Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Juliana de Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510
Resumo: O estudo apresenta a investigação de minha dissertação de Mestrado no Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, no qual estou inserida na Linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Enquanto mulher negra, bailarina, professora e pesquisadora das Danças Afro e, sobretudo, das questões que se engendram no seu fazer, busco a partir das vivências que me são permitidas, entre suas práticas e minhas experiências de vida, dançantes e docentes, articular e problematizar diferentes atravessamentos nestas perspectivas. Sendo assim, o objetivo principal está em refletir sobre a articulação entre as vivências com as Danças Afro e o meu processo de autoidentificação e empoderamento étnico negro. É a partir da autoetnografia (FORTIN, 2006) que me torno parte decisiva do estudo, ou seja, sujeito, trazendo experiências e vivências pessoais e profissionais para discutir conceitos como: Danças Afro, Identidade, Educação. Buscando em referenciais das Danças Afro, cultura afro-brasileira, educação e etc., o aporte teórico para o estudo a partir de leituras dos autores SILVA (2011, 2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981) entre outros. Defendo as Danças Afro como possibilidades de ampliar e fortalecer os conhecimentos em história e cultura afro-brasileira a partir de sua prática e por meio destas danças. Sendo este estudo uma investigação de si (mim), uma autorreflexão, não há resultados “finais”, mas, considerações provisórias e parciais que reforçam a potência destas práticas para assunção da identidade étnica negra e formação da professorartista, o que me instiga a estudar e aprofundar meus conhecimentos, me levando a crer neste fazer como uma prática empoderadora e potencializadora, dando voz e visibilidade para a cultura negra, seja no fazer artístico ou docente.
id UFPL_95357cedc866449b386e8561bba49cdf
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5510
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2020-05-22T02:44:37Z2020-05-212020-05-22T02:44:37Z2019-11-16COELHO, Juliana de Moraes. Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510O estudo apresenta a investigação de minha dissertação de Mestrado no Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, no qual estou inserida na Linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Enquanto mulher negra, bailarina, professora e pesquisadora das Danças Afro e, sobretudo, das questões que se engendram no seu fazer, busco a partir das vivências que me são permitidas, entre suas práticas e minhas experiências de vida, dançantes e docentes, articular e problematizar diferentes atravessamentos nestas perspectivas. Sendo assim, o objetivo principal está em refletir sobre a articulação entre as vivências com as Danças Afro e o meu processo de autoidentificação e empoderamento étnico negro. É a partir da autoetnografia (FORTIN, 2006) que me torno parte decisiva do estudo, ou seja, sujeito, trazendo experiências e vivências pessoais e profissionais para discutir conceitos como: Danças Afro, Identidade, Educação. Buscando em referenciais das Danças Afro, cultura afro-brasileira, educação e etc., o aporte teórico para o estudo a partir de leituras dos autores SILVA (2011, 2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981) entre outros. Defendo as Danças Afro como possibilidades de ampliar e fortalecer os conhecimentos em história e cultura afro-brasileira a partir de sua prática e por meio destas danças. Sendo este estudo uma investigação de si (mim), uma autorreflexão, não há resultados “finais”, mas, considerações provisórias e parciais que reforçam a potência destas práticas para assunção da identidade étnica negra e formação da professorartista, o que me instiga a estudar e aprofundar meus conhecimentos, me levando a crer neste fazer como uma prática empoderadora e potencializadora, dando voz e visibilidade para a cultura negra, seja no fazer artístico ou docente.The study presents the investigation of my masters dissertation for the post-graduation program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, in wich I'm inserted in the Line Education in Arts and Processes of Aesthetic Formation. As a black female, balerina, teacher and researcher of Afro Dances and, above all, of the questions that engender in its doing, I seek from the living experiences that are allowed to me, between practices and my life experience, dancing and teaching, to articulate and problematize different crossings in those perspectives. Thus, the main objective is in reflecting about the articulation between the experiences with Afro Dances and my process of self-identification and black ethnic empowerment. It's from autoethnography (FORTIN, 2006), that I become decisive part of the study, that is, subject, bringing experiences and livings, personal and professional, to discuss concepts such as: Afro Dances, Identity, Education. Searching in references of the Afro Dances, afro-brazilian culture, education and etc., the theoretical basis for the study, from the readings of authors SILVA (2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981), amongst others. I defend the Afro Dances as possibility to enlarge and fortify the knowledges in afro-brazilian history and culture, from its practice and through those dances. Being this study an investigation of itself, a self-reflection, there are no "final results". However, provisonal and partial considerations, wich reinforce the potence of those practices for the assumption of the black ethnic identity and the formation of the teacher-artist, what instigates me to study and deepen my knowledges, leading me into believing in this doing as an empowering and potentiating practice, giving voice and visibility to the black culture, whether in artistics doing or in teaching.