Fatores pré-abate relacionados às contusões em carcaças bovinas.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8917 |
Resumo: | As contusões nas carcaças são originadas principalmente durante o pré-abate. Neste período os animais são submetidos a uma cadeia de fatores, não familiares, causadores de estresse como resultado da tentativa de adaptação forçada. Foram avaliados fatores relacionados às contusões em carcaças de bovinos, desde o manejo de embarque até o momento de desembarque no frigorífico. Para isso, foram coletados dados das condições de manejo e transporte de uma empresa frigorífica localizada no sul do Brasil. As variáveis dependen tes correspondem à proporção de animais contundidos e o número total de contusões referentes a cada lote animal. As variáveis independentes foram: sexo dos animais, densidade dos caminhões, tempo (minutos) e distância (quilômetros) de viagem, tempo de desembarque, condições de mangueira e de manejo e tipo de veículo utilizado no transporte dos animais. Através de regressão logística, foi ajustado um modelo de família binomial para os dados de frequência de contusões, no qual as carcaças foram separadas em contundidas e não contundidas, além de um modelo de família poisson para os dados de contagem total das contusões. Para determinar a probabilidade de um animal se contundir, foi realizado o teste de “odds ratio” (OD) e, para os dados de contagem foi realizado teste de Tukey para comparação das médias preditas pelo modelo. O sexo apresentou maior efeito nos resultados dos dois modelos, sendo as fêmeas mais susceptíveis às contusões. Frequências mais elevadas de lesões (P<0,05) foram ocasionadas pelo tempo mais longo de viagem. Porém, quando avaliado pela distância não foi observada tal relação. Menores chances de contusões foram observadas no tempo mais curto de desembarque e, com relação às densidades, os resultados demonstram que as cargas muito folgadas ou muito carregadas causaram menos contusões, quando avaliado do número total de contusões. Com relação às condições de manejo e mangueira, foi observada a redução de lesões da nota regular para boa, sendo os valores ainda inferiores para a nota ruim. Melhores resultados foram observados em lotes transportados em caminhão do tipo carreta. Apesar das contusões ocorrerem em diversas etapas do período pré-abate, o sexo foi o fator mais determinante, sendo as fêmeas mais susceptíveis. |
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2023-01-09T12:54:39Z2023-01-092023-01-09T12:54:39Z2015-02-23MENDONÇA, Fábio Souza. Fatores pré-abate relacionados às contusões em carcaças bovinas. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8917As contusões nas carcaças são originadas principalmente durante o pré-abate. Neste período os animais são submetidos a uma cadeia de fatores, não familiares, causadores de estresse como resultado da tentativa de adaptação forçada. Foram avaliados fatores relacionados às contusões em carcaças de bovinos, desde o manejo de embarque até o momento de desembarque no frigorífico. Para isso, foram coletados dados das condições de manejo e transporte de uma empresa frigorífica localizada no sul do Brasil. As variáveis dependen tes correspondem à proporção de animais contundidos e o número total de contusões referentes a cada lote animal. As variáveis independentes foram: sexo dos animais, densidade dos caminhões, tempo (minutos) e distância (quilômetros) de viagem, tempo de desembarque, condições de mangueira e de manejo e tipo de veículo utilizado no transporte dos animais. Através de regressão logística, foi ajustado um modelo de família binomial para os dados de frequência de contusões, no qual as carcaças foram separadas em contundidas e não contundidas, além de um modelo de família poisson para os dados de contagem total das contusões. Para determinar a probabilidade de um animal se contundir, foi realizado o teste de “odds ratio” (OD) e, para os dados de contagem foi realizado teste de Tukey para comparação das médias preditas pelo modelo. O sexo apresentou maior efeito nos resultados dos dois modelos, sendo as fêmeas mais susceptíveis às contusões. Frequências mais elevadas de lesões (P<0,05) foram ocasionadas pelo tempo mais longo de viagem. Porém, quando avaliado pela distância não foi observada tal relação. Menores chances de contusões foram observadas no tempo mais curto de desembarque e, com relação às densidades, os resultados demonstram que as cargas muito folgadas ou muito carregadas causaram menos contusões, quando avaliado do número total de contusões. Com relação às condições de manejo e mangueira, foi observada a redução de lesões da nota regular para boa, sendo os valores ainda inferiores para a nota ruim. Melhores resultados foram observados em lotes transportados em caminhão do tipo carreta. Apesar das contusões ocorrerem em diversas etapas do período pré-abate, o sexo foi o fator mais determinante, sendo as fêmeas mais susceptíveis.Carcass injury originates mainly during pre-slaughter. In this period animals are submitted to na unifamiliar chain of factors, causing stress, as result of a forced adaptation tentavive. Factors related to injuries were evaluated in bovine carcasses, from animal loading management until unloading at slaughterhouse. Management conditions and transport data were collected in a packing plant in Southern Brazil. Dependent variables correspond to the proportion of injured animals and the total number of injuries, for each animal lot. Independent variables were: sex of animals, animal density in trucks, time (minutes) and travel distance (kilometers), unloading time,handling facilities conditions and management and ti me and type of vehicle used for transport. Through logistic regression a Family binomial model was adjusted for data of injury frequencies, in which carcasses were separated in bruised and not bruised and a Poisson Family model for data of total count of injuries. To determine the probability of an animal be injured the test “odds ratio” (OD) was performed and, for data of countings Tukey test was applied to compare means predicted by the model. Sex presented the highest effect in the results of the two models, with females being more susceptible to injuries. Higher frequencies of injury (P<0.05) were caused by longer travel time. However, when evaluated by the distance this relationship was not obeserved. Lower chances of injuries were observed with a shorter time of unloading and, in relation to animal densities, results show that very low or very high animal density caused less injuries, when total number of injuries was considered. In relation to management and handling facilities conditions, a reduction of injuries was observed for regular grade to good, being lower values for bad grade. Better results were observed in lots transportated in trailer type trucks. Despite the fact that injuries occur in several pre-slaughter phases, sex was the more determinant factor,with females being more susceptible.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em ZootecniaUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIAAbate humanitárioBem-estar animalFrigoríficoTransporteAnimal welfareHumanitarian sacrificeSlaughterhouseTransportFatores pré-abate relacionados às contusões em carcaças bovinas.Pre-slaughtering factors related to injuries in bovine carcasses.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/4064535334249611http://lattes.cnpq.br/1120109274579134Silveira, Isabella Dias Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5700216426341087Vaz, Fabiano Nuneshttp://lattes.cnpq.br/3120369205898923Vaz, Ricardo ZambardaMendonça, Fábio Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdf.txtDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdf.txtExtracted texttext/plain165053http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/6/DISSERTACAO_FABIO%20SOUZA%20MENDONCA.pdf.txtde2d8ffb1bbf98ee1572c337067ca056MD56open accessTHUMBNAILDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdf.jpgDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/7/DISSERTACAO_FABIO%20SOUZA%20MENDONCA.pdf.jpgc1cac22d3b02e79d330684a3709636caMD57open accessORIGINALDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdfDISSERTACAO_FABIO SOUZA MENDONCA.pdfapplication/pdf1207655http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/1/DISSERTACAO_FABIO%20SOUZA%20MENDONCA.pdf00842b0d25425e82c7b5700eac07994dMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8917/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/89172023-07-13 04:03:47.781open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/8917VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:03:47Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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