Preditores de manutenção da atividade física de adultos em serviços de academias de ginástica de Pelotas-RS
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca |
Texto Completo: | http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7927 |
Resumo: | A atividade física é um comportamento complexo, possuindo diferentes fatores que contribuem e dificultam sua prática. Estudos que possuem base conceitual em teorias comportamentais, como a Teoria Social Cognitiva, tentam preencher essa lacuna do conhecimento na área de atividade física, especialmente por conseguir estabelecer, previamente, embasamento sobre os possíveis processos de mudança comportamental e sua interação com domínios individuais, sociais e ambientais. No Brasil, academias são estabelecimentos de proporcionam espaços de atividade física com uma grande aceitação pela população. Entretanto, estudos que visem entender como indivíduos podem aderir e manter seu comportamento de atividade física nesses espaços ainda são escassos na literatura. A tese tem como principal objetivo identificar como diferentes preditores alinhados com a Teoria Social Cognitiva podem estar associados com a manutenção de atividade física de lazer em academias entre indivíduos adultos frequentadores de academias da cidade de Pelotas-RS. Para isso foi realizado um estudo longitudinal com uma amostra inicial de 390 indivíduos, nos quais 334 foram novamente entrevistados com intervalo de 12 meses. A tese é composta por dois artigos. O primeiro é uma revisão narrativa sobre a Teoria Social Cognitiva, com objetivo de elucidar a construção conceitual e histórica da teoria, seus mecanismos/conceitos gerais e sua interlocução com a atividade física. A principal premissa dessa teoria da psicologia é sobre o exercício da agência pessoal, ou seja, a direção em que o indivíduo leva a sua vida depende da natureza e da flexibilidade do ambiente, bem como das ambições pessoais. Fatores como autoeficácia, autorregulação, apoio social e sua relação com a atividade física são discutidos no artigo. O segundo artigo é original e leva em conta os resultados do acompanhamento após 12 meses. O estudo objetivou elucidar como diferentes preditores, especialmente cognitivos comportamentais, podem estar associados com a manutenção da atividade física de lazer de adultos em academias após um período de 12 meses. As análises revelaram que a renda, a prática prévia de atividade físicas em academias, o apoio social do cônjuge e a autoeficácia foram associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias após 12 meses. Preditores cognitivos comportamentais estão associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias e podem possuir importantes efeitos como ferramentas interventivas para mudança comportamental. |
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2021-08-05T23:43:40Z2021-08-05T23:43:40Z2020-10-30FERREIRA, Rodrigo Wiltgen. Preditores de manutenção da atividade física de adultos em serviços de academias de ginástica de Pelotas-RS. Orientador: Marlos Rodrigues Domingues. 2020. 162 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2020.http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/7927A atividade física é um comportamento complexo, possuindo diferentes fatores que contribuem e dificultam sua prática. Estudos que possuem base conceitual em teorias comportamentais, como a Teoria Social Cognitiva, tentam preencher essa lacuna do conhecimento na área de atividade física, especialmente por conseguir estabelecer, previamente, embasamento sobre os possíveis processos de mudança comportamental e sua interação com domínios individuais, sociais e ambientais. No Brasil, academias são estabelecimentos de proporcionam espaços de atividade física com uma grande aceitação pela população. Entretanto, estudos que visem entender como indivíduos podem aderir e manter seu comportamento de atividade física nesses espaços ainda são escassos na literatura. A tese tem como principal objetivo identificar como diferentes preditores alinhados com a Teoria Social Cognitiva podem estar associados com a manutenção de atividade física de lazer em academias entre indivíduos adultos frequentadores de academias da cidade de Pelotas-RS. Para isso foi realizado um estudo longitudinal com uma amostra inicial de 390 indivíduos, nos quais 334 foram novamente entrevistados com intervalo de 12 meses. A tese é composta por dois artigos. O primeiro é uma revisão narrativa sobre a Teoria Social Cognitiva, com objetivo de elucidar a construção conceitual e histórica da teoria, seus mecanismos/conceitos gerais e sua interlocução com a atividade física. A principal premissa dessa teoria da psicologia é sobre o exercício da agência pessoal, ou seja, a direção em que o indivíduo leva a sua vida depende da natureza e da flexibilidade do ambiente, bem como das ambições pessoais. Fatores como autoeficácia, autorregulação, apoio