertacao.pdf.txt3eb6fd0306d6643095431161887d480bMD56open accessTHUMBNAILSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdf.jpgSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1272http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5659/7/Simone%20Rosa%20da%20Silva_Dissertacao.pdf.jpgc6c0ea4be9c92e981e48ee77ec9e2092MD57open accessORIGINALSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdfSimone Rosa da Silva_Dissertacao.pdfapplication/pdf1548688http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5659/1/Simone%20Rosa%20da%20Silva_Dissertacao.pdfbdaf2e101598444b9b0de9124bfc0876MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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