Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5604 |
Resumo: | Este trabalho busca, nas técnicas e processos inerentes ao processo criativo publicitário, contribuições aplicáveis na roteirização e planejamento de videoaulas para educação a distância online, a partir da premissa/tese de que esses processos advindos da propaganda qualificam a roteirização das videoaulas. As contribuições da publicidade foram obtidas através de pesquisa teórica e empírica. Primeiramente foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica perpassando temas e subtemas relacionados ao conhecimento do campo de estudo, embasando a criação de pontos se intersecção entre as áreas da criação publicitária, da roteirização de videoaulas e da experiência do autor enquanto profissional de ambas, buscando esse conhecimento em autores como Barreto (2004), Burtenshaw (2011), Waiteman (2006), Bertomeu (2010, 2010b), na área da publicidade, e Filatro & Cairo (2015), Koumi (2006), O’Donoghue (2014), e Moussiades et al. (2017) no campo da roteirização de videoaulas. Já com algumas intersecções em mente, foram realizadas entrevistas com outros profissionais da área da criação publicitária com experiência em planejamento de videoaulas, buscando qualquer conhecimento da prática que pudesse ter passado despercebido na pesquisa bibliográfica, com o intuito de criar novas interfaces e corroborar ou contradizer os preceitos advindos da pesquisa bibliográfica. A lista de temáticas de confluência, de contribuições do processo criativo tipicamente publicitário ao processo criativo de videoaulas para EaD, resultado deste trabalho, é bastante vasta, e destacam-se alguns pontos como: a adaptação da clássica dupla de criação, formada por redator e diretor de arte na propaganda, ao âmbito da EaD, com a formação designer educacional e professor conteudista; o entendimento da criação e da criatividade como ferramentas de trabalho; a cultura da busca de referências, constante e cotidiana; a criação de roteiros a partir de associações de palavras e ideias, incluindo o processo de brainstorming; o uso de documentos norteadores prévios, como o briefing de criação e o modelo brief-pitch (do inglês, breve-afinação), trazido aqui como sugestão; a preocupação com o público-alvo, buscando-se compreender melhor quem está do outro lado, ou seja, o estudante, podendo-se fazer uso de instrumentos baseados nas pesquisas de mercado da propaganda para identificá-lo; a apreensão da atenção do espectador, utilizando-se estratégias narrativas e recursos audiovisuais atrativos, como o uso de humor e vídeos curtos, fragmentados como uma campanha publicitária; e, finalmente, a roteirização com escrita visual e com linguagem não técnica. |
id |
UFPL_a005ef740f60fdb1bc42dd5d95912651 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5604 |
network_acronym_str |
UFPL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-05-29T03:37:15Z2020-05-282020-05-29T03:37:15Z2019-10-25NEVES, Marcus Freitas. Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5604Este trabalho busca, nas técnicas e processos inerentes ao processo criativo publicitário, contribuições aplicáveis na roteirização e planejamento de videoaulas para educação a distância online, a partir da premissa/tese de que esses processos advindos da propaganda qualificam a roteirização das videoaulas. As contribuições da publicidade foram obtidas através de pesquisa teórica e empírica. Primeiramente foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica perpassando temas e subtemas relacionados ao conhecimento do campo de estudo, embasando a criação de pontos se intersecção entre as áreas da criação publicitária, da roteirização de videoaulas e da experiência do autor enquanto profissional de ambas, buscando esse conhecimento em autores como Barreto (2004), Burtenshaw (2011), Waiteman (2006), Bertomeu (2010, 2010b), na área da publicidade, e Filatro & Cairo (2015), Koumi (2006), O’Donoghue (2014), e Moussiades et al. (2017) no campo da roteirização de videoaulas. Já com algumas intersecções em mente, foram realizadas entrevistas com outros profissionais da área da criação publicitária com experiência em planejamento de videoaulas, buscando qualquer conhecimento da prática que pudesse ter passado despercebido na pesquisa bibliográfica, com o intuito de criar novas interfaces e corroborar ou contradizer os preceitos advindos da pesquisa bibliográfica. A lista de temáticas de confluência, de contribuições do processo criativo tipicamente publicitário ao processo criativo de videoaulas para EaD, resultado deste trabalho, é bastante vasta, e destacam-se alguns pontos como: a adaptação da clássica dupla de criação, formada por redator e diretor de arte na propaganda, ao âmbito da EaD, com a formação designer educacional e professor conteudista; o entendimento da criação e da criatividade como ferramentas de trabalho; a cultura da busca de referências, constante e cotidiana; a criação de roteiros a partir de associações de palavras e ideias, incluindo o processo de brainstorming; o uso de documentos norteadores prévios, como o briefing de