Memórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969).
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7469 |
Resumo: | O presente trabalho traz como referência inicial uma peça clássica do teatro brasileiro de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva”, analisando o histórico do surgimento da moda como campo de conhecimento. O vestuário tem, neste texto, o intuito de ressaltar o sentido simbólico da roupa, na condição de documento, de suporte informativo. Partindo do princípio em que a roupa, e, sobretudo, esta que se configura emblemática para um rito social determinante para a vida privada, em especial, a feminina, pode ser ordenada, armazenada e recuperada como fonte no campo simbólico do vestuário. O estudo das práticas vestimentares leva em consideração fatores determinantes, como cultura, fator social, econômico, etc. Ao decorrer da escrita, tais afirmações são amparados pelos estudos de autores renomados, por este motivo, observa-se que os costumes de vestir são reflexo do caráter histórico do vestuário, e que a indumentária tem muito a dizer sobre o modo de vida dos sujeitos. A presente pesquisa justifica-se trabalhar com tal tema, pois acredita-se na relevância da investigação e compreensão das roupas – aqui, em especial, o vestido de noiva – como metodologia de pesquisa fundamental para a evolução do estudo acadêmico da moda, esclarecendo, assim, a forma como as roupas têm sido negligenciadas na historiografia. O trabalho aqui desenvolvido discorre sobre a investigação da relação do vestido de noiva com a mulher e com o rito do casamento, através das fotografias, bem como se propõe a trabalhar o conceito de moda enquanto fenômeno social, cruzando a sua condição simbólica com a sua inerente natureza industrial e mercadológica. Optou-se em trabalhar com o registro fotográfico, pela sua legibilidade ao longo do passar dos anos como registro histórico, onde a palavra e a imagem constituem os veículos analisados, ressaltando a sua possibilidade de evocador de memória. Ao longo do trabalho, se faz primordial discorrer sobre pensamentos de diversos autores para firmar uma abordagem ampla sobre questões relacionadas à fotografia nas pesquisas de moda e seus elos com as memórias e sensibilidades, os pensamentos sobre o papel da moda no campo do saber foram estrategicamente reforçados, e por isso, deu-se um processo reflexivo sobre as possibilidades das imagens como fontes de estudo para a história da memória afetiva e da moda. A pesquisa destaca-se pela leitura precisa e análise das fotografias de casamento, traçando uma biografia das fotografias de tais eventos, inseridas em álbuns de família, relacionando assim, a imagem e as narrativas das noivas entrevistadas. O presente trabalho é rico em amplitude e profundidade, trata-se de uma pesquisa ambiciosa tanto qualitativa, quanto quantitativa que escolheu trabalhar com um generoso acervo de fotografias e memórias, descritas através das falas dos entrevistados. A tese aqui apresentada teve propósitos concisos, como um olhar sistemático e disciplinado do seu objeto com o máximo de profundidade possível, e total originalidade no tratamento do tema. Durante toda a leitura do trabalho, é possível observar a maneira como converge a fotografia e a roupa nesta análise através do processo memorial que ambas são portadoras. |
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2021-05-08T13:48:19Z2021-05-062021-05-08T13:48:19Z2020-08-28SCHNEID, Frantieska Huszar. Memórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969). 2020. 819 f. Tese (Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural. Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7469O presente trabalho traz como referência inicial uma peça clássica do teatro brasileiro de Nelson Rodrigues “Vestido de Noiva”, analisando o histórico do surgimento da moda como campo de conhecimento. O vestuário tem, neste texto, o intuito de ressaltar o sentido simbólico da roupa, na condição de documento, de suporte informativo. Partindo do princípio em que a roupa, e, sobretudo, esta que se configura emblemática para um rito social determinante para a vida privada, em especial, a feminina, pode ser ordenada, armazenada e recuperada como fonte no campo simbólico do vestuário. O estudo das práticas vestimentares leva em consideração fatores determinantes, como cultura, fator social, econômico, etc. Ao decorrer da escrita, tais afirmações são amparados pelos estudos de autores renomados, por este motivo, observa-se que os costumes de vestir são reflexo do caráter histórico do vestuário, e que a indumentária tem muito a dizer sobre o modo de vida dos sujeitos. A presente pesquisa justifica-se trabalhar com tal tema, pois acredita-se na relevância da investigação e compreensão das roupas – aqui, em especial, o vestido de noiva – como metodologia de pesquisa fundamental para a evolução do estudo acadêmico da moda, esclarecendo, assim, a forma como as roupas têm sido negligenciadas na historiografia. O trabalho aqui desenvolvido discorre sobre a investigação da relação do vestido de noiva com a mulher e com o rito do casamento, através das fotografias, bem como se propõe a trabalhar o conceito de moda enquanto fenômeno social, cruzando a sua condição simbólica com a sua inerente natureza industrial e mercadológica. Optou-se em trabalhar com o registro fotográfico, pela sua legibilidade ao longo do passar dos anos como registro histórico, onde a palavra e a imagem constituem os veículos analisados, ressaltando a sua possibilidade de evocador de memória. Ao longo do trabalho, se faz primordial discorrer sobre pensamentos de diversos autores para firmar uma abordagem ampla sobre questões relacionadas à fotografia nas pesquisas de moda e seus elos com as memórias e