Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gill, Lorena Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Nicéia Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311
Resumo: As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.
id UFPL_96e60c9ad69cd03cb6dcc0eddb3ed541
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8311
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-04-21T11:35:07Z2022-04-21T11:35:07Z2021GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.porUFPelPedagogiaCotasAções afirmativasInclusãoDemocratizaçãoPedagogyAffirmative actionInclusionDemocratizationCotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.Affirmative actions in UFPel’s pedagogy course: an analysis of student’s profile and of democratization access to universityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGill, Lorena AlmeidaMendes, Nicéia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txtCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txtExtracted texttext/plain42209http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/6/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txt287148c6b2ae6c06693ae253e2781422MD56open accessTHUMBNAILCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1598http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/7/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpgdfaa733c2a472e2540dc827f5bb93f8bMD57open accessORIGINALCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfCOTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfapplication/pdf468321http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/1/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdfc268087e7ce9c9fb6477cc79065f89b1MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/83112023-07-13 06:06:43.549open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8311VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:06:43Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Affirmative actions in UFPel’s pedagogy course: an analysis of student’s profile and of democratization access to university
title Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
spellingShingle Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
Gill, Lorena Almeida
Pedagogia
Cotas
Ações afirmativas
Inclusão
Democratização
Pedagogy
Affirmative action
Inclusion
Democratization
title_short Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
title_full Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
title_fullStr Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
title_full_unstemmed Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
title_sort Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade.
author Gill, Lorena Almeida
author_facet Gill, Lorena Almeida
Mendes, Nicéia Silva
author_role author
author2 Mendes, Nicéia Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gill, Lorena Almeida
Mendes, Nicéia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Cotas
Ações afirmativas
Inclusão
Democratização
Pedagogy
Affirmative action
Inclusion
Democratization
topic Pedagogia
Cotas
Ações afirmativas
Inclusão
Democratização
Pedagogy
Affirmative action
Inclusion
Democratization
description As cotas nas universidades foram instituídas pela Lei 12.711/2012. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o processo começou com a aprovação do sistema, ainda no mesmo ano, em um percentual de 40% do total de vagas, passando a 50%, em 2013. Este estudo pretende, justamente, analisar o perfil do estudante cotista do curso de Pedagogia da UFPel, verificando a importância desse processo para o ingresso na universidade e, além disso, conhecer as condições de permanência oferecidas pela instituição para que estudantes cotistas possam concluir seus estudos. Para a realização do trabalho, buscou-se os conceitos de equidade, ação afirmativa e dialética entre inclusão e exclusão. A metodologia baseou-se em uma análise quanti-qualitativa, mediante o uso de um formulário Google.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-21T11:35:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-21T11:35:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158
identifier_str_mv GILL, Lorena Almeida e MENDES, Nicéia Silva. Cotas no curso de pedagogia da UFPel: uma análise do perfil dos estudantes e da democratização do acesso à universidade. Expressa Extensão, v. 26, n. 3, p. 81-92, set-dez, 2021. Pelotas: EDUFPel, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/21158. Acesso em: 18 de abril de 2022.
HTTPS://DOI.ORG/10.15210/EE.V26I3.21158
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPel
publisher.none.fl_str_mv UFPel
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/6/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/7/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/1/COTAS_NO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_DA_UFPEL.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8311/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 287148c6b2ae6c06693ae253e2781422
dfaa733c2a472e2540dc827f5bb93f8b
c268087e7ce9c9fb6477cc79065f89b1
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
fbd6c74465857056e3ca572d7586661b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710161556013056