criação e o modelo brief-pitch (do inglês, breve-afinação), trazido aqui como sugestão; a preocupação com o público-alvo, buscando-se compreender melhor quem está do outro lado, ou seja, o estudante, podendo-se fazer uso de instrumentos baseados nas pesquisas de mercado da propaganda para identificá-lo; a apreensão da atenção do espectador, utilizando-se estratégias narrativas e recursos audiovisuais atrativos, como o uso de humor e vídeos curtos, fragmentados como uma campanha publicitária; e, finalmente, a roteirização com escrita visual e com linguagem não técnica.This work aims to find, in creative advertising techniques and processes, applicable contributions for scripting and planning of online distance education video classes. The roles of advertising were obtained through theoretical and empirical research. Firstly, an extensive bibliographical research was carried out, covering themes and subthemes related to the knowledge of the field of study, based on the creation of intersection points between the areas of advertising creation, the writing of video lessons and the author's experience as a professional of both, looking for this knowledge in authors such as Barreto (2004), Burtenshaw (2011), Waiteman (2006), Bertomeu (2010, 2010b), in advertising field, as Filatro & Cairo (2015), Koumi (2006), O’Donoghue (2014), and Moussiades et al. (2017) in video lesson scripting field. Already with some intersections in mind, interviews were conducted with other professionals in the area of advertising creation with experience in video lesson planning, seeking any knowledge of the practice that could have gone unnoticed in the literature, in order to create new interfaces and corroborate or contradict the precepts arising from the bibliographical research. The list of confluence themes, contributions of the advertising typical creative process to the creative process of video lessons for distance education, as a result of this work, is quite wide, and some points are highlighted here: the adaptation of the classic creation duo, composed by copywriter and art director in advertising, within the scope of distance education, with a formation composed by educational designer and content teacher; the understanding of creation and creativity as work tools; the culture of constant searching for references; the creation of scripts based on word and idea associations, including the brainstorming process; the use of previous guiding documents, such as the creation briefing and the brief-pitch model, brought here as a suggestion; concern with the target audience, seeking to better understand who is on the other side, that is, the student, making use of instruments based on advertising market research to identify them; the apprehension of the viewer's attention, using narrative strategies and attractive audiovisual resources, such as the use of humor and short videos, fragmented as an advertising campaign; and finally, scripting with visual writing and non-technical language.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducaçãoEducação a distânciaCriação de videoaulasRoteirização de videoaulasEducationE-learningDistance educationVideo classes writingContribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online.Contributions of advertising creative process to scripting for online distance education video classes.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/7047677671967477http://lattes.cnpq.br/8058990518394490Zamperetti, Maristani PolidoriNeves, Marcus Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTMarcus Freitas Neves.pdf.txtMarcus Freitas Neves.pdf.txtExtracted texttext/plain652115http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/6/Marcus%20Freitas%20Neves.pdf.txtb8479ccc91dd1689b329f24dfaae515eMD56open accessTHUMBNAILMarcus Freitas Neves.pdf.jpgMarcus Freitas Neves.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/7/Marcus%20Freitas%20Neves.pdf.jpgf79efcbcaf54c8a98d0a27dcfb992955MD57open accessORIGINALMarcus Freitas Neves.pdfMarcus Freitas Neves.pdfapplication/pdf11050403http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/1/Marcus%20Freitas%20Neves.pdfdd8a0e339d309b0548099fc8bd35a740MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/5/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD55open accessprefix/56042023-07-13 06:02:25.699open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T09:02:25Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Contributions of advertising creative process to scripting for online distance education video classes. |
title |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
spellingShingle |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. Neves, Marcus Freitas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Educação a distância Criação de videoaulas Roteirização de videoaulas Education E-learning Distance education Video classes writing |
title_short |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
title_full |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
title_fullStr |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
