Relacionamento social e aprendizagem motora em adolescentes
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Data de Publicação: | 2020 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7898 |
Resumo: | Evidências na área de Aprendizagem Motora têm observado que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social beneficia a aprendizagem de habilidades motoras em crianças, adultos e idosos. No período da adolescência, a forma de se relacionar e a centralidade que os relacionamentos assumem faz com que tanto o suporte quanto a frustração do relacionamento social, possam exercer substancial impacto na aprendizagem motora desta população. À luz da macro teoria da Autodeterminação, um artigo de revisão e três estudos experimentais foram propostos, com o objetivo de observar os efeitos do relacionamento social em adolescentes com idades entre 14 e 16 anos. A tarefa, nos três experimentos, envolveu a aprendizagem de uma habilidade motora de rebater uma bola, utilizando uma raquete, em um alvo. O primeiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do suporte e da frustração do relacionamento social. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: suporte de relacionamento (SR), frustração de relacionamento (FR) e controle. O segundo experimento verificou os efeitos do suporte e frustração do relacionamento social por um par na aprendizagem motora. Os participantes foram divididos em três grupos experimentais: suporte ao relacionamento (SR), frustração ao relacionamento (FR) e controle. O terceiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do relacionamento, manipulados através de um contexto de cooperação e de um contexto de competição na aprendizagem motora. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: cooperação (COO), competição (COMP) e controle. Ambos os experimentos contaram com fases de prática, retenção e transferência. Ainda, em ambos os experimentos foram verificados os efeitos de mecanismos mediadores quais sejam: motivação, percepção de autoeficácia e afetos. Os resultados mostraram que o suporte de relacionamento social, seja pelo experimentador, seja por um par, ou pelo contexto que promova interação positiva (cooperação) beneficia a aprendizagem motora, leva a maior motivação, auto eficácia e maiores níveis de afetos positivos em adolescentes relativo a contextos que frustram o relacionamento social. Essas evidências permitem concluir que o relacionamento social é um fator sócio cognitivo e afetivo que impacta positivamente a aprendizagem motora em adolescentes. Para futuros estudos, sugere-se a verificação diferentes contextos que promovam a interação positiva e seus efeitos na aprendizagem de habilidades motoras. |
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2021-07-17T23:02:56Z2021-07-17T23:02:56Z2020-12-16KAEFER, Angélica. Relacionamento social e aprendizagem motora em adolescentes. Orientadora: Suzete Chiviacowsky. 2020. 312f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7898Evidências na área de Aprendizagem Motora têm observado que a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e relacionamento social beneficia a aprendizagem de habilidades motoras em crianças, adultos e idosos. No período da adolescência, a forma de se relacionar e a centralidade que os relacionamentos assumem faz com que tanto o suporte quanto a frustração do relacionamento social, possam exercer substancial impacto na aprendizagem motora desta população. À luz da macro teoria da Autodeterminação, um artigo de revisão e três estudos experimentais foram propostos, com o objetivo de observar os efeitos do relacionamento social em adolescentes com idades entre 14 e 16 anos. A tarefa, nos três experimentos, envolveu a aprendizagem de uma habilidade motora de rebater uma bola, utilizando uma raquete, em um alvo. O primeiro experimento teve como objetivo verificar os efeitos do suporte e da frustração do relacionamento social. Os participantes foram aleatoriamente divididos em três grupos experimentais: suporte de relacionamento (SR), frustração de relacionamento (FR) e controle. O segundo experimento verificou os efeitos do suporte e frustração do relacionamento social por um par na aprendizagem motora. Os participantes foram divididos em três grupos experimentais: suporte ao relacionamento (SR), frustração ao relacionamento (FR) e controle. 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Essas evidências permitem concluir que o relacionamento social é um fator sócio cognitivo e afetivo que impacta positivamente a aprendizagem motora em adolescentes. Para futuros estudos, sugere-se a verificação diferentes contextos que promovam a interação positiva e seus efeitos na aprendizagem de habilidades motoras.Evidence in the area of Motor Learning has observed that the satisfaction of the basic psychological needs of autonomy, competence and social relatedness benefits the learning of motor skills in children, adults and the older adults. During adolescence, the way of relating and the centrality that relationships assume makes both the support and the frustration of the social relatedness, can have a substantial impact on the motor learning of this population. In the light of the macro theory of self-determination, a review article and three experimental studies were proposed, with the objective of observing the effects of social relatedness in adolescents aged 14 to 16 years. The task, in the three experiments, involved learning a motor skill to hit a ball, using a racket, on a target. The first experiment aimed to verify the effects of social relatedness support and frustration. Participants were randomly divided into three experimental groups: relatedness support (SR), relatedness frustration (RF) and control. The second experiment verified the effects of support and frustration of social relatedness by a pair on motor learning. Participants were divided into three experimental groups: relatedness support (SR), relatedness frustration (RF) and control. The third experiment aimed to verify the effects of the relatedness, manipulated through a context of cooperation and a context of competition in motor learning. Participants were randomly divided into three experimental groups: cooperation (COO), competition (COMP) and control. Both experiments had phases of practice, retention and transfer. Still, in both experiments the effects of mediating mechanisms were verified, namely: motivation, perception of self-efficacy and affections. The results showed that social relatedness support, either by the experimenter, by a pair, or by the context that promotes positive interaction (cooperation) benefits motor learning, leads to greater motivation, self-efficacy and higher levels of positive affects in adolescents relative to contexts that frustrate the social relatedness. This evidence allows us to conclude that the social relatedness is a socio-cognitive and affective factor that positively impacts motor learning in adolescents. For future studies, it is suggested to verify different contexts that promote positive interaction and its effects on learning motor skills.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICARelacionamentoMotivaçãoAdolescentesRelatednessMotivationAdolescentsRelacionamento social e aprendizagem motora em adolescentesSocial relatedness and motor learning in adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/9945635640795381http://lattes.cnpq.br/3676627708423832Clark, Suzete ChiviacowskyKaefer, Angelicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese___ANGELICA_KAEFER.pdf.txtTese___ANGELICA_KAEFER.pdf.txtExtracted texttext/plain586890http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7898/6/Tese___ANGELICA_KAEFER.pdf.txt2f5703c459220794a48739ec5754b520MD56open accessTHUMBNAILTese___ANGELICA_KAEFER.pdf.jpgTese___ANGELICA_KAEFER.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7898/7/Tese___ANGELICA_KAEFER.pdf.jpgc8643b853b2d22fb5c0501af9134dcebMD57open accessORIGINALTese___ANGELICA_KAEFER.pdfTese___ANGELICA_KAEFER.pdfapplication/pdf2608686http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7898/1/Tese___ANGELICA_KAEFER.pdff898b83bdc71a4e8470eacf411c6f764MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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