Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311 |
Resumo: | As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google. |
id |
UFPL_96e60c9ad69cd03cb6dcc0eddb3ed541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8311 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-21T11:35:07Z2022-04-21T11:35:07Z2021GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.porUFPelPedagogiaCotasAções afirmativasInclusãoDemocratizaçãoPedagogyAffirmative actionInclusionDemocratizationCotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.Affirmative actions in UFPel’s pedagogy course: an analysis of student’s profile and of democratization access to universityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGill, Lorena AlmeidaMendes, Nicéia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txtCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txtExtracted texttext/plain42209http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/6/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txt287148c6b2ae6c06693ae253e2781422MD56open accessTHUMBNAILCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1598http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/7/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgdfaa733c2a472e2540dc827f5bb93f8bMD57open accessORIGINALCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfapplication/pdf468321http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/1/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfc268087e7ce9c9fb6477cc79065f89b1MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/83112023-07-13 06:06:43.549open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8311VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:06:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Affirmative actions in UFPel’s pedagogy course: an analysis of student’s profile and of democratization access to university |
title |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
spellingShingle |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Gill, Lorena Almeida Pedagogia Cotas Ações afirmativas Inclusão Democratização Pedagogy Affirmative action Inclusion Democratization |
title_short |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
title_full |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
title_fullStr |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
title_full_unstemmed |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
title_sort |
Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. |
author |
Gill, Lorena Almeida |
author_facet |
Gill, Lorena Almeida Mendes, Nicéia Silva |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Nicéia Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gill, Lorena Almeida Mendes, Nicéia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Cotas Ações afirmativas Inclusão Democratização Pedagogy Affirmative action Inclusion Democratization |
topic |
Pedagogia Cotas Ações afirmativas Inclusão Democratização Pedagogy Affirmative action Inclusion Democratization |
description |
As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-21T11:35:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-21T11:35:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158 |
identifier_str_mv |
GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022. HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158 |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPel |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/6/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/7/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/1/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
287148c6b2ae6c06693ae253e2781422 dfaa733c2a472e2540dc827f5bb93f8b c268087e7ce9c9fb6477cc79065f89b1 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e fbd6c74465857056e3ca572d7586661b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710161556013056 |