Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista.
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7750 |
Resumo: | A tese aqui apresentada é a de que ao longo do processo de formulação e vivência de experiências educativas e escolares com a relação trabalho educação e formação humana, o MST apropria-se dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia socialista russa, por meio de suas dimensões educativas – mesmo com contradições e limites – tensionando os fundamentos forma histórica escolar e ao mesmo tempo produzindo novas sínteses dessa relação, no contexto do modo de produção capitalista. Assim, objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória histórica da relação trabalho educação e formação humana na proposta educativa e escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, de modo a desvelar os processos de apropriação das dimensões educativas da pedagogia socialista russa e suas implicações no tensionamento da forma histórica escolar; bem como na construção de novas sínteses da relação trabalho educação. As problemáticas que nortearam a pesquisa foram: Como ocorreu o processo de elaboração e a trajetória histórica da relação trabalho educação e formação humana proposta educativa e escolar do Movimento à luz da pedagogia socialista russa? Como as dimensões educativas da pedagogia socialista russa estiveram e estão presentes na trajetória de constituição da relação trabalho educação e formação humana no MST? Em que medida as experiências educativas e escolares do MST construídas à luz da pedagogia socialista russa tem produzido tensões à forma histórica escolar capitalista, bem como novas sínteses da relação trabalho educação e formação humana? Em termos metodológicos, realizou-se um estudo qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Nas considerações finais, reconhece-se que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST -, ao longo de sua trajetória, por meio da relação trabalho educação e formação humana, à luz da pedagogia socialista russa, realiza processos formativos que sinalizam avanços qualitativos no âmbito da formação humana, compreendendo a escola como uma instituição que corrobora para construção de um projeto histórico vinculado às lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, bem como com sua emancipação. Ressaltamos, ainda, a urgência de voltarmos nossos olhares para as experiências educativas e escolares do MST que mesmo com suas contradições, acenam para o inédito viável em nosso tempo histórico. De fato, na busca pela alternativa radicalmente socialista, o Movimento, já em nosso tempo histórico, potencializa novos atos históricos articulados a questão da formação humana de caráter integral à luz das dimensões educativas da pedagogia socialista russa. |
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2021-06-23T09:49:51Z2021-06-222021-06-23T09:49:51Z2016-12-14SANTOS, Franciele Soares dos. Trabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista. 2016. 224 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2016.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7750A tese aqui apresentada é a de que ao longo do processo de formulação e vivência de experiências educativas e escolares com a relação trabalho educação e formação humana, o MST apropria-se dos fundamentos teórico-metodológicos da pedagogia socialista russa, por meio de suas dimensões educativas – mesmo com contradições e limites – tensionando os fundamentos forma histórica escolar e ao mesmo tempo produzindo novas sínteses dessa relação, no contexto do modo de produção capitalista. Assim, objetivo desta pesquisa foi analisar a trajetória histórica da relação trabalho educação e formação humana na proposta educativa e escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, de modo a desvelar os processos de apropriação das dimensões educativas da pedagogia socialista russa e suas implicações no tensionamento da forma histórica escolar; bem como na construção de novas sínteses da relação trabalho educação. As problemáticas que nortearam a pesquisa foram: Como ocorreu o processo de elaboração e a trajetória histórica da relação trabalho educação e formação humana proposta educativa e escolar do Movimento à luz da pedagogia socialista russa? Como as dimensões educativas da pedagogia socialista russa estiveram e estão presentes na trajetória de constituição da relação trabalho educação e formação humana no MST? Em que medida as experiências educativas e escolares do MST construídas à luz da pedagogia socialista russa tem produzido tensões à forma histórica escolar capitalista, bem como novas sínteses da relação trabalho educação e formação humana? Em termos metodológicos, realizou-se um estudo qualitativo, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Nas considerações finais, reconhece-se que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST -, ao longo de sua trajetória, por meio da relação trabalho educação e formação humana, à luz da pedagogia socialista russa, realiza processos formativos que sinalizam avanços qualitativos no âmbito da formação humana, compreendendo a escola como uma instituição que corrobora para construção de um projeto histórico vinculado às lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, bem como com sua emancipação. Ressaltamos, ainda, a urgência de voltarmos nossos olhares para as experiências educativas e escolares do MST que mesmo com suas contradições, acenam para o inédito viável em nosso tempo histórico. De fato, na busca pela alternativa radicalmente socialista, o Movimento, já em nosso tempo histórico, potencializa novos atos históricos articulados a questão da formação humana de caráter integral à luz das dimensões educativas da pedagogia socialista russa.The thesis here presented is that throughout the process of formulation and living of the educational and scholastic experiences with the relationship between work education and human formation, the MST appropriates the theoretical-methodological fundamentals of socialist pedagogy, through its educational dimensions - even with contradictions and limits - pushing the historical school form and at the same time producing new syntheses of this relationship, in the context of the capitalist mode of production. Thus, the aim of this research was to analyze the historical trajectory of the relationship between work education and human formation in the educational and scholastic proposal of the Landless Rural Workers' Movement - MST, in order to unveil the appropriation processes of the educational dimensions of the Russian socialist pedagogy and its implications pushing the historical school form; as well as in the construction of new syntheses of the relationship work education. The problematic that guided the research were: How did the process of elaboration and the historical trajectory of the relationship between work education and human formation, educational and scholastic proposal of the Movement in the light of Russian socialist pedagogy occur? How have the educational dimensions of Russian socialist pedagogy been and are they present in the trajectory of the establishment of the relationship between work education and human formation in the MST? To what extent have the educational and scholastic experiences of the MST built in the light of Russian socialist pedagogy produced tensions to the capitalist school historical form, as well as new syntheses of the relationship between education and human formation? In methodological terms, a qualitative study was carried out, through bibliographical, documentary and participant observation research. In the final considerations, it is recognized that the Landless Rural Workers' Movement (MST), throughout its trajectory, through its relationship with work education and formation, in the light of socialist pedagogy occur, performs formative processes which highlight qualitative advancements in the scope of Human education, understanding the school as an institution that corroborates to the construction of a historical project linked to the struggles of the rural and urban workers, as well as their emancipation. We also emphasize the urgency of directing our attention to the educational and scholastic experiences of the MST, which, despite their contradictions, it beckons for the unprecedented viability of our historical time. In fact, in the search for a radically socialist alternative, the Movement, once in our historical time, strengthens new historical acts articulated to the issue of integral human formation in the light of the educational dimensions of socialist pedagogy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrabalho - EducaçãoMSTForma histórica escolarPedagogia socialista russaWork - EducationHistorical scholastic formSocialist pedagogy occurTrabalho educação e formação humana no MST: tensionando a forma histórica escolar à luz da pedagogia socialista.Work education and human formation in the MST: pushing the historical scholastic form in the light of socialist pedagogy.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/8310447915314417http://lattes.cnpq.br/1484551689017803Paludo, ConceiçãoSantos, Franciele Soares dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.txtTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.txtExtracted texttext/plain573717http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7750/6/Tese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.txt43ab1fb915a895e1d1cab3d1ae266ea8MD56open accessTHUMBNAILTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.jpgTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7750/7/Tese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf.jpgf08bf4441429d73088c70106f3c063c5MD57open accessORIGINALTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdfTese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdfapplication/pdf1979685http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7750/1/Tese_Franciele_Soares_dos_Santos.pdf32516c83e75f48cb539045ae9cabea08MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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