Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fabiana Lopes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10278
Resumo: Esta tese objetiva investigar as concepções das professoras de Artes Visuais da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, quanto às imagens e às relações de gênero no currículo escolar. Procurando agregar os estudos sobre gênero, currículo e imagens, a fundamentação teórica da pesquisa se baseia nas contribuições das teorias críticas, que questionam os modelos tradicionais de currículo e defendem a construção do currículo a partir de um processo democrático; e prioriza as abordagens das teorias pós-críticas, através de autoras e autores do pós-estruturalismo, teoria queer, estudos feministas e de gênero e estudos culturais, por possibilitarem reflexões sobre as imbricações do currículo escolar com as relações de poder, mais especificamente no que se refere à produção das subjetividades dos sujeitos, levando em conta, principalmente, os fatores sociais e culturais, dentre elas/es: Louro (2014; 2016), Paraíso (2016) e Silva (2005; 2017). Para refletir sobre gênero, apresenta-se as contribuições das teorias feministas, desde as primeiras fases do movimento feminista, nos estudos de Pinto (2010); Cisne (2015) e Gurgel (2010); até as teorias do feminismo negro, hooks (2015), Carneiro (2003) e Collins (2015; 2019) e do feminismo de(s)colonial, Gargallo (2007), Curiel (2014) e Miñoso (2016) por defenderem a necessidade de um pensamento que vá além das questões de gênero, que inter-relacione também as opressões de classe, raça e sexualidade, e ainda, a maneira como essas opressões são produzidas. Referente à imagem, Mitchell (2017; 2019), Mirzoeff (2003) e Hernández (2011; 2013), estudiosos da cultura visual, tratam sobre a importância desse campo estudos, visto que o nosso olhar é cotidianamente influenciado por diferentes e diversos meios, de informação e imagéticos; ademais, Hernández (2007) a partir de uma concepção mais pedagógica, reflete também sobre a necessidade da educação da cultura visual nas escolas, para o desenvolvimento de um pensamento critico e reflexivo das/os estudantes. Além das autoras e autores mencionados, apresenta-se ainda, os trabalhos de seis artistas visuais contemporâneas brasileiras, que tratam de temáticas que envolvem questões de gênero, classe e raça. A presente pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa e não apresenta uma metodologia fixa, pois apoiada nos estudos de Kincheloe e Berry (2004; 2007) e Paraíso (2014), adota a bricolagem de informações. Nesse processo, a partir da revisão bibliográfica, das imagens enviadas por onze professoras participantes e das entrevistas semiestruturadas, foram produzidos os dados de pesquisa. Constatou-se que as concepções das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens podem reforçar e/ou manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas podem também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades.
id UFPL_a59d2c5aeee89f7707670d1aee945f60
oai_identifier_str oai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/10278
network_acronym_str UFPL
network_name_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
repository_id_str
spelling 2023-10-09T18:33:02Z2023-10-09T18:33:02Z2022-07SOUZA, Fabiana Lopes de. Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais. 2022. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10278Esta tese objetiva investigar as concepções das professoras de Artes Visuais da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, quanto às imagens e às relações de gênero no currículo escolar. Procurando agregar os estudos sobre gênero, currículo e imagens, a fundamentação teórica da pesquisa se baseia nas contribuições das teorias críticas, que questionam os modelos tradicionais de currículo e defendem a construção do currículo a partir de um processo democrático; e prioriza as abordagens das teorias pós-críticas, através de autoras e autores do pós-estruturalismo, teoria queer, estudos feministas e de gênero e estudos culturais, por possibilitarem reflexões sobre as imbricações do currículo escolar com as relações de poder, mais especificamente no que se refere à produção das subjetividades dos sujeitos, levando em conta, principalmente, os fatores sociais e culturais, dentre elas/es: Louro (2014; 2016), Paraíso (2016) e Silva (2005; 2017). Para refletir sobre gênero, apresenta-se as contribuições das teorias feministas, desde as primeiras fases do movimento feminista, nos estudos de Pinto (2010); Cisne (2015) e Gurgel (2010); até as teorias do feminismo negro, hooks (2015), Carneiro (2003) e Collins (2015; 2019) e do feminismo de(s)colonial, Gargallo (2007), Curiel (2014) e Miñoso (2016) por defenderem a necessidade de um pensamento que vá além das questões de gênero, que inter-relacione também as opressões de classe, raça e sexualidade, e ainda, a maneira como essas opressões são produzidas. Referente à imagem, Mitchell (2017; 2019), Mirzoeff (2003) e Hernández (2011; 2013), estudiosos da cultura visual, tratam sobre a importância desse campo estudos, visto que o nosso olhar é cotidianamente influenciado por diferentes e diversos meios, de informação e imagéticos; ademais, Hernández (2007) a partir de uma concepção mais pedagógica, reflete também sobre a necessidade da educação da cultura visual nas escolas, para o desenvolvimento de um pensamento critico e reflexivo das/os estudantes. Além das autoras e autores mencionados, apresenta-se ainda, os trabalhos de seis artistas visuais