Expressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nicola Caringi
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7635
Resumo: A presente pesquisa tem por tema o grafite da Cultura Hip-Hop, aqui particularizado em investigação que aborda narrativas e produção estética de um grafiteiro da periferia de Pelotas. Do tipo estudo de caso, dirige-se, basicamente, à observação do Imaginário que sustenta essa produção, a partir da ótica proposta por Gilbert Durand. Tal enfoque evidencia a força das interações com os meios cósmico e social e sua relação com a vida psíquica de cada indivíduo, daí resultando o fomento das estruturas formadoras do imaginário humano. Assim, partindo do pressuposto de que todo artista é um mediador entre o espírito coletivo (grupal e universal) e a realização artística, esse trabalho visou a surpreender a sócio-gênese de um fazer estético de caráter popular, bem como a produção de sentido que dele advém, no intuito de incentivar tal discussão em práticas educativas que se relacionem com o ensino das artes. Para tanto, considerou-se ainda que, de modo geral, os estudos universitários sobre arte apresentam deficiência quanto à integração das criações artísticas com o sistema de relações de onde emergem (o que implica maior relativização das vias de acesso ao reconhecimento da arte como tal). Relativamente à investigação, foram realizadas duas entrevistas com o sujeito de pesquisa, tendo em mira a observação das influências familiares e sociais nos processos (auto) formadores de sua trajetória pessoal e artística. A elas associou-se, ainda, uma breve tentativa de leitura de três de suas obras, no intuito de obter dados para configurar categorias de análise. Do que foi obtido, emergiram três grandes núcleos simbólicos de importância para esse fim: a negritude, a infância e o compromisso social, aos quais foi possível associar uma perceptível relação com o universo feminino, a aceitação do heroísmo como forma de luta e a vontade de superar uma condição social de exclusão. A intersecção de tais núcleos possibilitou reflexões que visaram a uma hermenêutica instauradora de sentido, no que se refere à busca das razões que sustentam as formulações estéticas do grafiteiro em questão.
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Assim, partindo do pressuposto de que todo artista é um mediador entre o espírito coletivo (grupal e universal) e a realização artística, esse trabalho visou a surpreender a sócio-gênese de um fazer estético de caráter popular, bem como a produção de sentido que dele advém, no intuito de incentivar tal discussão em práticas educativas que se relacionem com o ensino das artes. Para tanto, considerou-se ainda que, de modo geral, os estudos universitários sobre arte apresentam deficiência quanto à integração das criações artísticas com o sistema de relações de onde emergem (o que implica maior relativização das vias de acesso ao reconhecimento da arte como tal). Relativamente à investigação, foram realizadas duas entrevistas com o sujeito de pesquisa, tendo em mira a observação das influências familiares e sociais nos processos (auto) formadores de sua trajetória pessoal e artística. A elas associou-se, ainda, uma breve tentativa de leitura de três de suas obras, no intuito de obter dados para configurar categorias de análise. Do que foi obtido, emergiram três grandes núcleos simbólicos de importância para esse fim: a negritude, a infância e o compromisso social, aos quais foi possível associar uma perceptível relação com o universo feminino, a aceitação do heroísmo como forma de luta e a vontade de superar uma condição social de exclusão. A intersecção de tais núcleos possibilitou reflexões que visaram a uma hermenêutica instauradora de sentido, no que se refere à busca das razões que sustentam as formulações estéticas do grafiteiro em questão.This work is about graffiti art in the Hip-hop culture through an investigation, which approaches narratives and aesthetic production of a graffiti artist from the outskirts of Pelotas. As a case study, it is basically directed to the observation of the Imaginary that supports this production from Gilbert Durand’s view. Such approach shows up the power of interactions with cosmic and social environments and its relation with the psychological life of each individual, which results in the encouragement of forming structures of human imaginary. Therefore, on the assumption that every artist is a mediator between the collective spirit (group and universal spirit) and artistic achievement, this work aimed to surprise the social-genesis of doing aesthetics of popular character as well as the production of sense that comes from it. It aimed to encourage such discussion about teaching practices that are related to art teaching. Therefore, in a general way, university studies about art have been deficient as for integration of artistic creations with the system of relations where they come from (which causes a bigger comparison between ways of accessing art recognition as such). Two interviews were carried out with the subject of the research aiming the observation of family and social influences over the (self) forming processes of his personal and artistic experiences. Three pieces of work were studied in order to have enough data to represent categories for analysis. From the results, three important big nuclei came out: negritude, childhood and social commitment to which it was possible to associate a perceptible relation with feminine universe, acceptance of heroism as a way of fighting and the will of overcoming a social condition of exclusion. The intersection of such nuclei permitted reflections that aimed a setting up hermeutics of meaning referring to the search of reasons that support aesthetic formulations of the graffiti artist mentioned.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArteImaginárioEducaçãoCultura Hip-HopGrafiteArtImaginaryEducationHip-Hop CultureGraffitiExpressão e imaginário do grafite na cultura Hip-Hop : a vez e a voz de um grafiteiro de Pelotas.Expression and imaginary of graffiti in Hip-Hop culture: a and the voice of a graffiti artist from Pelotas.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/5876792879922124http://lattes.cnpq.br/5496470672226677Peres, Lúcia Maria VazLima, Nicola Caringiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.txtDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.txtExtracted texttext/plain257949http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7635/6/Dissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.txtf34c6a92909759f926dfce01ec8dc5beMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.jpgDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1904http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7635/7/Dissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf.jpg1a866d6712ab93f96671c03e8daba365MD57open accessORIGINALDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdfDissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdfapplication/pdf3408341http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7635/1/Dissertacao_Nicola_Caringi_Lima.pdf6200392aeeceda575118d04bc22817f6MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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