O Programa Nacional de Alimentação Escolar: um estudo de caso no município de Rondonópolis - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Juliana Aparecida Mateus Pereira de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4997
Resumo: As discussões sobre as políticas públicas, nas últimas décadas, adquirem uma maior notoriedade nas agendas governamentais, especialmente em virtude do reconhecimento de seu papel dentro dos objetivos da segurança alimentar e nutricional (SAN). Evidenciar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em meio a uma gama bastante abrangente de políticas públicas para a agricultura familiar e de combate à fome explica-se em razão do entendimento de que estes programas surgem como uma forma do Estado proteger, de alguma forma, as populações excluídas, tanto as que não têm acesso aos alimentos necessários, como as que têm dificuldades em colocar seus produtos alimentícios no mercado. Nessa perspectiva, podemos considerar que os mercados institucionais passam a ter um duplo propósito, por um lado, suprir com alimentos as populações vulneráveis e, por outro, auxiliar no escoamento de determinados produtos agrícolas ao compatibilizarem as necessidades dos sistemas agrários familiares e de demais segmentos da sociedade. Entende-se ainda que, no caso brasileiro, a reformulação desses programas constitui um marco importante, pois proporcionam a integração de iniciativas públicas no sentido de conciliar, ao mesmo tempo, os objetivos de promover a segurança alimentar e a inclusão social dos agricultores familiares, além de fomentar novas alternativas para a adequação e expansão dessas políticas em outros países. A presente pesquisa tem por objeto central investigar, à luz da perspectiva sociológica a implantação e operacionalização dos mercados institucionais, mais especificamente do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no município de Rondonópolis-Mato Grosso. O trabalho foi desenvolvido nesta localidade, situada na região sul do Estado de Mato Grosso, através da aplicação de entrevistas com roteiros semiestruturados com agricultores, técnicos da EMPAER e responsáveis pela execução do programa. Foram identificados os conhecimentos, precariedades, formas de organização e as expectativas que os atores sociais dos diferentes grupos - gestores, agricultores familiares e entidades beneficiárias possuem a respeito dessa política. Ademais, pudemos compreender de que forma se dá o protagonismo da agricultura familiar, em uma região que teve seu processo de formação voltado para o fortalecimento do agronegócio. Foi possível concretizar as hipóteses pré-estabelecidas a respeito da tese de que há um descrédito por alguns gestores em relação à agricultura familiar no que tange a ela protagonizar e assegurar o seu espaço na arena de decisão que rege o funcionamento do PNAE. Concluímos ainda que o programa precisa se articular melhor entre os setores públicos e as organizações da agricultura familiar. Essas articulações são 10 fundamentais, não somente por sua participação no PNAE depender de uma rede de atores, mas pelo tanto que essa rede movimenta vários aspectos em prol do desenvolvimento local.
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spelling 2020-03-12T18:51:50Z2020-03-12T18:51:50Z2019-08-28JESUS, Juliana Aparecida Mateus Pereira de. O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: Um estudo de caso no município de Rondonópolis - MT, 2019. Dissertação (Mestrado em Agronomia) – Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. 132f.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4997As discussões sobre as políticas públicas, nas últimas décadas, adquirem uma maior notoriedade nas agendas governamentais, especialmente em virtude do reconhecimento de seu papel dentro dos objetivos da segurança alimentar e nutricional (SAN). Evidenciar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em meio a uma gama bastante abrangente de políticas públicas para a agricultura familiar e de combate à fome explica-se em razão do entendimento de que estes programas surgem como uma forma do Estado proteger, de alguma forma, as populações excluídas, tanto as que não têm acesso aos alimentos necessários, como as que têm dificuldades em colocar seus produtos alimentícios no mercado. Nessa perspectiva, podemos considerar que os mercados institucionais passam a ter um duplo propósito, por um lado, suprir com alimentos as populações vulneráveis e, por outro, auxiliar no escoamento de determinados produtos agrícolas ao compatibilizarem as necessidades dos sistemas agrários familiares e de demais segmentos da sociedade. Entende-se ainda que, no caso brasileiro, a reformulação desses programas constitui um marco importante, pois proporcionam a integração de iniciativas públicas no sentido de conciliar, ao mesmo tempo, os objetivos de promover a segurança alimentar e a inclusão social dos agricultores familiares, além de fomentar novas alternativas para a adequação e expansão dessas políticas em outros países. A presente pesquisa tem por objeto central investigar, à luz da perspectiva sociológica a implantação e operacionalização dos mercados institucionais, mais especificamente do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no município de Rondonópolis-Mato Grosso. O trabalho foi desenvolvido nesta localidade, situada na região sul do Estado de Mato Grosso, através da aplicação de entrevistas com roteiros semiestruturados com agricultores, técnicos da EMPAER e responsáveis pela execução do programa. Foram identificados