Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291 |
Resumo: | A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades. |
id |
UFPL_98107483d4305b5b9dc5554bb11dc9f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8291 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-08T14:33:48Z2022-04-062022-04-08T14:33:48Z2022-02-23VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades.The present dissertation seeks to investigate the activity and influence of the body industry in the formation of contemporary female subjectivity. From a poetic proposal, we seek to reflect on the fashion impact on everyday life, highlighting the regimes of visuality and visibilities prevailing in our society. In this way, it presents as a problem the impact of the body industry on the vision of the woman subject, aspects that reveal processes of female representation, manipulations, violence, inversions and impositions. Contextualizing the fashion history in the developed poetic production, I look for discuss the ways corporations evoke the massive consumption desire, and why women are the main targets of this industry, as well as mapping artists who present in their works the discourse about body as an object in the manipulation of appearance. By theoretical and artistic contributions analysing, we understand the consequences that the fashion progress causes and results on the contemporary women image and life, due to the impact of promoting the character of desire and seduction, trap of demanded aesthetic provided by magazines, cinema, television and later on internet. For that purpose, authors such as Jean Baudrillard were used to address consumption related to happiness expression; as well as works by Gilles Lipovetsky (2006; 2017) and Zygmaun Bauman (2001) when dealing with seduction and spectacularization, consumption and new communication techniques, conditioning production, diffusion and consumption, as well as artistic references, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman and Nazareth Pacheco, poetic proposal references presented in this research. From poetic narratives elaboration that have body and image as it support, we reflect about the imprisonment and empowerment of female social roles in contemporary times, as well as the search for a new resignification of consumption and subjectivities formation.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisUFPelBrasilCentro de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESIndústria corporalSubjetividadeArte contemporâneaPoéticas visuaisBody industrySubjectivityContemporary artVisual poeticsSubjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela ArteSubjectivity and body industry: A Process of Resignification Mediated by Artinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/6642908288767900http://lattes.cnpq.br/3858201697400054Chaves, Larissa PatronVieira, Cátia Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txtDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txtExtracted texttext/plain163353http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/6/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txta55c29bf7e6ace45275eb4d0b2f8954aMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpgDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1839http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/7/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpg49ec906301356111d2cf6374f309caa1MD57open accessORIGINALDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfDissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfapplication/pdf9369477http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/1/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdfdf33a9926805b11991fb7cd0f9d2564bMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/82912023-07-13 03:57:13.228open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T06:57:13Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Subjectivity and body industry: A Process of Resignification Mediated by Art |
title |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
spellingShingle |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte Vieira, Cátia Maria da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Indústria corporal Subjetividade Arte contemporânea Poéticas visuais Body industry Subjectivity Contemporary art Visual poetics |
title_short |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
title_full |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
title_fullStr |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
title_full_unstemmed |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
title_sort |
Subjetividade e indústria corporal: Um Processo de Ressignificação Intermediado pela Arte |
author |
Vieira, Cátia Maria da Silva |
author_facet |
Vieira, Cátia Maria da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6642908288767900 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3858201697400054 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Larissa Patron |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Cátia Maria da Silva |
contributor_str_mv |
Chaves, Larissa Patron |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Indústria corporal Subjetividade Arte contemporânea Poéticas visuais Body industry Subjectivity Contemporary art Visual poetics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indústria corporal Subjetividade Arte contemporânea Poéticas visuais Body industry Subjectivity Contemporary art Visual poetics |
description |
A presente dissertação busca investigar a atuação e a influência da indústria corporal na formação da subjetividade feminina contemporânea. A partir de proposta poética, buscamos a reflexão sobre o impacto da moda no cotidiano, destacando os regimes de visualidade e visibilidades vigentes na nossa sociedade. Dessa forma, o trabalho apresenta como problema o impacto da indústria corporal na construção do sujeito mulher, aspectos que desvelam processos da representação feminina, manipulações, violência, inversões e imposições. Ao contextualizar a história da moda na produção poética desenvolvida, buscamos problematizar as formas como as corporações suscitam o desejo ao consumo em massa, e por que são as mulheres os principais alvos dessa indústria, assim como, um levantamento de artistas que apresentam, em suas obras, o discurso sobre o corpo como objeto na manipulação da aparência. A partir da análise realizada sobre os aportes teóricos e artísticos, compreendemos as consequências que o avanço da moda provoca e acarreta sobre a imagem e vida da mulher contemporânea, pelo impacto da promoção do caráter de desejo e de sedução, armadilha da exigência de uma estética provida por revistas, cinema, televisão e posteriormente, pela internet. Para tal fim, utilizamos autores como: Jean Baudrillard (1995), ao abordar o consumo associado à expressão de felicidade; assim como obras de Gilles Lipovetsky (2006; 2017) e Zygmaun Bauman (2001), ao tratar da sedução e espetacularização, consumo e novas técnicas de comunicação, condicionando produção, difusão e consumo, bem como os referenciais artísticos, Vanessa Beecroft, Barbara Kruger, Cindy Sherman e Nazareth Pacheco, referências da proposta poética apresentada nesta pesquisa. A partir da elaboração de narrativas poéticas que têm o corpo e a imagem como suporte, refletimos sobre aprisionamento e empoderamento de papeis sociais femininos na contemporaneidade, assim como a busca por uma nova ressignificação do consumo e formação de subjetividades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-08T14:33:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-06 2022-04-08T14:33:48Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Cátia Maria da Silva. Subjetividade e indústria corporal: um processo de ressignificação intermediado pela arte. 2022. 121f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2022. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/6/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/7/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/1/Dissertacao_Catia_Maria_Vieira.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8291/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a55c29bf7e6ace45275eb4d0b2f8954a 49ec906301356111d2cf6374f309caa1 df33a9926805b11991fb7cd0f9d2564b 924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1813710111048204288 |