Os conflitos étnico-religiosos em Castela durante o reinado de Alfonso X (1252-1284)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacerda, Léo Araújo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8078
Resumo: A presente pesquisa busca oferecer uma análise das estratégias de diferenciação social que objetivavam a conversão religiosa, promovida pela elite cristã em Castela e Leão, durante o século XIII, materializadas em vestimentas, representações pictóricas, definições dos espaços devocionais e interditos interétnicos e inter-religiosos - matrimoniais e sexuais -, que tenderam a ser burlados taticamente. A noção vigente de tolerância não compreendia necessariamente a igualdade jurídica menos ainda o respeito à devoção alheia. A partir da análise de documentação literária e imagética, em um nível secundário, versos e iluminuras do cancioneiro mariano (Cantigas de Santa Maria, segunda metade do século XII), e jurídica (Fuero Real, 1255; Siete Partidas, 1256-1265) produzidas no reinado de Alfonso X, o Sábio, governante dos Reinos de Castela e Leão, entre 1252 e 1284, pretende-se circunscrever questões religiosas que são permeadas por aspectos políticos. A interpretação que se expõe consiste no esforço de destacar as tensões e conflitos subjacentes à vivência de práticas religiosas de sefarditas e mudéjares através de Cantigas que narram à destruição pública de imagens, a blasfêmia e massacres judaicos, entendido como processos perpassados por interesses políticos não só filiados ao expansionismo territorial conduzido pela conquista peninsular cristã, como também pelo projeto político-ideológico afonsino de instituir uma unidade religiosa a Ibéria medieval.
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A partir da análise de documentação literária e imagética, em um nível secundário, versos e iluminuras do cancioneiro mariano (Cantigas de Santa Maria, segunda metade do século XII), e jurídica (Fuero Real, 1255; Siete Partidas, 1256-1265) produzidas no reinado de Alfonso X, o Sábio, governante dos Reinos de Castela e Leão, entre 1252 e 1284, pretende-se circunscrever questões religiosas que são permeadas por aspectos políticos. A interpretação que se expõe consiste no esforço de destacar as tensões e conflitos subjacentes à vivência de práticas religiosas de sefarditas e mudéjares através de Cantigas que narram à destruição pública de imagens, a blasfêmia e massacres judaicos, entendido como processos perpassados por interesses políticos não só filiados ao expansionismo territorial conduzido pela conquista peninsular cristã, como também pelo projeto político-ideológico afonsino de instituir uma unidade religiosa a Ibéria medieval.The present research seeks to offer an analysis of social differentiation strategies that aimed at religious conversion, promoted by the Christian elite in Castile and Leon, during the 13th century, materialized in clothing, pictorial representations, definitions of devotional spaces and interethnic and interreligious interdicts. - matrimonial and sexual -, which tended to be tactically circumvented. The prevailing notion of tolerance did not necessarily include legal equality, much less respect for the devotion of others. From the analysis of literary and imagery documentation, at a secondary level, verses and illuminations of the Marian songbook (Cantigas de Santa Maria, second half of the 12th century), and legal (Fuero Real, 1255; Siete Partidas, 1256-1265) produced in the reign of Alfonso X, the Sage, ruler of the Kingdoms of Castile and Leon, between 1252 and 1284, it is intended to circumscribe religious issues that are permeated by political aspects. The interpretation that is exposed consists of an effort to highlight the tensions and conflicts underlying the experience of Sephardic and Mudejar religious practices through Cantigas that narrate the public destruction of images, blasphemy and Jewish massacres, understood as processes pervaded by political interests not only affiliated to the territorial expansionism driven by the Christian peninsular conquest, as well as by the political and ideological project of establishing a religious unity in medieval Iberia.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAAlfonso XJudeusMuçulmanosCastela e LeãoSéculo XIIIJewsMuslimsCastile and Leon13th centuryOs conflitos étnico-religiosos em Castela durante o reinado de Alfonso X (1252-1284)Ethnic-religious conflicts in Castile during the reign of Alfonso X (1252-1284)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2806479062219307http://lattes.cnpq.br/8072197385675534Gonçalves, Daniele GallindoLacerda, Léo Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.txtDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.txtExtracted texttext/plain447736http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8078/6/Dissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.txt11d5ed0039f8e36a74c312f17b236f6dMD56open accessTHUMBNAILDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.jpgDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8078/7/Dissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf.jpg1a041cad2a09f351d60dd86385ebe0a5MD57open accessORIGINALDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdfDissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdfapplication/pdf1943822http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8078/1/Dissertacao_LEO_ARAUJO_LACERDA.pdf02590d2cac4a7e664d0b33478e47995aMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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