Estratégias pedagógicas para aprender matemática no ensino fundamental com a sala de aula invertida em uma escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mélo, Eliane Machado de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8371
Resumo: Esta pesquisa investigou o ensino do conteúdo de Matemática com o nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antenor Elias de Mattos, localizada no terceiro distrito de Piratini/RS, utilizando o ensino remoto com a proposta da Sala de Aula Invertida. A pesquisa analisou a interação dos alunos na disciplina de Matemática durante as aulas síncronas, visto que eles receberam o material através de apostilas impressas e videoaulas gravadas pela professora/pesquisadora antes de cada encontro. Nessas aulas analisou-se a interação dos alunos por meio de propostas pedagógicas com a utilização de jogos, palavras cruzadas, desafios, debates, apresentação de atividades pelos alunos e gravação de vídeos. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como as intervenções realizadas por meio da Sala de Aula Invertida auxiliam na compreensão da aprendizagem de Matemática de uma turma de 9º ano na Escola Antenor Elias de Mattos? Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória com o intuito de investigar a qualidade de acesso à Internet dos estudantes e, posteriormente, foi oferecida uma coletânea de pequenos vídeos para o acesso às ferramentas de interação das atividades, bem como explicação das mesmas e por fim atividades Matemáticas expostas em diferentes formatos e abordagens, inclusive com apresentação dos alunos sobre o conteúdo trabalhado. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário, registros em áudio e vídeo das interações com os estudantes, informações registradas no caderno de anotações da pesquisadora, tarefas e atividades realizadas pelos alunos durante o trimestre e vídeos produzidos pelos estudantes como tarefa final do trimestre. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, e desta análise emergiram as seguintes categorias: a percepção dos alunos sobre seus aprendizados em Matemática, o festival de vídeos da UNESP e a formação entre pares e o protagonismo dos estudantes. Os resultados indicaram que a turma apresentou facilidade na expressão oral, entusiasmo em trabalhar com os recursos tecnológicos, construção da linguagem Matemática, organização de ideias, autonomia, senso crítico e protagonismo para tomada de decisões futuras.
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spelling 2022-05-05T22:12:23Z2022-05-05T22:12:23Z2021-12-23MÉLO, Eliane Machado de. Estratégias Pedagógicas para aprender Matemática no Ensino Fundamental com a Sala de Aula Invertida em uma Escola Rural. Orientadora: Rozane da Silveira Alves. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/8371Esta pesquisa investigou o ensino do conteúdo de Matemática com o nono ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antenor Elias de Mattos, localizada no terceiro distrito de Piratini/RS, utilizando o ensino remoto com a proposta da Sala de Aula Invertida. A pesquisa analisou a interação dos alunos na disciplina de Matemática durante as aulas síncronas, visto que eles receberam o material através de apostilas impressas e videoaulas gravadas pela professora/pesquisadora antes de cada encontro. Nessas aulas analisou-se a interação dos alunos por meio de propostas pedagógicas com a utilização de jogos, palavras cruzadas, desafios, debates, apresentação de atividades pelos alunos e gravação de vídeos. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: Como as intervenções realizadas por meio da Sala de Aula Invertida auxiliam na compreensão da aprendizagem de Matemática de uma turma de 9º ano na Escola Antenor Elias de Mattos? Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória com o intuito de investigar a qualidade de acesso à Internet dos estudantes e, posteriormente, foi oferecida uma coletânea de pequenos vídeos para o acesso às ferramentas de interação das atividades, bem como explicação das mesmas e por fim atividades Matemáticas expostas em diferentes formatos e abordagens, inclusive com apresentação dos alunos sobre o conteúdo trabalhado. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário, registros em áudio e vídeo das interações com os estudantes, informações registradas no caderno de anotações da pesquisadora, tarefas e atividades realizadas pelos alunos durante o trimestre e vídeos produzidos pelos estudantes como tarefa final do trimestre. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, e desta análise emergiram as seguintes categorias: a percepção dos alunos sobre seus aprendizados em Matemática, o festival de vídeos da UNESP e a formação entre pares e o protagonismo dos estudantes. Os resultados indicaram que a turma apresentou facilidade na expressão oral, entusiasmo em trabalhar com os recursos tecnológicos, construção da linguagem Matemática, organização de ideias, autonomia, senso crítico e protagonismo para tomada de decisões futuras.This research study examined the teaching of Mathematics syllabus at a ninth-grade elementary school group from Antenor Elias de Mattos Municipal School, located in the third district of Piratini/RS, using remotely learning and the flipped classroom method. In addition, the investigation conducted sought to look at students' interaction throughout the synchronous classes offered for the Maths subject, since they accessed class material through printed handouts and video classes recorded by the research teacher before each meeting. We analyzed students' interaction in these classes supported by a pedagogical proposal involving games, crossword puzzles, challenges, debates, activities presentation and video recording. The research sought to answer the following question: How do interventions made through the flipped classroom can enable Mathematics learning comprehension in a ninth-grade class at Antenor Elias de Mattos School? To this end, initially we carried out an exploratory survey on the quality of students' access to the Internet; then a collection of short videos was made available so they could gain access to the activities' interaction tools and their explanations; finally, Math activities were proposed in different formats and approaches, including students' presentation about the content developed. Data collection was carried out with questionnaire application, audio and video records of interactions with students, information written down in the researcher's notebook, activities performed by students, and videos produced by them as a final task of the academic quarter. Based on Bardin's Content Analysis, the following categories emerged: students’ perception of their Mathematics learning, the UNESP video festival, peer training, and student protagonism. The results found that the class showed ease in oral expression, enthusiasm in working with technological resources, construction of mathematical language, organization of ideas, autonomy, critical sense, and protagonism for future decision making.Sem bolsaporUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUFPelBrasilInstituto de Física e MatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaAprendizagem da matemáticaEnsino fundamentalSala de aula invertidaEscola ruralMathematics learningElementary schoolFlipped classroomRural schoolEstratégias pedagógicas para aprender matemática no ensino fundamental com a sala de aula invertida em uma escola ruralPedagogical strategies for learning mathematics in elementary school with the flipped classroom in a rural schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://lattes.cnpq.br/3406637079709896http://lattes.cnpq.br/4433578915491616Alves, Rozane da SilveiraMélo, Eliane Machado deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.txtDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.txtExtracted texttext/plain192428http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8371/6/Dissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.txte527d66b50ad4da66853230d517b65f0MD56open accessTHUMBNAILDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.jpgDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1220http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8371/7/Dissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf.jpg49e0e235c1edbd129f308ad9d96ea327MD57open accessORIGINALDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdfDissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdfapplication/pdf2272992http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/8371/1/Dissertacao_Eliane_Machado_de_Melo.pdf7c74fb4eaba4c6fbb0684eb9d08e2658MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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