contemporâneas brasileiras, que tratam de temáticas que envolvem questões de gênero, classe e raça. A presente pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa e não apresenta uma metodologia fixa, pois apoiada nos estudos de Kincheloe e Berry (2004; 2007) e Paraíso (2014), adota a bricolagem de informações. Nesse processo, a partir da revisão bibliográfica, das imagens enviadas por onze professoras participantes e das entrevistas semiestruturadas, foram produzidos os dados de pesquisa. Constatou-se que as concepções das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens podem reforçar e/ou manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas podem também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades.This thesis aims to investigate the conceptions of Visual Arts teachers from the municipal school system in Pelotas-RS, regarding images and gender relations in the school curriculum. Seeking to combine studies on gender, curriculum and images, the theoretical foundation of the research is based on the contributions of critical theories, which question traditional curriculum models and defend the construction of the curriculum from a democratic process; and prioritizes the approaches of post-critical theories, through authors of post-structuralism, queer theory, feminist and gender studies and cultural studies, for allowing reflections on the imbrications of the school curriculum with power relations, more specifically in the which refers to the production of subjects' subjectivities, taking into account, mainly, social and cultural factors, among them: Louro (2014; 2016), Paraíso (2016) and Silva (2005; 2017). To reflect on gender, the contributions of feminist theories are presented, from the early stages of the feminist movement, in the studies of Pinto (2010); Cisne (2015) and Gurgel (2010); until the theories of black feminism, hooks (2015), Carneiro (2003) and Collins (2015; 2019) and decolonial feminism, Gargallo (2007), Curiel (2014) and Miñoso (2016) for defending the need for a thought that go beyond gender issues, which also interrelate the oppressions of class, race and sexuality, and also the way in which these oppressions are produced. Regarding the image, Mitchell (2017; 2019), Mirzoeff (2003) and Hernández (2011; 2013), scholars of visual culture, discuss the importance of this field of studies, since our gaze is daily influenced by different and diverse means, information and imagery; in addition, Hernández (2007), from a more pedagogical point of view, also reflects on the need for the education of visual culture in schools, for the development of critical and reflective thinking in students. In addition to the aforementioned authors, the works of six contemporary Brazilian visual artists are also presented, dealing with themes that involve issues of gender, class and race. This research is part of a qualitative perspective and does not present a fixed methodology, as it is supported by studies by Kincheloe and Berry (2004; 2007) and Paraíso (2014), it adopts the bricolage of information. In this process, from the bibliographic review, the images sent by eleven participating teachers and the semi-structured interviews, the research data were produced. It was found that the conceptions of Visual Arts teachers about practices with images can reinforce and/or maintain prejudices and stereotypes in the school curriculum, but can also contribute to the process of deconstructing the thoughts that regulate behavior and seek to establish identities.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFPelBrasilCC BY-NC-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCIENCIAS HUMANASEDUCACAOArtes VisuaisBricolagemCurrículoGêneroImagemVisual ArtsBricolageCurriculumGenderImageImagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuaisImages and gender issues in the curriculum: a study with visual arts teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/1107919100478215ttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174Leite, Maria Cecilia LoreaSouza, Fabiana Lopes dereponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELORIGINALFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdfFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdfapplication/pdf4469609http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/1/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf1843b70e532072db234188a7bc2884c8MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81960http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/2/license.txta963c7f783e32dba7010280c7b5ea154MD52open accessTEXTFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.txtFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.txtExtracted texttext/plain450758http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/3/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.txtf0e6e3293bfbc6c98b53c9c4d401e475MD53open accessTHUMBNAILFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.jpgFabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1212http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/4/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.jpgfbaaa3341a1fed6f47a46a656835824eMD54open accessprefix/102782023-10-10 03:02:03.287open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-10-10T06:02:03Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Images and gender issues in the curriculum: a study with visual arts teachers
title Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
spellingShingle Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
