Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510 |
Resumo: | O estudo apresenta a investigação de minha dissertação de Mestrado no Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, no qual estou inserida na Linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Enquanto mulher negra, bailarina, professora e pesquisadora das Danças Afro e, sobretudo, das questões que se engendram no seu fazer, busco a partir das vivências que me são permitidas, entre suas práticas e minhas experiências de vida, dançantes e docentes, articular e problematizar diferentes atravessamentos nestas perspectivas. Sendo assim, o objetivo principal está em refletir sobre a articulação entre as vivências com as Danças Afro e o meu processo de autoidentificação e empoderamento étnico negro. É a partir da autoetnografia (FORTIN, 2006) que me torno parte decisiva do estudo, ou seja, sujeito, trazendo experiências e vivências pessoais e profissionais para discutir conceitos como: Danças Afro, Identidade, Educação. Buscando em referenciais das Danças Afro, cultura afro-brasileira, educação e etc., o aporte teórico para o estudo a partir de leituras dos autores SILVA (2011, 2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981) entre outros. Defendo as Danças Afro como possibilidades de ampliar e fortalecer os conhecimentos em história e cultura afro-brasileira a partir de sua prática e por meio destas danças. Sendo este estudo uma investigação de si (mim), uma autorreflexão, não há resultados “finais”, mas, considerações provisórias e parciais que reforçam a potência destas práticas para assunção da identidade étnica negra e formação da professorartista, o que me instiga a estudar e aprofundar meus conhecimentos, me levando a crer neste fazer como uma prática empoderadora e potencializadora, dando voz e visibilidade para a cultura negra, seja no fazer artístico ou docente. |
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2020-05-22T02:44:37Z2020-05-212020-05-22T02:44:37Z2019-11-16COELHO, Juliana de Moraes. Tornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5510O estudo apresenta a investigação de minha dissertação de Mestrado no Curso de Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas, no qual estou inserida na Linha Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Enquanto mulher negra, bailarina, professora e pesquisadora das Danças Afro e, sobretudo, das questões que se engendram no seu fazer, busco a partir das vivências que me são permitidas, entre suas práticas e minhas experiências de vida, dançantes e docentes, articular e problematizar diferentes atravessamentos nestas perspectivas. Sendo assim, o objetivo principal está em refletir sobre a articulação entre as vivências com as Danças Afro e o meu processo de autoidentificação e empoderamento étnico negro. É a partir da autoetnografia (FORTIN, 2006) que me torno parte decisiva do estudo, ou seja, sujeito, trazendo experiências e vivências pessoais e profissionais para discutir conceitos como: Danças Afro, Identidade, Educação. Buscando em referenciais das Danças Afro, cultura afro-brasileira, educação e etc., o aporte teórico para o estudo a partir de leituras dos autores SILVA (2011, 2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981) entre outros. Defendo as Danças Afro como possibilidades de ampliar e fortalecer os conhecimentos em história e cultura afro-brasileira a partir de sua prática e por meio destas danças. Sendo este estudo uma investigação de si (mim), uma autorreflexão, não há resultados “finais”, mas, considerações provisórias e parciais que reforçam a potência destas práticas para assunção da identidade étnica negra e formação da professorartista, o que me instiga a estudar e aprofundar meus conhecimentos, me levando a crer neste fazer como uma prática empoderadora e potencializadora, dando voz e visibilidade para a cultura negra, seja no fazer artístico ou docente.The study presents the investigation of my masters dissertation for the post-graduation program in Visual Arts of the Federal University of Pelotas, in wich I'm inserted in the Line Education in Arts and Processes of Aesthetic Formation. As a black female, balerina, teacher and researcher of Afro Dances and, above all, of the questions that engender in its doing, I seek from the living experiences that are allowed to me, between practices and my life experience, dancing and teaching, to articulate and problematize different crossings in those perspectives. Thus, the main objective is in reflecting about the articulation between the experiences with Afro Dances and my process of self-identification and black ethnic empowerment. It's from autoethnography (FORTIN, 2006), that I become decisive part of the study, that is, subject, bringing experiences and livings, personal and professional, to discuss concepts such as: Afro Dances, Identity, Education. Searching in references of the Afro Dances, afro-brazilian culture, education and etc., the theoretical basis for the study, from the readings of authors SILVA (2013), GOMES (2002, 2003, 2009), SABINO & LODY (2012), BRANDÃO (1981), amongst others. I defend the Afro Dances as possibility to enlarge and fortify the knowledges in afro-brazilian history and culture, from its practice and through those dances. Being this study an investigation of itself, a self-reflection, there are no "final results". However, provisonal and partial considerations, wich reinforce the potence of those practices for the assumption of the black ethnic identity and the formation of the teacher-artist, what instigates me to study and deepen my knowledges, leading me into believing in this doing as an empowering and potentiating practice, giving voice and visibility to the black culture, whether in artistics doing or in teaching.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCADanças afroAutoetnografiaEmpoderamentoAfro dancesAutoethnographyEmpowermentTornar-se negra: as danças afro no processo de autoidentificação e empoderamento étnico de uma professorartista.Becoming black: afro dances in the process of self-identification and ethnic empowerment of a teacher-artistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5465997530657591http://lattes.cnpq.br/0073480063679881Jesus, Thiago Silva de AmorimCoelho, Juliana de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.txtJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain291378http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/6/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.txtb19a0dfc70f519f081d2cfb5b0d72140MD56open accessTHUMBNAILJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.jpgJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1239http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/7/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdf.jpg6c59ab390812d2926d5154205869a976MD57open accessORIGINALJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdfJULIANA DE MORAES COELHO_Dissertacao.pdfapplication/pdf4179887http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5510/1/JULIANA%20DE%20MORAES%20COELHO_Dissertacao.pdfe8cf6a08cdec83bf34e334986e15717cMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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