sensibilidades, os pensamentos sobre o papel da moda no campo do saber foram estrategicamente reforçados, e por isso, deu-se um processo reflexivo sobre as possibilidades das imagens como fontes de estudo para a história da memória afetiva e da moda. A pesquisa destaca-se pela leitura precisa e análise das fotografias de casamento, traçando uma biografia das fotografias de tais eventos, inseridas em álbuns de família, relacionando assim, a imagem e as narrativas das noivas entrevistadas. O presente trabalho é rico em amplitude e profundidade, trata-se de uma pesquisa ambiciosa tanto qualitativa, quanto quantitativa que escolheu trabalhar com um generoso acervo de fotografias e memórias, descritas através das falas dos entrevistados. A tese aqui apresentada teve propósitos concisos, como um olhar sistemático e disciplinado do seu objeto com o máximo de profundidade possível, e total originalidade no tratamento do tema. Durante toda a leitura do trabalho, é possível observar a maneira como converge a fotografia e a roupa nesta análise através do processo memorial que ambas são portadoras.This work brings as its initial reference a classical play of Brazilian theater, by Nelson Rodrigues, “The Wedding Dress”, analyzing the history of the emergence of fashion as a field of knowledge. Clothing is intended in this text to emphasize the symbolic meaning of clothing, as a document, as an information support. Assuming that clothing and, above all, the one that is emblematic for a social rite determinant for private life, especially, women's clothing, can be ordered, stored and recovered as a source in the symbolic field of clothing. The study of dress practices takes determining factors into account, such as culture, social and economic factor, etc. During the writing, such statements are supported by the studies of renowned authors, for this reason, it is observed that dressing habits reflect the historical character of the clothing, and that the apparel has much to say about the way of life of the subjects. This research is justified by working with this theme, because it is believed in the relevance of research and understanding of clothing - here, in particular, the wedding dress - as a fundamental research methodology for the evolution of the academic study of fashion, clarifying, thus, the way clothes have been neglected in historiography. The work developed here descant on the investigation of the relation of the wedding dress with the woman and the wedding rite, through photographs, as well as proposes to work on the concept of fashion as a social phenomenon, crossing its symbolic condition with its inherent industrial and marketing nature. We opted to work with the photographic record, due to its legibility over the years as a historical record, where the word and the image constitute the analyzed vehicles, emphasizing its possibility of memory remindful. Throughout the work, it is primordial to descant on the thoughts of several authors to establish a wide approach on issues related to photography in fashion research and its bonds with memories and sensitivities, the thoughts on the role of fashion in the field of knowledge were strategically reinforced and, for this reason, a reflective process on the possibilities of images as sources of study for the history of affective memory and of fashion came about. The research stands out for the precise reading and analysis of wedding photographs, tracing a biography of the photographs of such events, inserted in family albums, thus relating the image and the narratives of the interviewed brides. This work is rich in amplitude and depth, it is an ambitious research both qualitative and quantitative that chose to work with a generous collection of photographs and memories, described through the interviewees’ statements. The thesis presented here had concise purposes, such as a systematic and disciplined view of its object with as much depth as possible, and total originality in the treatment of the theme. Throughout the reading of the work, it is possible to observe the way photography and clothing converge in this analysis through the memorial process that both are carriers.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio CulturalUFPelBrasilInstituto de Ciências HumanasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAFotografia de casamentoVestido de noivaTraje do noivoPráticas vestimentaresMemóriaWedding photographyWedding dressGroom attireClothing practicesMemoryMemórias costuradas: o traje da noiva em fotografias de casamento (1920-1969).Sewed Memories: The Bride Attire in Wedding Photographs (1920-1969).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/2346887754842567http://lattes.cnpq.br/4451406034191031Michelon, Francisca FerreiraSchneid, Frantieska Huszarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.txtTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain1286699http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7469/6/Tese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.txt58c1e004f205f5d54d92ed3a7cb41efcMD56open accessTHUMBNAILTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.jpgTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2244http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7469/7/Tese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf.jpgfab0d439b8a1640f1f4d0ed6e1a22898MD57open accessORIGINALTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdfTese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdfapplication/pdf23205311http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7469/1/Tese_FRANTIESKA_HUSZAR_SCHNEID_MOREIRA.pdf305d44399a596d0005e6abf7c8a9fb35MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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