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADanças afroAutoetnografiaEmpoderamentoAfro dancesAutoethnographyEmpowermentTornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.Becoming black: afro dances in the process of self-identification and ethnic empowerment of a teacher-artistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5465997530657591http://lattes.cnpq.br/0073480063679881Jesus, Thiago Silva de AmorimCoelho, Juliana de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.txtJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain291378http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/6/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.txtb19a0dfc70f519f081d2cfb5b0d72140MD56open accessTHUMBNAILJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.jpgJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/7/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.jpg6c59ab390812d2926d5154205869a976MD57open accessORIGINALJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdfJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdfapplication/pdf4179887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/1/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdfe8cf6a08cdec83bf34e334986e15717cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/55102023-07-13 04:09:26.316open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:09:26Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Becoming black: afro dances in the process of self-identification and ethnic empowerment of a teacher-artist
title Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
spellingShingle Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
Coelho, Juliana de Moraes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Danças afro
Autoetnografia
Empoderamento
Afro dances
Autoethnography
Empowerment
title_short Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
title_full Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
title_fullStr Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
title_full_unstemmed Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
title_sort Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
author Coelho, Juliana de Moraes
author_facet Coelho, Juliana de Moraes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5465997530657591
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0073480063679881
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jesus, Thiago Silva de Amorim
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Juliana de Moraes
contributor_str_mv Jesus, Thiago Silva de Amorim
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Danças afro
Autoetnografia
Empoderamento
Afro dances
Autoethnography
Empowerment
dc.subject.por.fl_str_mv Danças afro
Autoetnografia
Empoderamento
Afro dances
Autoethnography
Empowerment
description O estudo apresenta a investigação de minha dissertação de Mestrado no Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, no qual estou inserida na Linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Enquanto mulher negra, bailarina, professora e pesquisadora das Danças Afro e, sobretudo, das questões que se engendram no seu fazer, busco a partir das vivências que me são permitidas, entre suas práticas e minhas experiências de vida, dançantes e docentes, articular e problematizar diferentes atravessamentos nestas perspectivas. Sendo assim, o objetivo principal está em refletir sobre a articulação entre as vivências com as Danças Afro e o meu processo de autoidentificação e empoderamento étnico negro. É a partir da autoetnografia (FORTIN, 2006) que me torno parte decisiva do estudo, ou seja, sujeito, trazendo experiências e vivências pessoais e profissionais para discutir conceitos como: Danças Afro, Identidade, Educação. Buscando em referenciais das Danças Afro, cultura afro-brasileira, educação e etc., o aporte teórico para o estudo a partir de leituras dos autores SILVA (2011, 2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981) entre outros. Defendo as Danças Afro como possibilidades de ampliar e fortalecer os conhecimentos em história e cultura afro-brasileira a partir de sua prática e por meio destas danças. Sendo este estudo uma investigação de si (mim), uma autorreflexão, não há resultados “finais”, mas, considerações provisórias e parciais que reforçam a potência destas práticas para assunção da identidade étnica negra e formação da professorartista, o que me instiga a estudar e aprofundar meus conhecimentos, me levando a crer neste fazer como uma prática empoderadora e potencializadora, dando voz e visibilidade para a cultura negra, seja no fazer artístico ou docente.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-22T02:44:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-21
2020-05-22T02:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Juliana de Moraes. Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510
identifier_str_mv COELHO, Juliana de Moraes. Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/6/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/7/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/1/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b19a0dfc70f519f081d2cfb5b0d72140
6c59ab390812d2926d5154205869a976
e8cf6a08cdec83bf34e334986e15717c
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846926657716224