A lógica como condição necessária para a filosofia medieval: um estudo acerca da argumentação tópica a partir de Boécio
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8793 |
Resumo: | A linguagem filosófica do medievo está entrelaçada e, por vezes, apoiada nas teorias lógicas de cunho aristotélico. Tais teorias lógicas, apesar de dividirem a mesma raiz, a saber, o Organon de Aristóteles, não estabelecem uma linguagem unificada nem tampouco respostas únicas para questões dela derivadas. Ainda que Boécio não possua uma teoria lógica própria, a tradição filosófica medieval latina utiliza amplamente suas interpretações e traduções para tratar de questões lógicas ao longo da Idade Média. Especificamente, a argumentação tópica, a partir da leitura de Boécio, não pode ser considerada a mesma teoria de argumentação proposta nos Tópicos de Aristóteles apesar de derivar-se desse tratado. Considerando a influência de Boécio, utilizamos sua leitura dos tópicos como fio condutor para este estudo sobre a utilização da lógica enquanto ferramenta do discurso, levando em conta alguns escritos selecionados para apontar como o uso dos tópicos sobrevive às mudanças sugeridas para esse tipo de argumentação dialética. Nossa abordagem do desenvolvimento lógico no Medievo se dá através da investigação de como a leitura boeciana sobrevive sua própria evolução, atentando, assim, para a influência da autoridade de Boécio ao longo do Medievo. Acreditamos que sua influência pode ser mais facilmente percebida do que a de outros autores, considerando seu impacto não apenas na Logica Vetus, mas em diversas outras áreas filosóficas e na própria linguagem que a Filosofia Medieval utiliza devido à suas traduções. Partimos dos tópicos boecianos para apontar como teorias metafísicas e morais apoiam-se em pontos lógicos ou derivam partes essenciais de sua argumentação da lógica. A partir desse estudo, esperamos evidenciar, por vezes através de demonstrações da argumentação tópica conforme a Teoria do Silogismo, como a Filosofia Medieval estuda a lógica como disciplina e a utiliza como instrumento fundamental para a própria investigação filosófica. Limitando este estudo ao mapeamento parcial da argumentação tópica conforme Boécio, acreditamos ter sido possível indicar o impacto que percebemos que a lógica exerce na investigação filosófica medieval. |
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2022-11-10T22:56:54Z2022-11-10T22:56:54Z2021-07-13CRUZ, Luana Talita da. A lógica como condição necessária para a filosofia medieval : um estudo acerca da argumentação tópica a partir de Boécio. 2021. 165 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8793A linguagem filosófica do medievo está entrelaçada e, por vezes, apoiada nas teorias lógicas de cunho aristotélico. Tais teorias lógicas, apesar de dividirem a mesma raiz, a saber, o Organon de Aristóteles, não estabelecem uma linguagem unificada nem tampouco respostas únicas para questões dela derivadas. Ainda que Boécio não possua uma teoria lógica própria, a tradição filosófica medieval latina utiliza amplamente suas interpretações e traduções para tratar de questões lógicas ao longo da Idade Média. Especificamente, a argumentação tópica, a partir da leitura de Boécio, não pode ser considerada a mesma teoria de argumentação proposta nos Tópicos de Aristóteles apesar de derivar-se desse tratado. Considerando a influência de Boécio, utilizamos sua leitura dos tópicos como fio condutor para este estudo sobre a utilização da lógica enquanto ferramenta do discurso, levando em conta alguns escritos selecionados para apontar como o uso dos tópicos sobrevive às mudanças sugeridas para esse tipo de argumentação dialética. Nossa abordagem do desenvolvimento lógico no Medievo se dá através da investigação de como a leitura boeciana sobrevive sua própria evolução, atentando, assim, para a influência da autoridade de Boécio ao longo do Medievo. Acreditamos que sua influência pode ser mais facilmente percebida do que a de outros autores, considerando seu impacto não apenas na Logica Vetus, mas em diversas outras áreas filosóficas e na própria linguagem que a Filosofia Medieval utiliza devido à suas traduções. Partimos dos tópicos boecianos para apontar como teorias metafísicas e morais apoiam-se em pontos lógicos ou derivam partes essenciais de sua argumentação da lógica. A partir desse estudo, esperamos evidenciar, por vezes através de demonstrações da argumentação tópica conforme a Teoria do Silogismo, como a Filosofia Medieval estuda a lógica como disciplina e a utiliza como instrumento fundamental para a própria investigação filosófica. Limitando este estudo ao mapeamento parcial da argumentação tópica conforme Boécio, acreditamos ter sido possível indicar o impacto que percebemos que a lógica exerce na investigação filosófica medieval.The medieval philosophical language is entwined with Aristotelian logical theories on which it sometimes relies. These logical theories, although they share their origin in Aristotle’s Organon, do not establish a unified language nor do they offer united solutions to logical questions derived from them. Even if Boethius does not have his own logical theory, the medieval philosophical Latin tradition largely relies on his interpretations and translations to deal with logical questions through the Middle Ages. Specifically, topical arguing, through Boethius’s reading, cannot be considered the same theory of arguments proposed by Aristotle in Topics, even if it is derivative of that treatise. Taking into account Boethius’s influence, we use his reading of the topics as our conducting point for this study on the utilization of logic as an instrument of discourse, considering selected writings to point out how the use of topics survives the suggested changes for this kind of dialectical arguing. Our approach of the logical development during the Middle Ages happens through de inquiry on how the Boethian reading survives its own evolution, paying attention, then, to the Boethian influence as an authority in the Middle Ages. We believe that his influence can be more easily traced than that of other authors, taking into account his impact both during the period of Logica Vetus and in other philosophical aspects, including the very own language that Medieval Philosophy uses because of his translations. Our starting point is the Boethian topics going on to then clarify how metaphysical and moral theories rely upon logical points or are derivative of essential parts of logical arguments. From this study, we expect to shed light, sometimes through demonstrations of topical arguments under the Syllogistic, on how Medieval Philosophy studies logic as a discipline as well as utilizes logic as a fundamental tool for the philosophical investigation. By limiting this study to the partial mapping of topical argumentation according to Boethius, we believe that it was possible to indicate the impact we perceive that logic exercised on medieval philosophical inquiries.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUFPelBrasilInstituto de Filosofia, Sociologia e PolíticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIALógica medievalArgumentos tópicosBoécioTratado das virtudesMedieval logicTopical argumentsBoethiusTreatise on the virtuesA lógica como condição necessária para a filosofia medieval: um estudo acerca da argumentação tópica a partir de Boécioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2657352635830405http://lattes.cnpq.br/6450962679150321Vasconcellos, Manoel Luís CardosoCruz, Luana Talita dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.txtLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain449203http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8793/6/Luana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.txt0514e3f8443a387cb83eab5923fd0536MD56open accessTHUMBNAILLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.jpgLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1235http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8793/7/Luana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf.jpg8db32ce9fac07e2c06740ea4dd478fd2MD57open accessORIGINALLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdfLuana_Talita_da_Cruz_Tese.pdfapplication/pdf1692811http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8793/1/Luana_Talita_da_Cruz_Tese.pdf39657fb83d966ed8fe6e515a1dd0a912MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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