Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Cátia Maria da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291
Resumo: A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.
id UFPL_98107483d4305b5b9dc5554bb11dc9f0
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8291
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2022-04-08T14:33:48Z2022-04-062022-04-08T14:33:48Z2022-02-23VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.The present dissertation seeks to investigate the activity and influence of the body industry in the formation of contemporary female subjectivity. From a poetic proposal, we seek to reflect on the fashion impact on everyday life, highlighting the regimes of visuality and visibilities prevailing in our society. In this way, it presents as a problem the impact of the body industry on the vision of the woman subject, aspects that reveal processes of female representation, manipulations, violence, inversions and impositions. Contextualizing the fashion history in the developed poetic production, I look for discuss the ways corporations evoke the massive consumption desire, and why women are the main targets of this industry, as well as mapping artists who present in their works the discourse about body as an object in the manipulation of appearance. By theoretical and artistic contributions analysing, we understand the consequences that the fashion progress causes and results on the contemporary women image and life, due to the impact of promoting the character of desire and seduction, trap of demanded aesthetic provided by magazines, cinema, television and later on internet. For that purpose, authors such as Jean Baudrillard were used to address consumption related to happiness expression; as well as works by Gilles Lipovetsky (2006; 2017) and Zygmaun Bauman (2001) when dealing with seduction and spectacularization, consumption and new communication techniques, conditioning production, diffusion and consumption, as well as artistic references, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman and Nazareth Pacheco, poetic proposal references presented in this research. From poetic narratives elaboration that have body and image as it support, we reflect about the imprisonment and empowerment of female social roles in contemporary times, as well as the search for a new resignification of consumption and subjectivities formation.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESIndústria corporalSubjetividadeArte contemporâneaPoéticas visuaisBody industrySubjectivityContemporary artVisual poeticsSubjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela ArteSubjectivity and body industry: A Process of Resignification Mediated by Artinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6642908288767900http://lattes.cnpq.br/3858201697400054Chaves, Larissa PatronVieira, Cátia Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txtDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain163353http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/6/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txta55c29bf7e6ace45275eb4d0b2f8954aMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpgDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1839http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/7/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpg49ec906301356111d2cf6374f309caa1MD57open accessORIGINALDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfapplication/pdf9369477http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/1/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfdf33a9926805b11991fb7cd0f9d2564bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/82912023-07-13 03:57:13.228open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:57:13Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Subjectivity and body industry: A Process of Resignification Mediated by Art
title Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
spellingShingle Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
Vieira, Cátia Maria da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Indústria corporal
Subjetividade
Arte contemporânea
Poéticas visuais
Body industry
Subjectivity
Contemporary art
Visual poetics
title_short Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
title_full Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
title_fullStr Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
title_full_unstemmed Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
title_sort Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
author Vieira, Cátia Maria da Silva
author_facet Vieira, Cátia Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6642908288767900
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3858201697400054
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Cátia Maria da Silva
contributor_str_mv Chaves, Larissa Patron
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Indústria corporal
Subjetividade
Arte contemporânea
Poéticas visuais
Body industry
Subjectivity
Contemporary art
Visual poetics
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria corporal
Subjetividade
Arte contemporânea
Poéticas visuais
Body industry
Subjectivity
Contemporary art
Visual poetics
description A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-08T14:33:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-06
2022-04-08T14:33:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291
identifier_str_mv VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/6/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/7/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpg
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/1/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/2/license_url
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/3/license_text
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/4/license_rdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a55c29bf7e6ace45275eb4d0b2f8954a
49ec906301356111d2cf6374f309caa1
df33a9926805b11991fb7cd0f9d2564b
924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1813710111048204288