Avaliação da atenção secundária em saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Jequitibá - Município de Pelotas, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laroque, Mariane Baltassare
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8100
Resumo: Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são uma iniciativa da Política Nacional de Saúde Bucal, sendo criados para realização de procedimentos de média complexidade no sentido de completar a rede de atenção à saúde bucal da população brasileira, oferecendo um atendimento integral. Este estudo objetiva avaliar a estrutura, o processo de trabalho e os resultados do CEO Jequitibá, no município de Pelotas, estimando também a fila de espera pelo serviço. Para isto, avaliou-se de forma descritiva a estrutura do CEO e o processo de atendimento aos usuários. Através de delineamento transversal investigou-se os resultados de produção alcançados, e também, as características da demanda do serviço, incluindo informações da central de regulação, no período de julho de 2012 a junho de 2013. O CEO Jequitibá tem disponível para o seu funcionamento, dentro da Faculdade de Odontologia, 28 equipos odontológicos, distribuídos entre as especialidades abordadas neste estudo (periodontia, cirurgia e endodontia), disponibiliza 164 horas semanais para atendimento. Conta com 45 alunos, além de 1 profissional responsável pelas endodontias de molares. Foram atendidos no CEO Jequitibá, no período de 1 ano, 940 usuários, observando-se um absenteísmo de 18%. Foram realizados 1502 procedimentos (média de 1,6 por usuário), com 76% de tratamento concluído. A faixa etária atendida no CEO foi semelhante em todas as especialidades compreendendo usuários entre 10 e 87 anos. A maioria dos usuários atendidos foi do sexo feminino, exceto na endodontia de molares, onde o sexo masculino prevaleceu com 51%. A maior parte dos usuários possui apenas o ensino fundamental. Quanto ao tempo de espera para atendimento no CEO, a média entre todas as especialidades foi de 95 dias. E, a média de tempo para conclusão do tratamento foi de 38 dias. Atualmente, segundo informação da central de regulação odontológica do Município, são 849 usuários esperando atendimento no CEO. A central de regulação necessita de protocolos que orientem as prioridades no atendimento. O CEO ficou aquém dos parâmetros de produção exigidos pelo Ministério da Saúde e precisa ampliar a produção, especialmente nos períodos não letivos. Além disso, são necessários novos CEO no município. É importante a reorganização da rede de serviços odontológicos, de forma que a atenção básica e o serviço especializado tenham uma maior definição das ações que devem ser executadas por cada nível de atenção, com otimização dos serviços e maior interação entre eles, respeitando o sistema de referência e contra-referência.
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Para isto, avaliou-se de forma descritiva a estrutura do CEO e o processo de atendimento aos usuários. Através de delineamento transversal investigou-se os resultados de produção alcançados, e também, as características da demanda do serviço, incluindo informações da central de regulação, no período de julho de 2012 a junho de 2013. O CEO Jequitibá tem disponível para o seu funcionamento, dentro da Faculdade de Odontologia, 28 equipos odontológicos, distribuídos entre as especialidades abordadas neste estudo (periodontia, cirurgia e endodontia), disponibiliza 164 horas semanais para atendimento. Conta com 45 alunos, além de 1 profissional responsável pelas endodontias de molares. Foram atendidos no CEO Jequitibá, no período de 1 ano, 940 usuários, observando-se um absenteísmo de 18%. Foram realizados 1502 procedimentos (média de 1,6 por usuário), com 76% de tratamento concluído. A faixa etária atendida no CEO foi semelhante em todas as especialidades compreendendo usuários entre 10 e 87 anos. A maioria dos usuários atendidos foi do sexo feminino, exceto na endodontia de molares, onde o sexo masculino prevaleceu com 51%. A maior parte dos usuários possui apenas o ensino fundamental. Quanto ao tempo de espera para atendimento no CEO, a média entre todas as especialidades foi de 95 dias. E, a média de tempo para conclusão do tratamento foi de 38 dias. Atualmente, segundo informação da central de regulação odontológica do Município, são 849 usuários esperando atendimento no CEO. A central de regulação necessita de protocolos que orientem as prioridades no atendimento. O CEO ficou aquém dos parâmetros de produção exigidos pelo Ministério da Saúde e precisa ampliar a produção, especialmente nos períodos não letivos. Além disso, são necessários novos CEO no município. É importante a reorganização da rede de serviços odontológicos, de forma que a atenção básica e o serviço especializado tenham uma maior definição das ações que devem ser executadas por cada nível de atenção, com otimização dos serviços e maior interação entre eles, respeitando o sistema de referência e contra-referência.The Dental Specialties Centres (DSC) are an initiative of the National Oral Health Policy, created to perform medium complexity procedures with the aim of completing the Brazilian population’s oral health care network and providing a comprehensive service. This study aims to evaluate the structure, the work process and the results of Jequitibá DSC, in the municipality of Pelotas, whilst also estimating the waiting list for the service. To this end the DSC’s structure and service user care process was evaluated in a descriptive manner. Using a cross-sectional design, the production results achieved were studied, as were the characteristics of the demand for the service, including appointment control service information, between July 2012 and June 2013. Jequitibá DSC has 28 dental teams allocated from the Faculty of Dentistry who are distributed between the specialties covered by this study (periodontics, surgery and endodontics). The DSC has capacity to provide 164 hours of care a week. The teams include 45 students, as well as 1 professional responsible for molar endodontics. Care was provided to 940 service users at Jequitibá DSC in the one year period and there was an 18% no-show rate. 1502 procedures were performed (an average of 1.6 per user) and 76% of treatments were concluded. Service user age range was similar in all the specialties and varied between 10 and 87 years of age. The majority of service users were female, except in the case of molar endodontics where 51% were male. Most users had only elementary education. The average waiting time for all specialties at the DSC was 95 days. Average time for concluding treatment was 38 days. Currently, according to information provided by the municipal dental appointment control service, 849 people are on the DSC waiting list. The appointment control service lacks protocols to provide guidance on prioritizing care provision. The DSC did not comply with the parameters required by the Health Ministry and needs to increase production, especially during academic holiday periods. The municipality also needs additional DSCs. It is important that the dental services network be reorganized, so that there is a clearer definition between primary care and specialized services as to which actions should be undertaken by which level of care, optimizing the services and achieving greater interaction between them, whilst respecting the referral and counter-referral system.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública baseada em EvidênciasUFPelBrasilFaculdade de MedicinaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINACNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIAOdontologiaAvaliação em saúdeServiços de saúdeAtenção Secundária à SaúdeDental SpecialtiesSecondary CareHealth EvaluationOral Health ServicesAccess to Health ServicesAvaliação da atenção secundária em saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas - CEO Jequitibá - Município de Pelotas, RSEvaluation of Secondary Oral Health Care at the Jequitibá Dental Specialties Centre, municipality of Pelotas, RS.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/0012869409052110http://lattes.cnpq.br/0042305180651766Castilhos, Eduardo Dickie dehttp://lattes.cnpq.br/1006318914677074Fassa, Anaclaudia GastalLaroque, Mariane Baltassareinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.txtDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.txtExtracted texttext/plain110823http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8100/6/Dissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.txt39564f983e370a15942c46c12e087f1bMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.jpgDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8100/7/Dissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdf.jpg1553b4323285a4ad3882feff9e97c3b8MD57open accessORIGINALDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdfDissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdfapplication/pdf1213502http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8100/1/Dissertacao_Mariane_Baltassare_Laroque.pdfd7b9300e38dc0e5da8e490bea330e776MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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