Souza, Fabiana Lopes de
CIENCIAS HUMANAS
Artes Visuais
Bricolagem
Currículo
Gênero
Imagem
Visual Arts
Bricolage
Curriculum
Gender
Image
EDUCACAO
title_short Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
title_full Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
title_fullStr Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
title_full_unstemmed Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
title_sort Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais
author Souza, Fabiana Lopes de
author_facet Souza, Fabiana Lopes de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1107919100478215
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv ttp://lattes.cnpq.br/6507656416518174
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fabiana Lopes de
contributor_str_mv Leite, Maria Cecilia Lorea
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS
topic CIENCIAS HUMANAS
Artes Visuais
Bricolagem
Currículo
Gênero
Imagem
Visual Arts
Bricolage
Curriculum
Gender
Image
EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Bricolagem
Currículo
Gênero
Imagem
Visual Arts
Bricolage
Curriculum
Gender
Image
dc.subject.cnpq1.pt_BR.fl_str_mv EDUCACAO
description Esta tese objetiva investigar as concepções das professoras de Artes Visuais da rede municipal de ensino de Pelotas-RS, quanto às imagens e às relações de gênero no currículo escolar. Procurando agregar os estudos sobre gênero, currículo e imagens, a fundamentação teórica da pesquisa se baseia nas contribuições das teorias críticas, que questionam os modelos tradicionais de currículo e defendem a construção do currículo a partir de um processo democrático; e prioriza as abordagens das teorias pós-críticas, através de autoras e autores do pós-estruturalismo, teoria queer, estudos feministas e de gênero e estudos culturais, por possibilitarem reflexões sobre as imbricações do currículo escolar com as relações de poder, mais especificamente no que se refere à produção das subjetividades dos sujeitos, levando em conta, principalmente, os fatores sociais e culturais, dentre elas/es: Louro (2014; 2016), Paraíso (2016) e Silva (2005; 2017). Para refletir sobre gênero, apresenta-se as contribuições das teorias feministas, desde as primeiras fases do movimento feminista, nos estudos de Pinto (2010); Cisne (2015) e Gurgel (2010); até as teorias do feminismo negro, hooks (2015), Carneiro (2003) e Collins (2015; 2019) e do feminismo de(s)colonial, Gargallo (2007), Curiel (2014) e Miñoso (2016) por defenderem a necessidade de um pensamento que vá além das questões de gênero, que inter-relacione também as opressões de classe, raça e sexualidade, e ainda, a maneira como essas opressões são produzidas. Referente à imagem, Mitchell (2017; 2019), Mirzoeff (2003) e Hernández (2011; 2013), estudiosos da cultura visual, tratam sobre a importância desse campo estudos, visto que o nosso olhar é cotidianamente influenciado por diferentes e diversos meios, de informação e imagéticos; ademais, Hernández (2007) a partir de uma concepção mais pedagógica, reflete também sobre a necessidade da educação da cultura visual nas escolas, para o desenvolvimento de um pensamento critico e reflexivo das/os estudantes. Além das autoras e autores mencionados, apresenta-se ainda, os trabalhos de seis artistas visuais contemporâneas brasileiras, que tratam de temáticas que envolvem questões de gênero, classe e raça. A presente pesquisa se insere em uma perspectiva qualitativa e não apresenta uma metodologia fixa, pois apoiada nos estudos de Kincheloe e Berry (2004; 2007) e Paraíso (2014), adota a bricolagem de informações. Nesse processo, a partir da revisão bibliográfica, das imagens enviadas por onze professoras participantes e das entrevistas semiestruturadas, foram produzidos os dados de pesquisa. Constatou-se que as concepções das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens podem reforçar e/ou manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas podem também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-09T18:33:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-09T18:33:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Fabiana Lopes de. Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais. 2022. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10278
identifier_str_mv SOUZA, Fabiana Lopes de. Imagens e questões de gênero no currículo: um estudo com professoras de artes visuais. 2022. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2022.
url http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/10278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC BY-NC-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC BY-NC-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPel
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
collection Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
bitstream.url.fl_str_mv http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/1/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/2/license.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/3/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.txt
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/10278/4/Fabiana_Lopes_de_Souza_Tese.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1843b70e532072db234188a7bc2884c8
a963c7f783e32dba7010280c7b5ea154
f0e6e3293bfbc6c98b53c9c4d401e475
fbaaa3341a1fed6f47a46a656835824e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv rippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.br
_version_ 1801846953920692224