A iniciação à docência de jovens professores na universidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldkercher, Nadiane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7732
Resumo: Este trabalho de pesquisa buscou investigar, analisar e estudar teoricamente os jovens professores universitários iniciantes na tentativa de compreender quem são, como se fazem docentes e o que fazem em aula na relação com os alunos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como contexto a Universidade Federal de Pelotas. A coleta de dados foi feita através de observações de aulas, de questionários com alunos e de entrevistas com seis jovens professores. Esses professores tinham até 32 anos de idade, possuíam até 2 anos e 7 meses de experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação, ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre o ensino superior, a docência universitária e a iniciação à docência, tendo como principais referências Cunha (1988, 1991, 2010b), Feixas (2002), Flores (2009), Marcelo García (1999, 2009a, 2009b), Mayor Ruiz (2007, 2009b), Pimenta e Anastasiou (2002) e Zabalza (2004). As categorias de análise e discussões foram: a transição de estudante a professor, a condição jovem dos professores, os alunos de graduação, as vivências estudantis dos professores, as relações interpessoais entre professor e alunos, a aprendizagem da docência e as aulas desenvolvidas pelos professores. O estudo permite afirmar que os jovens professores universitários iniciantes, na transição de estudantes a professores, se fazem docentes através das descobertas e desafios de suas práticas, do resgate de suas experiências estudantis, da relação que estabelecem em aula com seus alunos, de modelos e antimodelos de professores, das inseguranças e motivações para ensinar. Assim, eles vivem experiências intensas, mas mantêm um equilíbrio pessoal e profissional.
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Esses professores tinham até 32 anos de idade, possuíam até 2 anos e 7 meses de experiência docente, não possuíam formação pedagógica e eram recém-doutores que, após cursar, sequencialmente seus estudos de graduação e pós-graduação, ingressaram na docência superior. Os dados, trabalhados através da análise de conteúdo, foram interpretados e discutidos a partir de teorias sobre o ensino superior, a docência universitária e a iniciação à docência, tendo como principais referências Cunha (1988, 1991, 2010b), Feixas (2002), Flores (2009), Marcelo García (1999, 2009a, 2009b), Mayor Ruiz (2007, 2009b), Pimenta e Anastasiou (2002) e Zabalza (2004). As categorias de análise e discussões foram: a transição de estudante a professor, a condição jovem dos professores, os alunos de graduação, as vivências estudantis dos professores, as relações interpessoais entre professor e alunos, a aprendizagem da docência e as aulas desenvolvidas pelos professores. O estudo permite afirmar que os jovens professores universitários iniciantes, na transição de estudantes a professores, se fazem docentes através das descobertas e desafios de suas práticas, do resgate de suas experiências estudantis, da relação que estabelecem em aula com seus alunos, de modelos e antimodelos de professores, das inseguranças e motivações para ensinar. Assim, eles vivem experiências intensas, mas mantêm um equilíbrio pessoal e profissional.This research aimed to investigate, analyze and study theoretically young beginning university professors. The objective was to understand who they are, how they become teachers, and how they interact with their students in class. As a quantitative research, it happened at the Federal University of Pelotas. The data were collected through class observation, questionnaire for students, and interviews with six young beginning professors. The professors, aged 32 or less, had at most 2 years and 7 months of teaching experience, and had not taken a teaching course. They were recent doctors that started their university teaching career after finishing graduation and post-graduation courses. The data analyzed were interpreted and discussed based on the theories about higher education, university teaching, and teaching initiation. The main references used were Cunha (1988, 1991, 2010b), Feixas (2002), Flores (2009), Marcelo García (1999, 2009a, 2009b), Mayor Ruiz (2007, 2009b), Pimenta and Anastasiou (2002) and Zabalza (2004). The categories of analysis and discussion were: the transition from student to professor; the fact that the professors were young; the graduation students; professors’ experiences as students; professorstudent relationship; the process of learning how to teach and the lessons developed by those professors. Based on this study, it is possible to affirm that young beginning university professors become teachers through the discoveries and challenges they face while teaching, the recollection of student experiences, the relationship they establish with their students, the positive and negative examples of teachers, the insecurities and motivations to teach. Thus, they have intense experiences, but keep the personal and professional balance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOIniciação à docência universitáriaProfessor universitário inicianteJovem professorRelação professor-alunosUniversity teaching initiationBeginning university professorsYoung professorsProfessor-student relationshipA iniciação à docência de jovens professores na universidade.The teaching initiation of young professors at university.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/0523940598025411http://lattes.cnpq.br/0843086784953517Zanchet, Beatriz Maria Boéssio AtribFeldkercher, Nadianeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Nadiane_Feldkercher.pdf.txtTese_Nadiane_Feldkercher.pdf.txtExtracted texttext/plain654259http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7732/6/Tese_Nadiane_Feldkercher.pdf.txt6238eddf2e647d4a9c354f9d5c8e0baeMD56open accessTHUMBNAILTese_Nadiane_Feldkercher.pdf.jpgTese_Nadiane_Feldkercher.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1414http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7732/7/Tese_Nadiane_Feldkercher.pdf.jpg174f4643ceb2c9721ac8c7d21a9956c4MD57open accessORIGINALTese_Nadiane_Feldkercher.pdfTese_Nadiane_Feldkercher.pdfapplication/pdf1569418http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7732/1/Tese_Nadiane_Feldkercher.pdf3202046e9c79ee7bef1e71143c4faaa9MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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