os conhecimentos, precariedades, formas de organização e as expectativas que os atores sociais dos diferentes grupos - gestores, agricultores familiares e entidades beneficiárias possuem a respeito dessa política. Ademais, pudemos compreender de que forma se dá o protagonismo da agricultura familiar, em uma região que teve seu processo de formação voltado para o fortalecimento do agronegócio. Foi possível concretizar as hipóteses pré-estabelecidas a respeito da tese de que há um descrédito por alguns gestores em relação à agricultura familiar no que tange a ela protagonizar e assegurar o seu espaço na arena de decisão que rege o funcionamento do PNAE. Concluímos ainda que o programa precisa se articular melhor entre os setores públicos e as organizações da agricultura familiar. Essas articulações são 10 fundamentais, não somente por sua participação no PNAE depender de uma rede de atores, mas pelo tanto que essa rede movimenta vários aspectos em prol do desenvolvimento local.Discussions over public policy over the past decades have become more prominent on government agendas, especially in recognition of their role in food security and food security (SAN) objectives. Evidence of the National School Feeding Program (PNAE) amid a very wide range of public policies for family agriculture and combating hunger is explained by the understanding that these programs appear as a way for the State to protect, from excluded populations, both those who do not have access to the necessary food, and those who have difficulties in putting their food products on the market. From this perspective, institutional markets can be considered to have a dual purpose, on the one hand, to supply vulnerable populations with food and, on the other hand, to assist in the disposal of certain agricultural products by making compatible the needs of family farming systems and other segments of the population society. It is also understood that in the case of Brazil, the reformulation of these programs constitutes an important milestone, since they provide for the integration of public initiatives to reconcile at the same time the objectives of promoting food security and social inclusion of family farmers, besides fomenting new alternatives for the adequacy and expansion of these policies in other countries. The present research aims to investigate, in light of the sociological perspective, the implantation and operationalization of institutional markets, specifically the National School Feeding Program, in the municipality of Rondonópolis-Mato Grosso. The work was developed in this county, located in the southern region of Mato Grosso, through the application of semi-structured interviews with farmers, EMPAER technicians and those responsible for implementing the program. Knowledge, precariousness, forms of organization and the expectations that the social actors of the different groups - managers, family farmers and beneficiary entities - have had on this policy were identified. In addition, we were able to understand how the role of family agriculture is played out, in a region that had its training process focused on strengthening agribusiness. It was possible to concretize the pre-established hypotheses regarding the thesis that there is discredit by some managers regarding family farming in what it is about to lead and ensure its space in the decision arena that governs the operation of the PNAE. We also conclude that the program needs to be better articulated between the public sectors and family agriculture organizations. These articulations are fundamental, not only for the participation of the family 12 agriculture in the PNAE to depend on a network of actors, but for that reason that this network moves several aspects in favor of the local development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola FamiliarUFPelBrasilFaculdade de Agronomia Eliseu MacielCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIAAgricultura familiarPolíticas públicasMercados institucionaisFamily farmingPublic policyInstitutional marketsO Programa Nacional de Alimentação Escolar: um estudo de caso no município de Rondonópolis - MTTHE NATIONAL SCHOOL FEEDING PROGRAM: A case study in the municipality of Rondonópolis - MT.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/2403646242885844http://lattes.cnpq.br/7107393939694701Anjos, Flávio Sacco dosJesus, Juliana Aparecida Mateus Pereira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTdissertacao_juliana_jesus.pdf.txtdissertacao_juliana_jesus.pdf.txtExtracted texttext/plain265181http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/6/dissertacao_juliana_jesus.pdf.txta2f10ccd7c2770bd83400120eb8b1343MD56open accessTHUMBNAILdissertacao_juliana_jesus.pdf.jpgdissertacao_juliana_jesus.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1293http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/7/dissertacao_juliana_jesus.pdf.jpga63a45a5db597a4b5e4ea5beae05622dMD57open accessORIGINALdissertacao_juliana_jesus.pdfdissertacao_juliana_jesus.pdfapplication/pdf1850033http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/1/dissertacao_juliana_jesus.pdfa6386766ac44d22fff0e3d85d4d29f65MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/4997/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/49972023-07-13 05:35:46.248open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/4997VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T08:35:46Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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