social e sua relação com a atividade física são discutidos no artigo. O segundo artigo é original e leva em conta os resultados do acompanhamento após 12 meses. O estudo objetivou elucidar como diferentes preditores, especialmente cognitivos comportamentais, podem estar associados com a manutenção da atividade física de lazer de adultos em academias após um período de 12 meses. As análises revelaram que a renda, a prática prévia de atividade físicas em academias, o apoio social do cônjuge e a autoeficácia foram associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias após 12 meses. Preditores cognitivos comportamentais estão associados com a manutenção da atividade física de lazer em academias e podem possuir importantes efeitos como ferramentas interventivas para mudança comportamental.Physical activity is a complex behavior, with different factors that contribute and hinder its practice. Studies that have a conceptual basis in behavioral theories, such as the Social Cognitive Theory, try to fill this knowledge gap in the area of physical activity, especially by being able to establish, previously, the basis on the possible processes of behavioral change and its interaction with individual, social domains and environmental. In Brazil, gyms are establishments that provide physical activity spaces with great acceptance by the population. However, studies aimed at understanding how individuals can adhere to and maintain their physical activity behavior in these spaces are still scarce in the literature. The main objective of the thesis is to identify how different predictors aligned with the Social Cognitive Theory may be associated with the maintenance of leisure-time physical activity among adult individuals attending gyms in the city of Pelotas-RS. For this, a longitudinal study was carried out with an original sample of 390 individuals, in which 334 were again interviewed with an interval of 12 months. The thesis consists of two articles. The first is a narrative review on Social Cognitive Theory, with the objective of elucidating the conceptual and historical construction of the theory, its general mechanisms / concepts and its interlocution with physical activity. The main premise of this theory of psychology is about the exercise of personal agency, that is, the direction in which the individual takes his life depends on the nature and flexibility of the environment, as well as personal ambitions. Factors such as self-efficacy, self-regulation, social support and its relationship to physical activity are discussed in the article. The second article is original and considers the results of the follow-up after 12 months. The study aimed to elucidate how different predictors, especially cognitive behavioral ones, may be associated with the maintenance of leisurephysical activity in gyms after a period of 12 months. The analyzes revealed that income, previous physical activity in gyms, spouse social support and selfefficacy were associated with the aintenance of leisure physical activity in gyms after 12 months. Cognitive behavioral predictors are associated with maintaining leisure-time physical activity in gyms and can have important effects as interventional tools for behavioral change.porUniversidade Federal de PelotasPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUFPelBrasilEscola Superior de Educação FísicaCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAAtividade motoraEstudo de coorteTeoria social cognitivaDeterminantes da saúdeAutoeficáciaMotor activityCohort studySocial cognitive theoryHealth determinantsSelfefficacyPreditores de manutenção da atividade física de adultos em serviços de academias de ginástica de Pelotas-RSPredictors of physical activity maintenance in gyms services of Pelotas-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://lattes.cnpq.br/5509986589885089Domingues, Marlos RodriguesFerreira, Rodrigo Wiltgeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.txtTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain295437http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7927/6/Tese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.txtd94be052ebb7fe7e888480ea07964784MD56open accessTHUMBNAILTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.jpgTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1192http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7927/7/Tese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf.jpgefac666d8e6f03181bb9fd1bc1808615MD57open accessORIGINALTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdfTese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdfapplication/pdf1625944http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/7927/1/Tese___RODRIGO_WILTGEN_FERREIRA.pdf72dfecc849aaba224c5b621bcad851beMD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; 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