title_full_unstemmed |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
title_sort |
Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. |
author |
Neves, Marcus Freitas |
author_facet |
Neves, Marcus Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7047677671967477 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8058990518394490 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zamperetti, Maristani Polidori |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Marcus Freitas |
contributor_str_mv |
Zamperetti, Maristani Polidori |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Educação Educação a distância Criação de videoaulas Roteirização de videoaulas Education E-learning Distance education Video classes writing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação a distância Criação de videoaulas Roteirização de videoaulas Education E-learning Distance education Video classes writing |
description |
Este trabalho busca, nas técnicas e processos inerentes ao processo criativo publicitário, contribuições aplicáveis na roteirização e planejamento de videoaulas para educação a distância online, a partir da premissa/tese de que esses processos advindos da propaganda qualificam a roteirização das videoaulas. As contribuições da publicidade foram obtidas através de pesquisa teórica e empírica. Primeiramente foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica perpassando temas e subtemas relacionados ao conhecimento do campo de estudo, embasando a criação de pontos se intersecção entre as áreas da criação publicitária, da roteirização de videoaulas e da experiência do autor enquanto profissional de ambas, buscando esse conhecimento em autores como Barreto (2004), Burtenshaw (2011), Waiteman (2006), Bertomeu (2010, 2010b), na área da publicidade, e Filatro & Cairo (2015), Koumi (2006), O’Donoghue (2014), e Moussiades et al. (2017) no campo da roteirização de videoaulas. Já com algumas intersecções em mente, foram realizadas entrevistas com outros profissionais da área da criação publicitária com experiência em planejamento de videoaulas, buscando qualquer conhecimento da prática que pudesse ter passado despercebido na pesquisa bibliográfica, com o intuito de criar novas interfaces e corroborar ou contradizer os preceitos advindos da pesquisa bibliográfica. A lista de temáticas de confluência, de contribuições do processo criativo tipicamente publicitário ao processo criativo de videoaulas para EaD, resultado deste trabalho, é bastante vasta, e destacam-se alguns pontos como: a adaptação da clássica dupla de criação, formada por redator e diretor de arte na propaganda, ao âmbito da EaD, com a formação designer educacional e professor conteudista; o entendimento da criação e da criatividade como ferramentas de trabalho; a cultura da busca de referências, constante e cotidiana; a criação de roteiros a partir de associações de palavras e ideias, incluindo o processo de brainstorming; o uso de documentos norteadores prévios, como o briefing de criação e o modelo brief-pitch (do inglês, breve-afinação), trazido aqui como sugestão; a preocupação com o público-alvo, buscando-se compreender melhor quem está do outro lado, ou seja, o estudante, podendo-se fazer uso de instrumentos baseados nas pesquisas de mercado da propaganda para identificá-lo; a apreensão da atenção do espectador, utilizando-se estratégias narrativas e recursos audiovisuais atrativos, como o uso de humor e vídeos curtos, fragmentados como uma campanha publicitária; e, finalmente, a roteirização com escrita visual e com linguagem não técnica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-10-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-05-29T03:37:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28 2020-05-29T03:37:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NEVES, Marcus Freitas. Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5604 |
identifier_str_mv |
NEVES, Marcus Freitas. Contribuições do processo criativo publicitário para o planejamento de videoaulas em educação a distância online. 2019. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. |
url |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5604 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPel |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
collection |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/6/Marcus%20Freitas%20Neves.pdf.txt http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/7/Marcus%20Freitas%20Neves.pdf.jpg http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/1/Marcus%20Freitas%20Neves.pdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/2/license_url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/3/license_text http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/4/license_rdf http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5604/5/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b8479ccc91dd1689b329f24dfaae515e f79efcbcaf54c8a98d0a27dcfb992955 dd8a0e339d309b0548099fc8bd35a740 4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br |
_version_ |
1801846975033769984 |